quinta-feira, 30 de maio de 2013

Opinião: "Clouds of Witness"

Autor: Dorothy L. Sayers
Série: Lord Peter Wimsey #2
Editor: Open Road
Edição/reimpressão: Julho de 2012
ISBN: 9781453262467
Páginas: 252
Origem: Requisitado no NetGalley

Sinopse: When blood stains his family name, Lord Peter fights to save what he holds most dear

After three months in Corsica, Lord Peter Wimsey has begun to forget that the gray, dangerous moors of England ever existed. But traveling through Paris, he receives a shock that jolts him back to reality. He sees it in the headlines splashed across every English paper-his brother Gerald has been arrested for murder.

The trouble began at the family estate in Yorkshire, where Gerald was hunting with the man soon to be his brother-in-law, Captain Denis Cathcart. One night, Gerald confronts Cathcart with allegations about his unsavory past, leading the captain to call off the wedding. Just a few hours later, Cathcart is dead, with Gerald presumed to be the only one who could have fired the fatal shot. The clock is ticking, and only England's premier sleuth can get to the bottom of this murky mystery.

This ebook features an illustrated biography of Dorothy L. Sayers including rare images from the Marion E. Wade Center at Wheaton College.

A minha opinião: Quando Lord Peter Wimsey tem conhecimento da tragédia que atingiu a sua família, não hesita em regressar imediatamente a Inglaterra e não descansa enquanto não descobre toda a verdade sobre o que aconteceu naquela noite fatal. O caso parece bastante simples para a polícia: Gerald, o irmão de Peter, é acusado do assassinato de Denis Cathcart, o noivo da irmã de ambos, Mary. Peter não acredita na culpa do irmão, mas o facto de ter tido uma discussão prévia com Cathcart e de ter sido encontrado por Mary tombado sobre o corpo, parecem ser todas as provas de que a polícia precisa para o acusar... E as declarações de Mary no momento da descoberta do corpo parecem reforçar a sua culpabilidade.

Mas certamente que Mary não acredita na culpa do seu próprio irmão, certo? E o que se passa com ela que se encontra permanentemente indisposta e incapaz de falar? E porque é que Gerald se recusa a revelar onde se encontrava à hora do crime? Que segredos escondia o noivo assassinado e quem mais teria motivos para querer a sua morte? Estas são algumas das questões que Lord Peter se propõe responder, contando, para isso, com a sempre preciosa ajuda do Inspector Parker.

Gostei bastante do puzzle e da sua resolução, mas devo admitir que o processo de resolução do mesmo foi um pouquinho entediante. E talvez por isso tenha demorado tanto tempo (quase um mês) a ler um livro tão pequeno. Também a forma que a autora escolheu para nos contar a história, recorrendo a uma notícia de jornal para nos descrever o crime inicialmente e a uma carta para desvendar o final, não é das minhas preferidas, prefiro quando a acção nos é descrita no presente e a podemos vivenciar mais intensamente.

Isto não significa que vá desistir da série porque tenciono continuar a acompanhar os casos desvendados por este charmoso detective amador.

Classificação: 3

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios Book Bingo 2013 (e-book), Cruisin' thru the Cozies 2013, Mystery/Crime 2013Vintage Mystery Reading 2013 (Criminosos de Casa de Campo) e Spring Reading Thing 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário