segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Este Livro deu um Filme (2)

Título: Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo
Título original: Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief
Adaptado de: Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo, de Rick Riordan (opinião aqui)
Ano: 2010
Realizador: Chris Columbus
Argumento: Craig Titley
Actores principais: Logan Lerman, Alexandra Daddario e Brandon T. Jackson

Opinião: Assim que terminei a leitura do livro, e porque tinha oferecido o DVD ao meu irmão na altura em que saiu, não resisti a ir logo vê-lo. E só posso dizer que, desta vez, o título desta rubrica não se aplica. Porque este filme não é a adaptação do "Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo" do Rick Riordan. Quanto muito é uma adaptação muito levemente baseada no livro...

A sério, a impressão com que fiquei foi que o argumentista (e não faço ideia se a culpa foi só dele) leu o livro e começou a escrever o argumento, mas depois perdeu o seu exemplar e não se deu ao trabalho de ir comprar outro e então começou a inventar nas partes de que já não se lembrava muito bem.

É que até nem começa muito mal (sendo que já estava a dar um enorme desconto ao facto dos protagonistas, que deviam ter 12 anos, terem pelo menos 16, e da Annabeth não ser loura - qual é a dificuldade de manter a cor de cabelo dos personagens, por Deus?), mas depois mudam tudo, a história, os vilões, os motivos, introduzem monstros que só aparecem no segundo livro e personagens que só devem aparecer lá mais para a frente, enfim uma salganhada que nada tem a ver com o livro...

Mas o pior de tudo foi todo o clima romântico entre o Percy e a Annabeth que simplesmente não existe no livro porque, lá está, ELES TÊM 12 ANOS!

Acho que o grande erro foi que quiseram transformar este filme no novo Harry Potter, mas começaram pelo último e esqueceram-se que o Harry Potter dos filmes, tal como o dos livros, cresceu com os seus leitores/espectadores e esse é um dos motivos que os tornou tão especiais e bem sucedidos.

E esta história tem tanto potencial e o elenco tem tantos bons actores que é uma pena, podia ter sido um excelente filme, mas não é. Imagino que quem o vê sem ter lido o livro até goste, mas eu não consigo separar as coisas e só o posso recomendar mesmo a quem nunca tenha lido o livro. Acho que nunca ralhei tanto a ver um filme (ainda bem que o vi em casa...).

E antes que alguém pergunte, sim vou ver o segundo filme. De facto, vou vê-lo hoje, motivo pelo qual quis tirar o primeiro do sistema (já o vi quase há um mês, mas cada vez que tentava escrever uma opinião sobre ele, consumia-me de danação e tinha de desistir). Não tenho expectativas absolutamente nenhumas, mas o realizador e o argumentista não são os mesmos e entra o Nathan Fillion, motivo mais que suficiente para me fazer ir ver qualquer filme! Ah e parece que a Annabeth é finalmente loura.

Em todo o caso, acho que é melhor tomar um calmante antes que as outras pessoas não têm a culpa e não têm de levar com as minhas exclamações de indignação exasperadas...

Classificação: 1

Trailer:  

Sem comentários:

Enviar um comentário