domingo, 12 de abril de 2015

Opinião: "Watchmen"

www.wook.pt/ficha/watchmen-tp-international-edition/a/id/14436517?a_aid=4e767b1d5a5e5&a_bid=b425fcc9
Autor:
Editor: DC Comics
Edição/reimpressão: 1986
ISBN: 9780393039764
Páginas: 409

Sinopse: It all begins with the paranoid delusions of a half-insane hero called Rorschach. But is Rorschach really insane or has he in fact uncovered a plot to murder super-heroes and, even worse, millions of innocent civilians? On the run from the law, Rorschach reunites with his former teammates in a desperate attempt to save the world and their lives, but what they uncover will shock them to their very core and change the face of the planet! Following two generations of masked superheroes from the close of World War II to the icy shadow of the Cold War comes this groundbreaking comic story -- the story of The Watchmen.

A minha opinião: Para cumprir o desafio Monthly Motif de Março tinha de ler um livro num género que nunca tivesse experimentado ou com o qual não estivesse muito familiar. Não fazia ideia do que havia de ler quando vi que uma outra participante tinha lido o Watchmen e ficou decidido. Afinal, desde que vi o filme que fiquei com vontade de ler a novela gráfica.

Apesar de ler bastantes bandas desenhadas da Disney em miúda, nunca tinha lido uma novela gráfica. Foi uma experiência engraçada, mas, ao contrário do que pensava, a leitura foi demorada. Provavelmente porque já conhecia a história...

Que se passa numa realidade alternativa, em que a existência de vigilantes (e sobretudo do único que realmente tem poderes, o Doctor Manhattan) alterou a História como a conhecemos. Assim, nos Estados Unidos de Watchmen, a América ganhou a Guerra do Vietname e Nixon ainda é presidente em 1985, ano em que a história se passa. Depois de um período de graça e popularidade, a actividade vigilante foi ilegalizada, o que não significa necessariamente que não hajam mais vigilantes, só que têm de ter mais cuidado...

Um desses vigilantes é Rorschach. É ele que liga os pontos e que chega à conclusão que alguém está a tentar acabar com os vigilantes. Isto porque, depois do assassinato do The Comedian e do escândalo que leva ao exílio do Doctor Manhattan (os dois únicos vigilantes cuja actividade é permitida pelo governo), os restantes vigilantes, e que já não estão no activo, são também atacados, duma forma ou de outra. Mas quem poderá querer acabar com os vigilantes? E, considerando que a grande maioria encerrou a sua actividade, porquê? O que poderá alguém temer de um grupo de quarentões cujos melhores anos já passaram? Terá Rorschach razão? E poderão os vigilantes salvar o mundo mais uma vez?

Gostei de ler Watchmen, até porque já não me lembrava do final, e agora quero muito rever o filme e ver o que foi incluído e o que foi excluído do mesmo.

Classificação: 3

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para o Desafio Monthly Motif Challenge 2015 (Genre Jumble)

Sem comentários:

Enviar um comentário