segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Opinião: "O Horizonte"

www.wook.pt/ficha/o-horizonte/a/id/10278794?a_aid=4e767b1d5a5e5&a_bid=b425fcc9
Título original: L'Horizon
Autor: Patrick Modiano
Tradutor:
Editor: Porto Editora
Edição/reimpressão: Outubro de 2014
ISBN: 9789720043351
Páginas: 112

Sinopse: O Horizonte - um horizonte carregado de esperança que faz deste romance belíssimo uma obra peculiar dentro do universo hipnótico de Patrick Modiano.

Jean Bosmans, um homem frágil perseguido pelo fantasma da mãe, recorda a sua juventude e as pessoas que entretanto perdeu. Sobretudo a enigmática Margaret Le Coz, a jovem mulher por quem se apaixonou nos já longínquos anos 60 e que um dia misteriosamente desapareceu. Quarenta anos depois, Bosmans parte à procura desse amor que a memória teimosamente conservou.

A minha opinião: Na casa dos sessenta, Jean Bosmans, o protagonista desta história, relembra o seu passado e regista-o num caderno. E, inevitavelmente, é à sua curta, mas intensa e memorável ligação com Margaret Le Coz, há quarenta anos, que volta sempre.

Este O Horizonte é, assim, a memória de uma relação do passado, quando o protagonista era jovem e tinha ainda toda uma vida de possibilidades à sua frente. E é revisitada quando o seu horizonte começa a encurtar, quando está numa fase madura da sua vida e o passado começa a ser mais importante que o futuro...

Nunca tinha sequer ouvido falar de Patrick Modiano antes de este ter ganho o Prémio Nobel da Literatura, mas reconheço, na qualidade da sua escrita, que tenha sido merecido. De facto gostei muito da escrita deste livro, da forma como flui, e é muito bela.

Quanto à história propriamente dita, por se tratar de uma memória, acaba por se algo fragmentada e, por vezes desconexa, e não sou grande fã de finais em aberto... Mas penso que Patrick Modiano tem o potencial para gerar uma grande legião de fãs em Portugal.

Classificação: 3

1 comentário:

  1. Olá!

    Também não conhecia Mondiano antes do Nobel. Mas gostava de ler algum livro dele. Estou a tentar perceber qual é o melhor dele.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar