domingo, 1 de dezembro de 2013

Opinião: "O Signo dos Quatro"

www.wook.pt/ficha/o-signo-dos-quatro/a/id/12964011?a_aid=4e767b1d5a5e5&a_bid=b425fcc9
Título original: The Sign of Four
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Série: Sherlock Holmes #3
Colecção: Colecção Sherlock Holmes #9
Editor: Global Notícias
Edição/reimpressão: 2009
ISBN: 9789895545667
Páginas: 120

Sinopse: O Signo dos Quatro é um romance escrito por Sir Arthur Conan Doyle, publicado originalmente pela Lippincott's Magazine em Fevereiro de 1890, sendo a primeira edição em formato de livro publicada em Outubro do mesmo ano. É a segunda história da saga do célebre detective Sherlock Holmes. Mary Morstan pede auxílio a Holmes para descobrir o que aconteceu ao seu pai, que morrera dez anos antes. Quatro anos após a morte do pai, ela começou a receber anualmente uma pérola de grande valor. Até que um dia recebeu um bilhete a marcar um encontro.

A minha opinião: Já antes tinha lido dois livros de Sir Arthur Conan Doyle (embora um fosse de contos), mas não gostei tanto como estava à espera... Mas porque adoro a série Sherlock, e porque a terceira temporada está quase, quase a estrear, e esta história será adaptada num dos episódios, resolvi lê-la agora. E devo dizer que gostei bastante mais do que dos anteriores.

A história começa com o pedido de auxílio de Mary Morstan, órfã à dez anos, e que há seis anos recebe misteriosamente, cada ano, uma pérola bastante valiosa. Sempre se interregou sobre quem e porquê lhe mandava as pérolas, mas agora que recebeu uma carta da pessoa que as envia, a marcar um encontro, Mary recorre a Sherlock para que a acompanhe e ajude a desvendar o mistério.

Sherlock descobre que o mistério está relacionado com Bombaim, local onde o pai de Mary esteve destacado, e com um dos seus colegas que, por coincidência ou não, morreu uma semana depois do pai de Mary. Depois de mais uma morte, Sherlock terá de desvendar qual o significado de O Signo dos Quatro, frase escrita no bilhete encontrado junto ao corpo.

Gostei da história e dos personagens principais, Holmes e Watson, e estou muito curiosa por saber que volta vão dar os autores da série para a adequarem aos tempos de hoje. Sem dúvida vou ler mais livros desta série muito em breve.

Classificação: 4

-------------------------------------------------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário