quinta-feira, 30 de abril de 2015

Balanço Mensal (Abril 2015)

Fonte
E o ano continua a passar a correr... Espero que isso signifique que não tarda nada estou de férias...

Em Abril terminei dois livros que tinham ficado pendentes do mês passado e li mais quatro livros. Diz-me o Goodreads que estou on track, o que não deixa de ser bom. Mais uma vez as opiniões estão em dia, só me falta publicar a da minha última leitura e vou tentar fazê-lo este fim-de-semana.

Em Abril terminei Fight Club de Chuck Palahniuk e Watchmen de Alan Moore, Dave Gibbons e John Higgins, e li How to Catch a Wild Viscount de Tessa Dare, Uma Vida ao Teu Lado de Nicholas Sparks, The V-Spot de Wendy S. Marcus, A Elegância do Ouriço de Muriel Barbery e Heiress Without A Cause de Sara Ramsey. Agora estou a ler The Cursed de Heather Graham.

Este mês não houve nenhum livro que se destacasse pela negativa e apenas um teve a classificação máxima, pelo que é o favorito do mês:


Este mês voltei a não comprar nenhum livro, mas, surpresa, surpresa, não é que a pilha aumentou na mesma? Na verdade, perdi um bocado a cabeça com os livros gratuitos... Ganhei sete em passatempos, requisitei três no NetGalley e os últimos dezassete estavam gratuitos na Amazon....

Olá, eu sou a Landlide e tenho um problema...

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Novidades (34)


Uma novidade interessante de Maio, da Quinta Essência:

Receita para o Amor
Katie Fforde
Quinta Essência
ISBN 9789897412387
344pp.
PVP €15,50
 

Pegue numa aspirante a cozinheira.
Junte um membro do júri muito desejável.
Acrescente uma colher de sopa cheia de romance.

Zoe Harper é uma cozinheira apaixonada. O seu sonho de ter uma loja gourmet aproxima-se mais um passo da concretização quando consegue participar num concurso culinário televisivo, embora a concorrência seja igualmente qualificada e ambiciosa. E, a seguir, Zoe apaixona-se pelo espirituoso e sexy Gideon, que é um dos júris do programa e, como tal, intocável. Então, o que fazer quando se sonha com felicidade ao jogo E ao amor?


terça-feira, 28 de abril de 2015

Top Ten Tuesday - Livros que contêm protagonistas femininas com excesso de peso

Top Ten Tuesday é uma rubrica original do site The Broke and the Bookish, na qual, cada semana, nos é dado um tema para o qual devemos fazer uma lista.

Esta semana o tema é livros que contêm personagens com... E somos nós que escolhemos o quê. Escolhi focar-me em livros que contêm protagonistas femininas com excesso de peso. Infelizmente, não consigo fazer um top 10, porque só estou a contar com livros que já li (com uma excepção, mas vi o filme e isso tem de contar, certo?), por isso aqui fica o meu top 7, por ordem de leitura:

1. What's a Witch to Do? de Jennifer Harlow - a protagonista é Mona McGregor, uma bruxa de 35 anos, solteira, com peso a mais e a criar as duas sobrinhas. Já estava conformada com a sua sorte quando, de repente, se vê alvo das atenções, não de um, mas de dois homens. Bónus: o protagonista masculino é um herói beta que idolatra a Mona.

2. Ripped de Sarah Morgan - a protagonista é Hayley Miller, que não é propriamente gorda, mas mais curvilínea, e que tem o maior wardrobe malfunction que já li... Não tem propriamente problemas de auto-estima está, sim, desiludida com o sexo oposto. Felizmente há um atraente italiano que lhe devolve a fé nos homens...

3. His for Christmas de Jennifer Haymore - é uma pequena novela em que a protagonista, Lady Amelia Witherspoon, é uma jovem apaixonada desde sempre pelo seu vizinho. No entanto, uma noite ouve-o fazer comentários depreciativos em relação ao seu aspecto e acaba por casar com outro. Anos depois, e já viúva, reencontra-o e percebe que os seus sentimentos por ele não mudaram. Mas como esquecer aquela noite que para sempre lhe retirou a pouca auto-estima que tinha?

4. Amor e Chocolate de Dorothy Koomson - ao contrário do que é comum, a protagonista deste livro, Amber Salpone, não tem problemas de auto-estima (excepto durante um pequeno momento, cortesia da sua frienemy...), sabe que tem peso a mais, sabe que não devia comer chocolate, mas come na mesma e vive bem consigo própria. Também ajuda o facto do seu amigo colorido não ter nada a apontar ao seu aspecto...

5. A Grande Revelação de Julia Quinn - como é possível ficar indiferente a Penelope Featherington, apaixonada desde sempre por Colin Bridgerton, mas sem qualquer ilusão em relação a ele? Neste livro ela já está mentalizada que fica para tia e aceita-o sem problemas, já que o único homem com quem poderia algum dia casar é Colin. E isso nunca irá acontecer, certo? É que Penelope não é só gordinha, é também apagada, e Colin só a vê como uma amiga. Ou será que sim?

6. The V-Spot de Wendy S. Marcus - a protagonista, Emma, é uma enfermeira com excesso de peso e que não consegue perceber por que raio é que Brody, que é atraente, famoso e pode ter qualquer mulher que queira, está interessado nela. Mas está e ainda bem!

7. O Diário de Bridget Jones de Helen Fielding - esta é a minha pequena batota porque ainda não li o livro, mas um top de heroínas literárias que não incluísse a Bridget Jones nunca poderia estar completo...

segunda-feira, 27 de abril de 2015

It’s Monday! What Are You Reading? (66)

http://bookjourney.wordpress.com/
Esta rubrica é uma iniciativa do blogue Book Journey e, no fundo, consiste num apanhado semanal, não só do que estou a ler e do que li na semana que passou, mas também do que publiquei no blogue nessa semana. É possível também que destaque artigos, sempre que algum me chame a atenção.

Esta semana terminei A Elegância Do Ouriço de Muriel Barbery, li Heiress Without A Cause de Sara Ramsey e li mais dois contos da colecção DN Contos Digitais. Hoje comecei The Cursed de Heather Graham.


∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞

domingo, 26 de abril de 2015

Opinião: "A Elegância do Ouriço"

www.wook.pt/ficha/a-elegancia-do-ourico/a/id/1218171?a_aid=4e767b1d5a5e5&a_bid=b425fcc9
Título original: L'élégance du hérisson
Autor: Muriel Barbery
Tradutor: Maria Jorge Vilar de Figueiredo
Editor: Editorial Presença
Edição/reimpressão: Dezembro de 2008
ISBN: 9789722340519
Páginas: 280

Sinopse: Este romance contado a duas vozes alternadas decorre num edifício situado num bairro rico de Paris e habitado por uma burguesia rica e snobe. Renée é uma porteira de 54 anos, cultíssima, autodidacta e apaixonada pela pintura naturalista holandesa, pela filosofia, por Tolstoi, pelo cinema japonês e uma devoradora de livros. Porém esconde-se por detrás da figura humilde que todos esperam ver numa porteira e fá-lo com um humorismo que tem o seu quê de satírico. Paloma é uma adolescente superdotada de 12 anos, intensamente consciente da vacuidade do destino que a espera. Também ela se esforça por esconder a sua inteligência e o olhar crítico e lúcido que tem sobre o mundo e sobre a elite a que pertence. Esta jovem tem um objectivo: suicidar-se no dia em que completar treze anos. Tudo isso mudará com a chegada de um japonês, o senhor Ozu, que depressa desmascara Renée e integra Paloma num pequeno trio que terá para todos um papel redentor.

A minha opinião: Este pequeno livro é uma absoluta delícia! Foi recomendado por uma colega da Comunidade de Leitores, por isso as expectativas eram elevadas, mas felizmente, foram superadas!

A história centra-se nos moradores do nº 7 da Rue de Grenelle, um edifício duma zona chique de Paris, e é-nos contado do ponto de vista de Renée, a porteira do prédio, e Paloma, uma jovem de 12 anos moradora do prédio. Ambas são muito mais do que aquilo que aparentam e as suas descrições e análises dos moradores do prédio e da sociedade em geral são, simultaneamente, acutilantes e hilariantes.

Renée tem 54 anos e toda a vida fingiu ser apenas aquilo que esperam que seja. Presentemente, isso significa fingir ser apenas a simplória porteira. Na verdade, ela é uma mulher culta, interessante e interessada, que lê tratados de filosofia, ouve música clássica, vê filmes japoneses e conhece a pintura holandesa.

Paloma tem 12 anos e finge ser uma miúda normal, quando na verdade é sobredotada. Dolorosamente consciente das contradições e injustiças do mundo. E, reconhecendo-as na sua própria família, está determinada a atear fogo ao apartamento e suicidar-se no dia do seu 13º aniversário. Para os outros parece uma miúda estranha, e nem a família a compreende, mas na realidade é apenas uma miúda extremamente inteligente, observadora e introvertida.

A vida no prédio é subitamente alterada com a chegada do novo inquilino, o senhor Ozu. Para começar, o senhor Ozu não liga nenhuma à hierarquia vigente e não passa cartão aos vizinhos. Mas depressa se apercebe da realidade em relação a Renée e a Paloma e inicia-se uma amizade entre os três que os mudará para sempre.

É uma história que alerta para o perigo dos estereótipos, de como por vezes temos tendência a catalogar as pessoas de acordo com as suas funções, ou com a sua idade ou com as expectativas que temos delas, e de como, ao fazê-lo, podemos acabar por perder a oportunidade de conhecer e interagir com pessoas fantásticas e com as quais podemos aprender tanto...

Adorei esta história e eu que até nem sou muito de apontar citações, apontei imensas. A escrita da autora é belíssima e a sua análise da sociedade francesa, efectuada através dos pontos de vista de Renée e Paloma é bastante acutilante. E a caracterização de Manuela, a mulher-a-dias portuguesa é fantástica!

Gostava muito de ler outras obras da autora, mas infelizmente não há mais nenhuma traduzida para português...

Classificação: 5

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para o Desafio What's in a Name? 2015 (animal)

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Novidades (33)


Uma novidade interessante de Abril, da Quinta Essência:

Amor Verdadeiro
Jude Deveraux
Quinta Essência
ISBN 9789897412400
496 pp.
PVP €16,60

Quando Alix Madsen está a terminar a faculdade de arquitetura, Adelaide Kingsley morre e deixa-lhe em testamento o usufruto, por um ano, de uma encantadora casa do séc. XIX em Nantucket. A relação da idosa com a família Madsen é um mistério para a voluntariosa Alix –que terminou há pouco uma relação -, mas Alix aceita o estranho legado, em parte porque lhe dá tempo para planear o casamento da sua melhor amiga.
Porém, forças invisíveis movimentam-se nos bastidores, fazendo ranger as tábuas antigas da Casa Kingsley. Parece que Adelaide Kingsley tinha uma tarefa bastante específica para Alix: resolver o estranho desaparecimento de uma das mulheres da família Kingsley, Valentina, há mais de duzentos anos. Como se isso não fosse suficientemente perturbador, Alix tem ainda de lidar com o arrogante (e extremamente bem-parecido) arquiteto Jared Montgomery, que vive no anexo da casa.
Sem o conhecimento de Alix, Jared foi incumbido de olhar por ela enquanto está na ilha - tarefa fácil para ele, considerando a inegável química entre os dois. Mas Jared tens os seus segredos que, se revelados, podem cavar um fosso entre ambos.
Com um glorioso casamento de Nantucket no horizonte, há faíscas no ar e os fantasmas do passado começam a mostrar-se - alguns deles mesmo a sério. Vendo as suas vidas intimamente entrelaçadas com os destinos turbulentos dos seus antepassados, Alix e Jared descobrem que apenas corrigindo os erros do passado podem esperar ficar juntos.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Top Ten Tuesday - Autores preferidos

Top Ten Tuesday é uma rubrica original do site The Broke and the Bookish, na qual, cada semana, nos é dado um tema para o qual devemos fazer uma lista.

Esta semana o tema é o top 10 dos nossos autores preferidos de todos os tempos. Como é óbvio, esta lista está sempre em mudança, porque estamos sempre a descobrir novos autores que podem vir a tornar-se favoritos, mas esta é a lista actual:










Todas as fotos foram tiradas das páginas dos autores no Goodreads.
Se clicarem no nome do autor, leva-vos às opiniões dos seus livros publicadas no blogue.