quinta-feira, 13 de maio de 2010

Opinião: "Juntos ao Luar"

Título original: Dear John
Autor: Nicholas Sparks
Tradutor: Alice Rocha
Colecção: Grandes Narrativas nº 355
Editor: Editorial Presença
Edição/reimpressão: Novembro de 2006
ISBN: 9722336630
Páginas: 268

Sinopse: Quando pela primeira vez contemplam juntos a noite de lua cheia, John e Savannah sentem-se invadidos pela força inequívoca de um amor nascente, pela percepção de um futuro que acaba de ganhar forma e sentido nos seus corações jovens e expectantes. Nunca a lua lhes pareceu tão bela, nem o mundo um local tão pródigo em promessas. Mas a realidade não tarda a impor-se, precipitando uma vaga de acontecimentos que os coloca perante encruzilhadas de vida brutais. As longas separações a que a carreira militar de John - destacado na Alemanha - os obriga e o peso quase insuportável da saudade impelem Savannah a tomar uma decisão difícil que irá mudar os seus destinos para sempre, mas não o que sentem um pelo outro… No entanto, será a John que caberá a mais amarga de todas as decisões, aquela que ditará os seus futuros de uma forma irrevogável. Mas por mais dolorosa que seja, a escolha certa torna-se sempre nítida quando é o amor genuíno que nos inspira, quando sabemos o que significa amar verdadeiramente alguém…


A minha opinião: John conhece e apaixona-se por Savannah durante uma licença em que regressa a casa. Contudo tem de regressar à base na Alemanha e só voltará a ter uma nova licença daí a um ano. Quando está quase a ser dispensado do exército, algo acontece que muda tudo... Será o amor de ambos capaz de sobreviver ao tempo e à distância?


Também esta é uma história em que uma decisão precipitada muda completamente o futuro dos protagonistas. Gostei bastante da forma como o autor incorporou uma situação real na história que criou e não pude deixar de pensar que essa mesma situação talvez tenha gerado histórias semelhantes na realidade. Também gostei da abordagem ao autismo e à síndrome de Asperger, foi algo que também me fez pensar bastante. A história foi um pouco previsível, mas mesmo assim prendeu-me bastante pois tinha vontade de saber se as minhas previsões estavam ou não certas. A edição que li (2ª) tinha alguns problemas de revisão, principalmente ao nível de concordância de género, mas espero que já tenham sido resolvidos nas edições mais recentes.

Fiquei com bastante vontade de ver o filme pois, como já é costume com os livros de Nicholas Sparks, esta é uma história com bastante potencial cinematográfico.




 

Classificação: 3

1 comentário: