domingo, 15 de dezembro de 2013

4th Annual End of Year Book Survey – 2013 Edition!


Vi este questionário (da autoria do blogue Jamie of The Perpetual Page-Turner) no blogue Bookish e não consegui resistir a responder também (mas respondi em português...).

Melhores Livros de 2013 

1. Melhor livro que leste em 2013?
Um? Só um? Engraçadinhos... Vou fazer um bocadinho de batota e escolher os meus preferidos por género: 
Ficção - Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago;
Ficção Histórica - O Jardim dos Segredos de Kate Morton;
Mistério - Em Parte Incerta de Gillian Flynn;
Romance - Sedução Intensa de Lisa Kleypas;
Fantasia - What's a Witch to Do? de Jennifer Harlow.

2. Livro acerca do qual estavas excitado e pensaste que ias adorar, mas afinal não?
Estava bastante curiosa com The Highlander's Dangerous Temptation de Terri Brisbin porque tinha lido um conto da autora de que gostei muito e porque Highlanders! Infelizmente não correspondeu às expectativas...

3. Livro mais surpreendente (no bom sentido!) de 2013?
What's a Witch to Do? de Jennifer Harlow. Não estava à espera de gostar tanto de um romance paranormal, mas a verdade é que adorei tudo, as personagens, a história e, principalmente, o casal protagonista. Já tenho a sequela à espera no kindle e não vou demorar muito a atirar-me a ela.

4. Livro que leste em 2013 e que recomendaste a mais pessoas em 2013?
Provavelmente Outlander de Diana Gabaldon, principalmente em antecipação da série de televisão que já está a ser filmada.

5. Melhor série que descobriste em 2013?

Percy Jackson and the Olympians. Depois de muita insistência do meu irmão, lá comecei esta série e já li os dois primeiros. Devo terminá-la no próximo ano.

6. Novo autor favorito que descobriste em 2013?
Gillian Flynn! Está certo que ainda só li Em Parte Incerta, mas planeio ler muito em breve os restantes.

7. Melhor livro fora da tua zona de conforto ou num novo género para ti?
Warm Bodies de Isaac Marion. Eu detesto zombies. Mesmo. Mas quando comecei a ler opiniões sobre este livro que me deixaram muito curiosa e tive oportunidade de o ler fiquei surpreendida pela positiva! A abordagem do autor é tão inovadora, refrescante e divertida que fiquei rendida a R e aos seus companheiros zombies e mal posso esperar pela sequela.

8. Livro mais excitante e impossível de largar de 2013?
Em Parte Incerta de Gillian Flynn. Tive a clarividência de só o começar quando estava de férias e ainda bem que o fiz, porque não consegui parar de o ler até o acabar...

9. Livro que leste em 2013 que é mais provável que releias no próximo ano?

Nenhum. Não sou muito dada a releituras e, quando as faço, gosto que tenham passado alguns anos desde a primeira leitura. Mas tenho a certeza que, eventualmente, irei reler Jesus Cristo bebia cerveja de Afonso Cruz, mas só daqui a uns aninhos.

10. Capa preferida de um livro que leste em 2013?

11. Personagem mais memorável de 2013?
Empatados ex-aequo: Nick e Amy Elliot Dunne de Em Parte Incerta. Não vou elaborar, mas quem leu vai perceber...

12. Livro mais bem escrito lido em 2013? 
Ensaio sobre a Cegueira. Há um motivo pelo qual Saramago ganhou o Nobel. Há poesia na sua prosa, até quando nos descreve cenas escatológicas...

13. Livro que teve o maior impacto em ti em 2013?

O Mundo Sem Nós de Alan Weisman. No geral não constituiu propriamente uma surpresa, mas mesmo assim fiquei impressionada pelo tremendo impacto que o Homem e as suas actividades tem na natureza.

14. Livro que nem consegues acreditar que esperaste ATÉ 2013 para finalmente o leres?
Sedução Intensa de Lisa Kleypas. Li o primeiro da série no ano passado e comprei logo este, mas demorei uns bons oito meses para finalmente o ler e não sei porquê (e agora que penso nisso, já tenho o terceiro e ainda não o li...).

15. Passagem/citação preferida de um livro lido em 2013?
Confesso que não sou muito dada a tomar nota de citações, mas A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows tem citações dignas de tomar nota... É difícil escolher uma só, mas identifico-me bastante com esta:
“I don't want to be married just to be married. I can't think of anything lonelier than spending the rest of my life with someone I can't talk to, or worse, someone I can't be silent with.”

16. Livro mais pequeno e mais longo que leste em 2013?
Mais pequeno - O Signo dos Quatro de Arthur Conan Doyle, 120 páginas (não contando com os contos que li no kindle)
Mais longo - Outlander de Diana Gabaldon, 850 páginas

17. Livro com uma cena que te deixou em pulgas e mortinha para falar com alguém sobre ela? 
Quando percebemos a reviravolta em Em Parte Incerta. E o final também...

18. Relação preferida num livro que leste em 2013 (romântica, de amizade, etc). 
Lillian Bowman e Marcus Westcliff de Sedução Intensa de Lisa Kleypas. Têm uma relação tão engraçada e pode ser cliché, mas gosto de relações em que os personagens inicialmente não se suportam, mas acabam por perceber que são feitos um para o outro!

19. Livro preferido que leste em 2013 de um autor que já tinhas lido antes?  
O Jardim dos Segredos de Kate Morton. É o segundo livro da autora que leio e, dentro do género, já é uma das minhas preferidas.

20. Género que leste mais em 2013?
 
Mistério/policial.

21. Mais recente fraquinho literário de um livro que leste em 2013? 
Tenho um fraquinho imenso pelo Adam Blue de What's a Witch to Do? e, como não podia deixar de ser, pelo Jamie Fraser de Outlander.

22. Melhor estreia de 2013 que leste?
Infelizmente, para além de ter sido a sua estreia, foi também o seu único livro (e que nem conseguiu terminar...): A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata de Mary Ann Shaffer.

23. Mundo/cenário mais vívido num livro que leste em 2013?
 
Outlander. A autora faz um trabalho fantástico ao descrever a Escócia de 1743. Consegui imaginar os cenários perfeitamente e quase que me senti transportada para lá...

24. Livro que foi mais divertido de ler em 2013? 
Warm Bodies de Isaac Marion. Nunca pensei que me iria divertir tanto a ler um livro sobre zombies, mas o autor tem um sentido de humor fantástico!

25. Livro que te fez chorar ou quase chorar em 2013? 
Que me lembre nenhum me fez chorar ou estar perto disso...

26. Livro que leste em 2013 que pensas que foi descurado este ano ou quando foi publicado?  
What's a Witch to Do? de Jennifer Harlow. Gostei tanto deste livro! Gostava que mais pessoas o lessem e que fosse mais divulgado...


Book Blogging/Reading Life em 2013


1. Opinião preferida que escreveste em 2013?  
Ora aqui está um assunto sobre o qual nunca tinha pensado. Para ser muito sincera, não acho que as minhas opiniões sejam nada de especial, são só isso mesmo, as minhas opiniões! Mas se tenho de escolher uma, então escolho a de What's a Witch to Do? porque é, talvez, a mais pessoal e, agora que a reli, nem acredito que escrevi aquilo, mas já me ri à conta disso...

2. Melhor discussão que já tiveste no teu blogue?  
O meu blogue não é muito dado a discussões, talvez porque não publico artigos de opinião...

3. Melhor evento em que participaste (sessões de autógrafos, festivais, eventos virtuais, memes, etc.)?  
Não foi um ano muito dado a eventos, mas destaco a minha ida à Feira do Livro de Lisboa, onde acabei por conhecer outras bloggers e um grupo de pessoas muito porreiras!
Destaco também a minha participação no Só Ler Não Basta de Julho. Foi muito divertido estar à conversa com a Telma, a Carla e a Diana (obrigada, mais uma vez, pelo convite!) sobre leituras de Verão.

4. Melhor momento de book blogging/relacionada com livros de 2013?  
Os momentos da resposta anterior.

5. Post que gostavas que tivesse recebido um pouco mais de amor?
Sinceramente, não me chateia que os meus posts tenham poucos comentários, até porque também não sou muito de comentar nos blogues que sigo.

6. Completaste algum desafio de leitura ou objectivos que tinhas definido no inicio do ano? 
Oh yeah! Completei todos! E tinha-me inscrito em sete desafios de leitura, mais o desafio do Goodreads...


De olho no futuro. . .


1. Um livro que não leste em 2013, mas que será a tua prioridade número um em 2014? 
Não sei se serão a minha prioridade número um, mas quero muito ler The Great Gatsby de F. Scott Fitzgerald e Atonement de Ian McEwan. Tinha planeado lê-los este ano, mas acabou por não acontecer...

2. Livros mais antecipados de 2014 (não estreias)? 
Aguardo com antecipação as edições portuguesas de Scandal in Spring de Lisa Kleypas, Slightly Wicked de Mary Balogh e a publicação de mais um livro da Sandra Brown (ainda não sei qual será publicado...).

3. Estreia de 2014 que mais antecipas? 
Assim de repente não me consigo lembrar de nenhuma...

4. Uma coisa que esperas conseguir nas tuas leituras e actividade no blogue em 2014?
Ler mais (muito original eu sei!) e manter uma actividade regular no blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário