Ilustrador: João Caetano
Editor: Caminho
Edição/reimpressão: Dezembro de 2002
ISBN: 9722114379
Páginas: 36
Sinopse: E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?
Uma magnífica obra do escritor José Saramago, com bonitas ilustrações de João Caetano.
A minha opinião: Ao contrário de O Silêncio da Água, A Maior Flor Do Mundo foi escrito por Saramago propositadamente como um texto infantil. E é o próprio autor quem confessa, no início, que não sabe escrever livros infantis... E talvez por isso este me tenha parecido um livro infantil para adultos.
A história é simples: um menino sai de casa numa tarde (numa das intermináveis tardes da infância) e parte à descoberta. Acaba por salvar uma flor e adormecer, e quando o final da tarde chega e ele não regressa, o seu pai parte à sua procura.
Mas se a história é simples, a linguagem não o é, e isso é novamente admitido pelo autor que reconhece que os adultos terão de explicar às crianças o significado das palavras que não conhecem. E acredito que sejam muitas... E talvez o verdadeiro público-alvo do autor sejam os adultos que o lêem às crianças e o que o autor realmente pretenda é relembrá-los do que é ser criança...
As ilustrações, mais uma vez, são belíssimas, especialmente as que representam Saramago.
Classificação: 4
Sem comentários:
Enviar um comentário