sábado, 12 de janeiro de 2019

Balanço das leituras de 2018


Em 2018, pela primeira vez, não cumpri o desafio do Goodreads. Tinha previsto ler 48 livros, mas apenas li 40.


A verdade é que foi um ano bastante cansativo e em que não li nada durante meses. Mas a partir de Julho voltei a conseguir ler, ainda que a um ritmo mais pausado, por isso, mesmo não tendo conseguido cumprir o desafio, estou bastante satisfeita!

E até consegui manter o blogue mais activo, apesar de me faltar publicar as opiniões dos livros que li desde Outubro...

Participei algumas vezes no Top Ten Tuesday, mas não com a regularidade que gostaria.

Um outro objectivo era ler livros de autores portugueses, nomeadamente de Afonso Cruz. Ora, eu até comecei o Jalan Jalan, mas não era o momento certo para ler esse livro e acabei por desistir... Conto, todavia, regressar a ele mais tarde! Mas li mais dois livros de autores portugueses (um deles infantil).


Quanto ao meu desafio de ler mais livros de séries que já tenho começadas, até correu bem:
Séries terminadas: 3
Séries em dia: 0
Séries continuadas: 11
Séries começadas: 4

Só li 17 dos 70 livros do cartão, mas considerando o meu total de 40 livros, corresponde a 42,5% das minhas leituras de 2018! Acho que não me posso queixar... E já tenho o cartão para 2019 preparado!



E agora, vamos às estatísticas:

Número de livros lidos: 40
Número de desistências: 2
Total de páginas lidas: 8733
Média de páginas lidas por mês: 728
Média de páginas lidas por dia: 24


Género do autor:
Masculino - 1
Feminino - 39


Nacionalidade do autor:
Americana - 29
Canadiana - 2
Irlandesa - 2
Portuguesa - 2
Outra (Libanesa, Sueca, Galesa, Inglesa) - 4


Autores mais lidos:
Tessa Bailey - 4 livros
Susan Mallery - 3 livros
Alexa Riley, Skye Warren e Lauren Smith - 2 livros cada


Géneros mais lidos:
Romance erótico contemporâneo - 14
Romance contemporâneo - 9
Romance de época - 7
Romance paranormal - 2
Infantil - 2
Outros - 6


Edição lida:
Original (inglês) - 30
Original (português) - 2
Tradução (para português) - 8


Ano da edição:
2018 - 9
2017 - 3
2016 - 4
2015 - 14
2014 - 6
2011 - 1
2010 - 1
2009 - 1
2008 - 1


Século da edição original:
Séc. XX - 2
Séc. XXI - 38


Editoras mais lidas:
Auto-publicado - 16
Harlequin - 5
Entangled - 4
Asa - 2
Samhain - 2
Quinta Essência - 2
Outras - 9


Origem dos livros:
Comprei - 18
Gratuito - 9
Recebido para review - 8
Biblioteca - 3
Ganhei - 1
Outra - 1


Formato:
Físico - 10
Ebook - 25
Audiobooks - 5



Voltei a ler menos em relação ao ano anterior, quer em número de livros, quer em número de páginas. 

Cinco livros tiveram classificação 5 e vinte e seis classificação 4. A média e a moda das classificações voltou a ser 4. Nenhum livro teve classificação 1 e apenas dois tiveram classificação 2.

O número de livros que li e que fazem parte de séries foi superior em relação aos que não fazem (24 para 16).

Voltei a ler mais ebooks do que livros físicos (62,5% das minhas leituras foram ebooks). Mas 12,5% foram audiobooks...

A maioria (65%) das minhas leituras foram livros que já tinha (da pilha TBR - To Be Read). Não li nenhum dos livros que comprei em 2018...



Posso não ter lido muito, mas isso não significa que não tenha comprado... Comprei 84 livros, mas a grande maioria foram promoções da Amazon...



Descobri o prazer de ouvir audiobooks quando estou no ginásio graças ao podcast Read Me Romance. Recomendo muito! É gratuito, os livros são pequenos e as introduções das autoras (Tessa Bailey e Alexa Reiley - a.k.a. Lea e Mel) são hilariantes! Graças a ele descobri várias autoras que quero muito voltar a ler!



Quanto ao blogue, consegui reanimá-lo um bocado, especialmente no segundo semestre de 2018...  Consegui publicar todas as opiniões de 2017 que tinha em falta e até estava a fazer um bom trabalho com as de 2018. Contudo, o final do ano foi de loucos e agora tenho-as novamente em atraso...



E pronto, é este o resumo das minhas leituras de 2018! 2019 não está a começar mal, vamos lá a ver como corre...

Sem comentários:

Enviar um comentário