quinta-feira, 22 de março de 2012

Opinião: "Heat Wave"

Autor: Richard Castle
Editor: Hyperion
Série: Kikki Heat #1
Edição/reimpressão: 2011
ISBN: 9780786891412
Páginas: 248

Sinopse: Mystery sensation Richard Castle, blockbuster author of the wildly best-selling Derrick Storm novels, introduces his newest character, NYPD Homicide Detective Nikki Heat. Tough, sexy, professional, Nikki Heat carries a passion for justice as she leads one of New York City's top homicide squads. She's hit with an unexpected challenge when the commissioner assigns superstar magazine journalist Jameson Rook to ride along with her to research an article on New York's Finest. Pulitzer Prize-winning Rook is as much a handful as he is handsome. His wise-cracking and meddling aren't her only problems. As she works to unravel the secrets of the murdered real estate tycoon, she must also confront the spark between them. The one called heat.

A minha opinião: Já falei da série Castle aqui e aqui e penso que já deu para perceber que é uma das minhas séries preferidas! Foi com muita expectativa que iniciei a leitura deste livro e não fiquei decepcionada.

Para quem não acompanha a série, Richard Castle é o protagonista masculino, um escritor que começa a acompanhar uma detective da polícia nova-iorquina, Kate Beckett, procurando inspiração para uma nova série de livros policiais. Na série, Castle escreve e publica vários livros desta série, sendo Heat Wave o primeiro. No que considero uma brilhante estratégia de marketing, os livros foram encomendados a um escritor fantasma e são comercializados como tendo sido escritos pelo próprio Richard Castle.

Também no livro Jameson Rook é um escritor (jornalista) que acompanha a detective da polícia nova-iorquina, Nikki Heat, como pesquisa para um artigo que irá escrever. O livro acaba por parecer mais um episódio da série, na medida em que as personagens do livro são claramente inspiradas nas personagens da série. Foi impossível não visualizar a Nikki Heat como Stana Katic, a actriz que interpreta Kate Beckett ou Jameson Rook como Nathan Fillion, o actor que interpreta Richard Castle, e o mesmo para as restantes personagens secundárias.

Quanto à história propriamente dita, não é original, mas entretém. Um empresário da construção civil aparece morto numa queda do seu apartamento no sexto andar. Suicídio ou homicídio? Homicídio, pois claro. Surgem os suspeitos e os motivos do costume (ciúmes, dívidas, heranças) e, no final, a detective Heat descobre o culpado.

A interacção entre Heat e Rook também é muito semelhante à de Beckett e Castle na série, mas, ao contrário destes, Heat e Rook não perdem tempo a assumir a atracção que sentem um pelo outro.

Continuo a preferir as personagens da série, acho Beckett uma personagem bastante mais atormentada pelo passado do que Heat e o facto de Rook ser um jornalista e não um escritor de ficção limita um bocado a sua imaginação. Senti também a falta da filha de Castle.

Em suma, não se trata de uma obra prima do policial e provavelmente não sobreviverá após o final da série, mas gostei e vou continuar a ler os livros. Recomendo sobretudo a fãs da série televisiva.

Classificação: 3

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios Mystery & Suspense 2012 e Mount TBR 2012.

4 comentários:

  1. A série é genial, mas ao livro deve faltar-lhe o que melhor: o próprio Castle, e a irritação / atração da Kate. Ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Rook não é o Castle, mas a irritação/atracção da Kate a Nikki também tem. A diferença é que, para aí a meio do livro a Nikki admite a atracção que sente pelo Rook e não se coíbe de se envolver com ele. É um bocado como eles dizem na série, o Castle escreveu o que queria que acontecesse na realidade :)

      Eliminar
  2. Também gosto imenso desta série, mas não fazia ideia de que havia mesmo um livro. Realmente a ideia foi excelente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foi mesmo! Acho que o segundo livro vai ser a minha próxima leitura.

      Eliminar