Título original: Atonement
Autor: Ian McEwan
Tradutor: Maria do Carmo Figueira
Editor: Gradiva
Edição/reimpressão: Novembro de 2007
ISBN: 9789726628224
Páginas: 420
Sinopse: No dia mais quente do Verão de 1935, Briony Tallis, de 13 anos, vê a
irmã Cecilia despir-se e mergulhar na fonte que existe no jardim da sua
casa.
Esta é também observada por Robbie Turner, um amigo de infância que, à
semelhança de Cecilia, voltou há pouco tempo de Cambridge. Nesse
dia, a vida das três personagens mudará para sempre. Ao ultrapassarem uma fronteira que, à partida, nem sequer concebiam, Robbie e Cecilia tornam-se vítimas da imaginação da irmã mais nova.
Briony terá presenciado mistérios e perpetrado um crime que procurará
expiar ao longo de toda a sua vida.
Expiação descreve de
forma brilhante e cativante a infância, o amor e a guerra, a Inglaterra e
a situação de classes. Contém no seu âmago uma exploração profunda - e
muito comovente - da vergonha, do perdão, da expiação e da dificuldade
da absolvição.
A minha opinião: Já terminei esta leitura no início do mês, mas passei mais uma vez por uma fase em que não conseguia escrever opiniões... Esta foi tirada a ferros, esperemos que saia qualquer coisa de jeito...
A minha curiosidade com este livro começou quando foi adaptado ao cinema. Obviamente que quis ler o livro antes de ver o filme, mas depois ficou sete anos na estante à espera...
Tinha grandes expectativas com este livro, mas infelizmente, não o adorei como esperava. Foi uma combinação de certas partes da história me terem irritado e de ter achado a escrita demasiado seca.
Toda a história gira à volta de um evento ocorrido na propriedade da família Tallis, na dia e na noite mais quentes do Verão de 1935. O evento, e todos os acontecimentos que o precedem, são-nos apresentados na perspectiva das irmãs Briony (de 13 anos) e Cecilia (mais velha), e também de Robbie, o filho da mulher-a-dias, amigo de Cecilia e Leon (o filho mais velho dos Tallis) e protegido do patriarca Jack Tellis.
Nessa noite Leon está de regresso a casa e trás com ele um amigo, Paul Marshall. Ao mesmo tempo, chegam também os primos Lola e os gémeos Jackson e Pierrot, e Briony, que tem aspirações a tornar-se escritora, escreve uma peça que pretende representar com os primos para impressionar o irmão. Mas Lola, que tem 15 anos, "rouba-lhe" o papel principal e os gémeos não têm talento nem vontade e, de repente, todos os planos de Briony começam a correr mal...
E quando observa vários acontecimentos que, por ser muito nova, interpreta mal, é rápida a chegar a uma conclusão precipitada e completamente errónea quando é testemunha do evento fulcral. E é, então responsável por mudar irreversivelmente a vida de várias pessoas, mas sobretudo de Cecilia e Robbie.
Briony é apenas uma miúda observadora, com uma imaginação hiperactiva e com tendência para o dramático e adora toda a atenção que recebe enquanto repete várias e várias vezes aquilo que julga que viu. E é por isso que não consigo aceitar que a expiação a que o título se refere lhe coubesse inteiramente a ela. Como é possível que todos os adultos tenham aceite a sua versão como a verdadeira, como é que ninguém procurou investigar o assunto a fundo?
Entretanto tem início a II Guerra Mundial e se, primeiro seguimos um grupo de soldados ingleses a combater em França, enquanto se dirigem para Dunquerque para a retirada (a minha parte preferida do livro), acompanhamos depois a realidade dos hospitais de campanha em Londres, seguindo o dia-a-dia de Briony que, agora adulta, resolveu seguir os passos da irmã e tornar-se enfermeira. E é aí que ela tenta expiar a sua culpa, mas não será já tarde demais?
Não sei bem apontar porque é que esta história, que tinha tudo para me agradar, acabou por não corresponder às minhas expectativas, mas suspeito que tenha sido pela escrita, da qual, como já referi, não fiquei fã. Não pude deixar de pensar que, a mesma história, contada por uma mulher, teria provavelmente resultado melhor... Suspeito que este será um dos poucos casos em que o filme seja melhor que o livro, e vou poder tirar a teima no próximo Sábado, já que vai ser exibido no AXN White.
Classificação: 4
-------------------------------------------------------------------