quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Opinião: "Call Me Mrs. Miracle"

www.wook.pt/ficha/call-me-mrs-miracle/a/id/15999186?a_aid=4e767b1d5a5e5&a_bid=b425fcc9
Autores:Debbie Macomber
Série: Mrs. Miracle #2
Editor: Harlequin
Edição/reimpressão: Setembro de 2013
ISBN: 9780778314585
Páginas: 400
Origem: Requisitado no NetGalley

Sinopse: Mrs. Miracle on 34th Street

This Christmas, Emily Merkle (just call her Mrs. Miracle) is working in the toy department of Finley's, the last family-owned department store in New York City. And her boss is none other than Jake Finley, the owner's son.

For Jake, holiday memories of brightly wrapped gifts, decorated trees and family gatherings were destroyed in a Christmas Eve tragedy years before. Now Christmas means only one thing to him and to his father. Profit. Because they need a Christmas miracle to keep the business afloat.

Holly Larson needs a miracle, too. She wants to give her eight-year-old nephew, Gabe, the holiday he deserves. Holly's widowed brother is in the army and won't be home for Christmas, but at least she can get Gabe that toy robot from Finley's, the one gift he desperately wants. If she can figure out how to pay for it.


Fortunately, it's Mrs. Miracle to the rescue. Next to making children happy, she likes nothing better than helping others and that includes doing a bit of matchmaking!

This Christmas will be different. For all of them.

A story that's destined to become a Christmas classic from the Official Storyteller of Christmas.


A minha opinião: Apesar da sinopse apenas se referir à história que dá título ao livro, este é composto, na verdade, por duas histórias, que comentarei em separado.

Call Me Mrs. Miracle - esta é já a segunda aventura de Emily Merkle (mais conhecida como Mrs. Miracle), mas apesar de não ter lido a primeira, esta não parece ser a continuação. É a perfeita história de Natal e compreendo perfeitamente que tenha sido adaptada como filme televisivo, só tenho pena que nunca venha a passar por cá...

Jake Finley é o filho e herdeiro do dono da cadeia de lojas Finley, onde trabalha como gerente do departamento de brinquedos. Com o Natal a aproximar-se, a loja contrata, como de costume, trabalhadores temporários e é assim que Mrs. Miracle surge na sua vida. E se, de início, Jake pensava que Mrs. Miracle poderia ser mais útil noutro departamento, rapidamente percebe o jeito que ela tem para lidar com os clientes, adultos e crianças. Mrs. Miracle torna-se uma aliada preciosa para provar ao seu pai que estava certo em ter apostado, contra as indicações que tinha, na compra de 10 vezes mais unidades de um brinquedo robot que Jake acredita será o brinquedo mais requisitado nesse Natal.

Holly Larson está completamente assoberbada neste Natal. O seu sobrinho Gabe está a viver com ela depois do seu irmão ter sido enviado para o Afeganistão, mas a convivência entre ambos não está a ser fácil... E ainda por cima, a sua patroa não olha com bons olhos o facto de Holly ter passado a cumprir escrupulosamente o horário. Sem referir que Gabe pediu um dos caríssimos robots ao Pai Natal, o que significa que Holly terá de poupar ainda mais do que o costume...

Quando está na fila do Starbucks, Jake "salva" Holly, oferecendo-lhe o café e a atracção entre ambos é imediata. Passam a encontrar-se com regularidade (com uma ajudinha da Mrs. Miracle) e a relação progride rapidamente. Mas Jake tem fantasmas no seu passado que lhe "roubaram" o Natal há muitos anos e Holly tem também dificuldades a superar.

Tudo parecia bem encaminhado, mas depois há um brinquedo que desaparece e que dá origem a uma série de peripécias, mas também proporciona o desenlace final e o desvendar de equívocos presentes e passados.

É uma história completamente imbuída de espírito natalício e, apesar de nunca sabermos muito bem exactamente o que é a Mrs. Miracle, é uma personagem que nos conquista com os seus pequenos esquemas e com a sua personalidade por vezes muito doce, mas noutras bastante respondona! 

The Christmas Basket (sinopse aqui) - nesta segunda história, Debbie Macomber apresenta-nos uma versão natalícia e, felizmente, nada trágica, da história de Romeu e Julieta.

Noelle McDowell está de volta à sua cidade natal, depois de 10 anos fora. Noelle partiu depois do Verão em que Thom Sutton partiu o seu coração e só agora aceitou regressar para passar o Natal com a família e ajudar nos preparativos do casamento da sua irmã. Claro que a primeira pessoa que encontra é Thom, mas ele age como se tivesse sido ela a traí-lo...

O motivo porque se chatearam foi porque cada um defendeu a sua mãe, outrora grandes amigas que são agora inimigas mortais e arrastaram as respectivas famílias para a sua zanga. Mas agora a mãe de Noelle tem de colaborar com a mãe de Thom na preparação de cabazes de Natal para famílias carenciadas para poder utilizar as instalações do clube para o casamento da filha, o que significa desastre iminente. Conseguirão elas ultrapassar a sua inimizade pelo bem maior?

Entretanto Thom e Noelle parecem não conseguir deixar de esbarrar um no outro e, quando finalmente esclarecem o passado e descobrem que na verdade o que sentiam um pelo outro nunca esmoreceu, percebem também que têm de tentar resolver as coisas entre as suas mães para que nada mais se intrometa entre eles.

Será preciso um verdadeiro milagre de Natal para que as duas famílias voltem a ser amigas como antes e para que Noelle e Thom possam ter o seu feliz para sempre. Será que conseguem?

Também nesta história o espírito natalício está muito presente. Gostei da história de Noelle e Thom e gostei também das personagens secundárias: as suas mães, os seus pais e as suas irmãs. As cenas entre as mães são particularmente hilariantes! Uma história divertida e ternurenta ideal para esta época.

Classificação: 4

-------------------------------------------------------------------

Classificação natalícia:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário