segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Opinião: "Ligeiramente Tentador"

Título original: Slightly Tempted
Autor:
Bedwyn Saga #4
Tradutor: Maria do Carmo Romão
Editor: Edições Asa
Edição/reimpressão: Julho de 2015
ISBN: 9789892331744
Páginas: 336


Sinopse: Vingança. É essa a palavra que paira na mente de Gervase Ashford, conde de Rosthorn, ao conhecer a bela Lady Morgan Bedwyn. Em circunstâncias normais, o jovem aristocrata não lhe teria dispensado mais do que um breve olhar de apreciação. Mas esta é uma situação em tudo excecional pois Morgan é irmã do seu pior inimigo. Na cabeça de Gervase começa a delinear-se um plano ligeiramente tentador…
Liberdade. À boa maneira da família Bedwyn, é esse o desejo de Lady Morgan. Há muito que a jovem acalenta o sonho de casar por amor, e está tudo menos disposta a ser um peão no jogo do conde. Mais, ela está decidida a mostrar-lhe que se meteu com a pessoa errada. Mas quando dá por si perdida em plena batalha de Waterloo, é em Gervase que encontra o tão desejado ombro amigo.

Para o conde, a situação revela-se perfeita. Entre ele e a realização do seu plano, existe apenas um obstáculo: a voluntariosa, obstinada e irresistível Morgan Bedwyn.


A minha opinião: Ligeiramente Tentador é diferente dos primeiros livros da série. O contexto histórico é muito desenvolvido e muito importante para a história. De facto, é fundamental para que o romance aconteça.

Morgan Bedwin está em Bruxelas com a família de uma amiga e, pela primeira vez, sente-se independente. Afinal, apenas o seu irmão Alleyne se encontra também lá, mas em trabalho, por isso ela tem mais liberdade do que alguma vez teve.

Gervase Ashford, conde de Rosthorn, está exilado no continente há nove anos. E o culpado é Wulfric Bedwin, conde de Bewcastle, e o irmão mais velho de Morgan. Por isso, quando Gervase descobre que a irmã mais nova dele está no mesmo baile que ele, resolve usá-la para se vingar. O seu plano é simples: seduzir Morgan e arruinar-lhe a reputação.

Mas Morgan não se revela fácil de seduzir, já que, mesmo sem saber quem Gervase é, nem qual o seu plano, desconfia do seu súbito interesse nela. E resiste à sua sedução, o que só o faz tentar mais... Apesar disso, acabam por desenvolver uma amizade. E quando as tropas de Napoleão avançam em direcção a Bruxelas, essa amizade fortalece-se ainda mais.

Alleyne insiste que a irmã regresse a Inglaterra, mas o filho da família com quem ela está é capitão no exército e esta insiste em ficar, pois não acredita que seja possível que as tropas de Napoleão alguma vez cheguem à cidade... Tudo se precipita na noite do baile da duquesa de Richmond. Todos os oficiais aí presentes recebem ordens de marcha e, de repente, toda a cidade tem de lidar com as consequências da batalha.

Mesmo depois da derrota de Napoleão em Waterloo, há que lidar com os mortos, os feridos e os desaparecidos. Um desses desaparecidos é Alleyne e é por isso que Morgan se recusa a partir para Inglaterra. Fica em casa da mulher de um oficial onde ajuda a cuidar dos soldados feridos que aí são acolhidos. O seu único amigo é Gervase e é a ele que recorre quando recebe a notícia de que o seu irmão foi presumido como morto, apesar do seu corpo não ter sido recuperado.

Gervase tenta ser um ombro amigo, mas quando ela procura o seu contacto humano como forma de afogar as mágoas, ele não consegue negá-la. Ele quer fazer a coisa certa, mas ela recusa-se. Regressam juntos a Inglaterra, o que só mancha ainda mais a reputação dela. Por isso, chegam a um acordo: fingirão um noivado que ela depois irá romper. Nesta altura já ele está caídinho por ela e resolve usar o noivado falso para lhe fazer uma corte a sério. Conseguirá ele conquistá-la?

Gostei bastante de Ligeiramente Tentador. O contexto histórico dá-lhe uma certa profundidade, mas também o torna mais pesado. Ler sobre o após-batalha em Bruxelas foi difícil, pois decerto, foi mesmo assim que tudo se passou. A Morgan e o Gervase fazem um par perfeito e adorei ver como toda a família dela se uniu para a apoiar quando ela precisou. E a família dele também!

Mal posso esperar por ler o próximo. Acho que será uma das minhas primeiras leituras de 2019!


Classificação: 4

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário