sexta-feira, 7 de março de 2014

Opinião: "Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal"

Título original: Midnight in the Garden of Good and Evil
Autor: John Berendt
Tradutor: Paula Reis
Editor: Planeta Editora
Edição/reimpressão: 1996
ISBN: 9789727310388
Páginas: 312

Sinopse: "Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal" é a reconstrução como romance de um drama real - o julgamento de Jim Williams, antiquário famoso que matou seu assistente, o jovem Danny Hansford. Em torno desta trama - um assassinato com aspectos de paixão, violência e homossexualidade - Berendt criou um magnífico mosaico de personagens, misturando ficção a minuciosa reportagem. O escritor, que viveu oito anos em Savannah, faz do leitor um voyeur dos seus habitantes. Alguns exóticos, como a sedutora drag queen Lady Chablis, outros atraentes e humanos. Todos absolutamente fascinantes. (daqui)

A minha opinião: Este livro foi o exemplo perfeito da importância de nos informarmos bem sobre de que trata um livro antes de o comprarmos... Ora bem, Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal foi adquirido em 2010, na Feira do Livro de Lisboa, porque era livro do dia, porque me lembrava de ter visto o anúncio do filme baseado no livro quando passou na televisão e me parecia ser o tipo de história de que iria gostar, e porque gostei da capa. Eu sei, eu sei, nunca julgues um livro pela sua capa...

Então qual foi o problema? É que, ao contrário daquilo que eu pensava, Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal não é um livro de ficção. É sim, o relato romanceado dos anos que o autor passou em Savannah e das curiosas "personagens" com quem por lá conviveu. E é nisto que consiste a primeira parte do livro (todas as suas 137 páginas...), um desfile interminável de "personagens" caricatas, muitas delas sem qualquer relação umas com as outras.

Felizmente na segunda parte há um morto e um julgamento e a narrativa ganha algum ritmo. Provavelmente foi o que me fez continuar a leitura, pois se a primeira parte se tivesse prolongado por muito mais tempo, acho que teria desistido. Talvez o facto de ter ido ao engano tenha prejudicado a leitura, mas simplesmente, este livro não foi para mim.

Baseada apenas no pouco que me lembro do anúncio do filme, julgo que este será um dos poucos casos em que o filme é melhor que o livro, mas como ainda não vi, não posso afirmar.

E sim, eu tenho noção que não devia ficar contente por morrer alguém num livro de não-ficção, mas foi mais forte do que eu... Sim, já sei que vou parar ao Inferno, mas pelo menos estou quentinha e tenho muita companhia! 

Classificação: 2

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios Monthly Key Word Challenge 2014 (night), Monthly Motif 2014 (Award Winner), Mount TBR 2014 e TBR Pile 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário