domingo, 28 de fevereiro de 2010

Opinião: "História de O"

Título original: Histoire d'O
Autor: Pauline Reage
Tradutor: Regina Estevão
Colecção: Livros Proibidos
Editor: Impresa Publishing (Visão)
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 180

Sinopse: Clássico do género erótico e uma das obras de referência para um certo imaginário do sadomasoquismo moderno. Publicado em França em 1954, História de O centra-se na personagem de uma fotógrafa de moda parisiense e do seu quotidiano como escrava sexual, por opção. Além de provocar um grande escândalo na época, este livro - que seria um grande sucesso de vendas - marca uma nova abordagem sobre a sexualidade feminina, abrindo caminho aos movimentos feministas de libertação dos anos 60.

A minha opinião: Foi a minha primeira incursão no género e não posso dizer que tenha ficado fã. História de O consiste basicamente num relato de episódios vividos por O desde que o seu amante a introduz no universo do sadomasoquismo. Por mais que tente manter uma mente aberta, não consigo compreender o que poderia levar alguém a sujeitar-se a todas as humilhações e violações a que O se sujeita. Aparentemente por amor, no entanto quando um dominador mais poderoso que o seu amante surge em cena, esse amor acaba por se transferir, o que parece indicar que a justificação para a sujeição é o prazer que a humilhação e a violência lhe proporcionam.

Também o final desapontou por não existir propriamente um final. Existe apenas uma referência a um capítulo final que terá sido suprimido e a um final alternativo ao suprimido. Sei que existe uma sequela e talvez aí se fique a saber o final da história, mas não fiquei com vontade de ler...

Classificação: 2

Sem comentários:

Enviar um comentário