domingo, 1 de setembro de 2013

Opinião: "Um Verão Inesquecível"

Título original: A Summer to Remember
Autor: Mary Balogh
Série: Bedwyn Prequels #2
Tradutor: Margarida Luzia
Editor: Edições Asa
Edição/reimpressão: Agosto de 2012
ISBN: 9789892320021
Páginas: 368
Origem: Oferecido pela editora em troca de uma opinião honesta

Sinopse: Kit Butler é atrevido, perigoso, e um dos mais afamados solteirões de Londres, daí que casar seja a última coisa que lhe passa pela cabeça. Mas a sua família tem outros planos. Para contrariar o casamento que o pai lhe arranjou, Kit precisa de encontrar uma noiva... e depressa. Entra em cena Miss Lauren Edgeworth.
Lauren foi abandonada em pleno altar pelo seu noivo, Neville Wyatt. Destroçada, decide que não voltará a passar pelo mesmo: nunca casará. O encontro entre estas duas forças da natureza é tão intenso como uma tempestade de verão... e ambos engendram um plano secreto. Lauren concorda alinhar na farsa em troca de um verão recheado de paixão e aventura. No final, ela romperá o noivado - o que afastará possíveis pretendentes - deixando-os a ambos livres. Tudo corre na perfeição, até que Kit faz o impensável: apaixona-se por Lauren. E um verão já não é suficiente para ele. Mas o tempo não para e Kit sabe que terá de apelar a mais do que as suas vulgares armas de sedução para conseguir convencer Lauren a entregar-lhe o seu coração... na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, para o resto das suas vidas.

A minha opinião: Um Verão Inesquecível tem início alguns meses após o final de Uma Noite por Amor. Lauren encontra-se agora em Londres, a viver temporariamente com o duque e a duquesa de Portfrey enquanto decide o que fazer da sua vida. Depois de ter sido "abandonada" pelo seu noivo quando a esposa deste (que ele julgava morta) aparece na igreja no dia do seu casamento, Lauren não consegue continuar a viver perto do feliz casal. De facto, Lauren está decidida a estabelecer-se sozinha em Bath, a ser independente e a ter uma existência solitária e aprazível.

Mas claro que os melhores planos nunca correm como era suposto e eis que surge Kit Butler, o visconde Ravensberg, um dos mais famosos solteirões de Londres, mas cujo comportamento pouco cavalheiresco faz com que não seja propriamente cobiçado pelas famílias ilustres da cidade. Kit foi banido de casa da sua família há três anos e, desde então, nunca se importou com a reputação que granjeava. Mas agora o seu pai chamou-o de regresso a casa para a comemoração do aniversário da sua avó e pretende anunciar o noivado de Kit com a noiva do seu falecido irmão mais velho nessa data. Kit vê apenas uma solução, casar com uma jovem encantadora e irrepreensível, alguém a quem o seu pai não se possa opor, antes de regressar a casa. E Lauren é a escolhida.

Depois de algumas tentativas de sedução sem qualquer efeito em Lauren, e que o forçam a abrir-lhe o jogo, acabam por fazer um acordo: Lauren regressará a casa com ele como sua noiva apenas pelo tempo necessário para que resolva as coisas com a sua família, após o que Lauren terminará o falso noivado e instalar-se-á em Bath. Assim, Lauren consegue também ela escapar às constantes tentativas de arranjinhos por parte dos seus familiares. Em troca, Lauren pede a Kit que lhe proporcione um Verão memorável.

E um Verão memorável é o que ambos terão pois não só Lauren se começa finalmente a soltar e passa a apreciar coisas que, até então, lhe tinham passado completamente ao lado, por não serem comportamentos próprios de uma senhora, mas também Kit passa a desejar que o noivado não fosse falso afinal...

Gostei muito desta história. Já conhecia Lauren do livro anterior e se já aí tinha gostado mais dela do que de Lily, a protagonista de Uma Noite por Amor, agora que fiquei a saber os motivos para Lauren ser tão rígida e tão própria, ainda fiquei a gostar mais dela. E depois há o Kit, o rebelde por quem não pude deixar de me apaixonar um bocadinho, atormentado por escolhas do passado, e pelas suas consequências, e incapaz de se perdoar até a mulher certa surgir na sua vida.

A forma como Kit leva Lauren a soltar-se e a aprender a aproveitar a vida com coisas tão simples como nadar no lago ou subir a uma árvore são tão ternurentas, e a maneira como ela, de uma forma natural, consegue reaproximá-lo da sua família e curar-lhe as feridas é um prazer de ler. Adorei que a autora tenha mantido Lauren uma mulher forte e independente até ao fim, sem cair na tentação irritante de a tornar uma tolinha assim que o herói entra em cena... E adorei também que Kit, o herói com o início em cena mais escandaloso que já li, se tenha vindo a revelar o mais cavalheiresco e respeitador.

Um livro que se distinguiu para mim dos restantes no género e uma autora que quero continuar a ler. Muito bom!

Classificação: 4

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para o Desafio Mount TBR 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário