quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Balanço Mensal (Novembro 2011)

Fonte
Novembro também foi um bom mês em termos de leituras. Acabei As Pequenas Memórias de José Saramago, li The Picture of Dorian Gray de Oscar Wilde e comecei Breve História de Amor de Tiago Rebelo.

Quanto a aquisições, este mês foi a desgraceira total. Entre compras, ofertas, trocas e livros ganhos em passatempos, vieram parar mais 13 livros às minhas estantes...

Começando pelas mais dolorosas, as compras: O Caderno de Maya de Isabel Allende, O Segredo da Casa de Riverton de Kate Morton, Heat Wave de Richard Castle, e cinco livros de Agatha Christie, O caso da baía de Pollensa, O mistério das Caraíbas, O mistério de Listerdale, As Investigações de Poirot e O Natal de Poirot. Através do WinkingBooks recebi O Mistério de Battersea de Dorothy L. Sayers. Breve História de Amor de Tiago Rebelo foi-me gentilmente oferecido no encontro com o autor em que tive o privilégio de participar.

Por último os prémios. No mês passado já tinha referido que tinha ganho um livro de Sandra Brown, Not Even For Love, no Goodreads, que chegou este mês. Mas não veio sozinho, com ele vinham também Hidden Fires e Eloquent Silence, ambos também da autora (o último foi publicado com um pseudónimo). Todos eles são romances, escritos numa fase inicial da carreira da autora.

Agora nada de compras para mim até ao Natal! Mas espero ter, pelo menos, um livro no sapatinho...

(e por falar em Natal, espero que gostem da decoração natalícia do blog...)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Teaser Tuesday (44)

Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pela MizB do blog Should Be Reading. 

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao calhas
  • Partilhar duas frases dessa página. CUIDADO PARA NÃO INCLUIR SPOILERS!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

O meu teaser esta semana:
"Gostava de saber o que vai na tua cabeça.
  Não tentes, avisa-o ela, suspirando, porque às vezes nem eu sei."
~ p. 88, “Breve História de Amor” de Tiago Rebelo

Live Video Chat com Sandra Brown


Hoje à tarde vim a correr para casa... Isto para assistir ao Live Video Chat promovido pelo Goodreads com a autora Sandra Brown a propósito da adaptação televisiva do seu livro Ricochete que, por coincidência, é o mais recente livro da autora a ser publicado em Portugal (já o tenho, mas ainda não li).

O filme faz parte do Mystery Movie Night do canal TNT que adaptou 6 livros de outros tantos autores (para além de Sandra Brown, foram também adaptados livros de Lisa Gardner e Mary Higgins Clark, por exemplo) ao formato de filme televisivo. Do elenco fazem parte Julie Benz, John Corbett e Gary Cole e o filme será transmitido amanhã nos EUA. Duvido muito que venha a ser transmitido por cá...

Fonte

Mas a autora não falou apenas do filme, respondeu também a algumas perguntas que os membros do Goodreads haviam postado. Assim, ficámos a saber que, depois de 61 bestsellers do New York Times, a autora está a esgotar os nomes das personagens, pelo que a sua família e amigos se encarregam de lhe arranjar possíveis nomes e também que, às vezes, recorre à lista telefónica...

A autora revelou também que se sente incapaz de escrever uma série, pois depois de contada a história daquelas personagens (com direito a final feliz que não dispensa) sente que não seria capaz de manter a originalidade e a frescura em vários livros.

Quando inquirida sobre quem gostaria que fizesse dela própria se alguma vez fizessem um filme baseado na sua vida respondeu que teria de ser alguém bastante chato! Disse que a sua vida não era emocionante como a das suas personagens. Mas revelou que é uma fã de cinema e gostaria até de ter escrito o Oficial e Cavalheiro.

Falou ainda dos seus hábitos como leitora. É uma leitora compulsiva, capaz de ler a caixa dos cereais se não tiver mais nada à mão (mais alguém se revê nesta situação?). Quando se encontra a desenvolver enredos não lê mistérios para evitar influências, preferindo romances históricos e não-ficção. Mas quando está em períodos de pausa na escrita não dispensa um bom mistério...

Mais uma vez a autora confirma a boa impressão que tenho dela, como sendo uma pessoa muito simpática e acessível.

E fiquei a pensar, para quando uma iniciativa do género com um autor português?

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A capa mais bonita (32)

A capa mais bonita é uma rubrica semanal do Tantos Livros Tão Pouco Tempo (inspirada na rubrica Cover Vs Cover do blog Library Mosaic) na qual cada semana é escolhido um livro e são comparadas a capa da edição original (sempre que possível) e a capa da edição portuguesa e, através de uma votação, é elegida a capa mais bonita.

Na semana passada a votação foi renhida, mas a vencedora foi a capa portuguesa de Uma Melodia Inesperada com 7 votos contra 6.

Esta semana comparamos as edições original e portuguesa de Para Sempre de Susanna Tamaro. Embora sejam bastante semelhantes, gosto mais da capa da edição portuguesa. E vocês, de que capa gostam mais?

Capa Italiana
Capa Portuguesa
l l l l l l l l l l l l l l l l l
Qual a capa mais bonita?
Capa Italiana
Capa Portuguesa
  
pollcode.com free polls 

Opinião: "The Picture of Dorian Gray"

Autor: Oscar Wilde
Colecção: Penguin Popular Classics
Editor: Penguin Books
Edição/reimpressão: 1994
ISBN: 9780140620337
Páginas: 256

Sinopse: When the exquisitely handsome Dorian Gray sees his portrait he dreams of remaining young forever while his painted image grows old and, in a sudden moment, he offers his soul in return for perpetual youth. While his beauty remains unblemished, the portrait begins to reflect the wildness and degradation of his soul as he surrenders to a worship of pleasure and infinite passion.

The Picture of Dorian Gray caused outrage when it was first published in 1890 and marked the onset of Oscar Wilde's own fatal reputation and eventual downfall. An evocative portrayal of London life and a powerful blast against the hypocrisies of Victorian polite society it has become one of Oscar Wilde's most celebrated works, full of the flamboyant wit for which he is justly renowed.

A minha opinião: (Atenção - contém spoilers) Eu queria ter gostado deste livro. Queria mesmo. Mas, infelizmente não correspondeu às minhas expectativas...

Ainda não vi o filme, portanto não sabia muito bem o que me esperava, mas depois de ter visto o Liga de Cavaleiros Extraordinários em que Dorian Gray é uma das personagens, achei que iria adorar o original. Infelizmente, enganei-me.

Dorian Gray é um homem influenciável, que pratica o culto da beleza e da juventude e que vê no facto de o quadro envelhecer por si uma desculpa para fazer tudo o que bem lhe apetece, para ceder aos seus impulsos e vontades. É um homem sem consciência, mas não vi nele nada que me permitisse ter algum tipo de empatia com ele.

De algum modo a história lembrou-me o Dr. Jekyll and Mr. Hyde, mas ao contrário. O Mr. Hyde (Gray) era belíssimo enquanto o Dr. Jekyll (o quadro) era hediondo. Mas ao contrário de Dr. Jekyll and Mr. Hyde, cuja história tão bem retrata a dicotomia bem/mal que existe dentro de todos nós, em The Picture of Dorian Gray pareceu-me que as dicotomias retratadas pelo autor foram mais belo/feio e jovem/velho. Toda a história me pareceu superficial e não achei que a lição de moral fosse bem conseguida.

Um pormenor que gostei foi do facto de Dorian ter uma espécie de dupla consciência, uma para o bem (Basil) e outra para o mal (Henry) que me fez lembrar os anjinho e diabinho nos ombros que tanta vez surgem em cartoons.

Fonte

Este livro foi lido para a leitura conjunta do grupo Diz-me o que lês, dir-te-ei quem és do Goodreads e, de acordo com os participantes que já viram o filme, parece que é bem melhor do que o livro, o que me deixou curiosa e com bastante vontade de o ver.

Classificação: 2

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para o Desafio Fall Into Reading 2011.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Theme Thursday - Descrição de Lugar

Theme Thursdays é uma rubrica semanal, que funciona de quinta a quinta, organizada pela kavyen do blog Reading between Pages.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Um tema será colocado online todas as semanas (à quinta)
  • Pegar no livro que estamos a ler e escolher uma conversa/fragmento/frase
  • Mencionar o autor e o título do livro no post
  • É importante que o tema seja mencionado na frase (embora esta não tenha, necessariamente, de conter a palavra)

O tema desta semana é - DESCRIÇÃO DE LUGAR

"Hallward glanced round him with a puzzled expression. The room looked as if it had not been lived in for years. A faded Flemish tapestry, a curtained picture, an old Italian cassone, and an almost empty book-case--that was all that it seemed to contain, besides a chair and a table. As Dorian Gray was lighting a half-burned candle that was standing on the mantelshelf, he saw that the whole place was covered with dust and that the carpet was in holes. A mouse ran scuffling behind the wainscoting. There was a damp odour of mildew."

~ p. 178, “The Picture of Dorian Gray" de Oscar Wilde

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

On My Wishlist (8)

On My Wishlist é uma rubrica semanal, organizada pela Carolyn do blog Book Chick City, na qual irei listar as novas adições à minha lista de desejos, quer se tratem de novidades ou de clássicos.

Hoje recebi a newsletter com as novidades do site Library Thing. Uma das coisas que imediatamente me chamou a atenção foi a entrevista com o autor Ken Jennings, não por já conhecer o autor, mas porque o livro em questão é um livro sobre mapas. Para quem não sabe, sou geógrafa e a minha paixão por mapas já vem de há muito, muito tempo. Por isso não pude deixar de adicionar o referido livro à minha wishlist. 

Acabei por me relembrar de um outro título que já está na minha wishlist há bastante tempo e que aproveito, também, para incluir nesta rubrica.

Título: Maphead: Charting the Wide, Weird World of Geography Wonks
Autor: Ken Jennings
Sinopse: It comes as no surprise that, as a kid, Jeopardy! legend Ken Jennings slept with a bulky Hammond world atlas by his pillow every night. Maphead recounts his lifelong love affair with geography and explores why maps have always been so fascinating to him and to fellow enthusiasts everywhere.Jennings takes readers on a world tour of geogeeks from the London Map Fair to the bowels of the Library of Congress, from the prepubescent geniuses at the National Geographic Bee to the computer programmers at Google Earth. Each chapter delves into a different aspect of map culture: highpointing, geocaching, road atlas rallying, even the “unreal estate” charted on the maps of fiction and fantasy. He also considers the ways in which cartography has shaped our history, suggesting that the impulse to make and read maps is as relevant today as it has ever been. From the “Here be dragons” parchment maps of the Age of Discovery to the spinning globes of grade school to the postmodern revolution of digital maps and GPS, Maphead is filled with intriguing details, engaging anecdotes, and enlightening analysis. If you’re an inveterate map lover yourself—or even if you’re among the cartographically clueless who can get lost in a supermarket—let Ken Jennings be your guide to the strange world of mapheads.

Título: How to Lie with Maps
Autor: Mark Monmonier
Sinopse: Originally published to wide acclaim, this lively, cleverly illustrated essay on the use and abuse of maps teaches us how to evaluate maps critically and promotes a healthy skepticism about these easy-to-manipulate models of reality. Monmonier shows that, despite their immense value, maps lie. In fact, they must. The second edition is updated with the addition of two new chapters, 10 color plates, and a new foreword by renowned geographer H. J. de Blij. One new chapter examines the role of national interest and cultural values in national mapping organizations, including the United States Geological Survey, while the other explores the new breed of multimedia, computer-based maps. To show how maps distort, Monmonier introduces basic principles of mapmaking, gives entertaining examples of the misuse of maps in situations from zoning disputes to census reports, and covers all the typical kinds of distortions from deliberate oversimplifications to the misleading use of color.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Teaser Tuesday (43)

Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pela MizB do blog Should Be Reading. 

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao calhas
  • Partilhar duas frases dessa página. CUIDADO PARA NÃO INCLUIR SPOILERS!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

O meu teaser esta semana:
"He sighed, and touched the bell. The portrait must be hidden away at all costs."
~ p. 136, “The Picture of Dorian Gray” de Oscar Wilde

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A capa mais bonita (31)

A capa mais bonita é uma rubrica semanal do Tantos Livros Tão Pouco Tempo (inspirada na rubrica Cover Vs Cover do blog Library Mosaic) na qual cada semana é escolhido um livro e são comparadas a capa da edição original (sempre que possível) e a capa da edição portuguesa e, através de uma votação, é elegida a capa mais bonita.

Na semana passada, peço desculpa, mas mais uma vez não tive tempo para fazer esta rubrica... Há duas semanas as capas das Edições Asa foram maioritariamente consideradas as mais bonitas. Os resultados foram os seguintes:
  • Para Ti, Uma Vida Nova: Presença 1ª edição - 1; Presença 2ª edição - 0; Asa - 14;
  • Não Vou Chorar o Passado: Presença 1ª edição - 1; Presença 2ª edição - 3; Asa - 7;
  • Uma Promessa de Amor: Presença 1ª edição - 2; Presença 2ª edição - 4; Asa - 4;

Esta semana comparamos as edições original e portuguesa de Uma Melodia Inesperada de Jodi Picoult. Gosto mais da capa da edição original, acho que é mais fiel ao título. E já que menciono o título, também gosto mais do título original do que do português. E vocês, de que capa gostam mais?

Capa Americana
Capa Portuguesa
l l l l l l l l l l l l l l l l l
Qual a capa mais bonita?
Capa Americana
Capa Portuguesa
  
pollcode.com free polls 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Theme Thursday - Descrição de Personagem

Theme Thursdays é uma rubrica semanal, que funciona de quinta a quinta, organizada pela kavyen do blog Reading between Pages.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Um tema será colocado online todas as semanas (à quinta)
  • Pegar no livro que estamos a ler e escolher uma conversa/fragmento/frase
  • Mencionar o autor e o título do livro no post
  • É importante que o tema seja mencionado na frase (embora esta não tenha, necessariamente, de conter a palavra)

O tema desta semana é - DESCRIÇÃO DE PERSONAGEM

"Harry, imagine a girl, hardly seventeen years of age, with a little flower-like face, a small Greek head with plaited coils of dark-brown hair, eyes that were violet wells of passion, lips that were like the petals of a rose. She was the loveliest thing I had ever seen in my life."

~ p. 61-62, “The Picture of Dorian Gray" de Oscar Wilde

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Desafio What's in a Name 5

ATTENTION: This post will be writen in Portuguese and English. 

Este ano participei na quarta edição deste desafio e tem sido bastante divertido, por isso resolvi participar novamente.

Este desafio é organizado pelo blog Beth Fish Reads e consiste em ler, durante o ano de 2012, um livro que se enquadre em cada uma das seguintes categorias:

  1. Um livro com um acidente geográfico (forma de relevo) no título: A Cidade e as Serras, O Monte dos Vendavais, A Colina dos Suicídios
  2. Um livro com algo que verias no céu no título: Com a Cabeça nas Nuvens, Sob Um Céu de Mármore Branco, Lua Nova
  3. Um livro com um rastejante arrepiante no título: Pequena Abelha, A Conspiração da Aranha, O Deus das Moscas
  4. Um livro com um tipo de casa no título: O Segredo da Casa de Riverton, Sempre Vivemos no Castelo, A Mansão Thurston
  5. Um livro com algo que carregarias no bolso, mala ou mochila no título: A Chave de Vidro, Cartas a Um Jovem Poeta, Money
  6. Um livro com algo que encontras num calendário no título: Sete Anos no Tibete, A Soma dos Dias, Um Longo Domingo de Noivado
Os livros escolhidos podem ser utilizados noutros desafios, mas, para cada uma das categorias é necessário ler um livro distinto. Uma vez que não há obrigatoriedade de fazer uma lista prévia, vou escolhendo à medida que for lendo.

Para mais informações, ou se estiverem interessados em participar, cliquem na imagem à direita no blog.


This year I participated in the forth edition of this challenge and it has been a lot of fun, so I decided to participate again.

This challenge is organized by Beth Fish Reads and it consists of reading, in 2012, one book that fits the following categories:
  1. A book with a topographical feature (land formation) in the title: Black Hills, Purgatory Ridge, Emily of Deep Valley 
  2. A book with something you'd see in the sky in the title: Moon Called, Seeing Stars, Cloud Atlas 
  3. A book with a creepy crawly in the title: Little Bee, Spider Bones, The Witches of Worm 
  4. A book with a type of house in the title: The Glass Castle, The Girl Who Kicked the Hornet's Nest, Ape House 
  5. A book with something you'd carry in your pocket, purse, or backpack in the title: Sarah's Key, The Scarlet Letter, Devlin Diary 
  6. A book with a something you'd find on a calendar in the title: Day of the Jackal, Elegy for April, Freaky Friday, Year of Magical Thinking
The books can overlap other challenges but they can't overlap categories. Since it's not necessary to make a list of books before hand, I'll pick them throughout the year.

For more informations check the button on the right.

Teaser Tuesday (42)

Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pela MizB do blog Should Be Reading. 

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao calhas
  • Partilhar duas frases dessa página. CUIDADO PARA NÃO INCLUIR SPOILERS!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

O meu teaser esta semana:
"My child, you are far too young to think of falling in love. Besides, what do you know of this young man? You don't even know his name."
~ p. 74, “The Picture of Dorian Gray” de Oscar Wilde

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Theme Thursday - Nome Feminino

Theme Thursdays é uma rubrica semanal, que funciona de quinta a quinta, organizada pela kavyen do blog Reading between Pages.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Um tema será colocado online todas as semanas (à quinta)
  • Pegar no livro que estamos a ler e escolher uma conversa/fragmento/frase
  • Mencionar o autor e o título do livro no post
  • É importante que o tema seja mencionado na frase (embora esta não tenha, necessariamente, de conter a palavra)

O tema desta semana é - NOME FEMININO

"His mother was a Devereux; Lady Margaret Devereux. I want you to tell me about his mother. What was she like? Whom did she marry?"

~ p. 48, “The Picture of Dorian Gray" de Oscar Wilde

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Desafio Cruisin' thru the Cozies 2012

ATTENTION: This post will be writen in Portuguese and English.

Como já devem ter percebido sou uma fã dos chamados cozy mysteries (não é à toa que uma das minhas autoras favoritas é Agatha Christie...). Por isso resolvi inscrever-me neste desafio. É organizado pelo blog Socrate's Book Reviews e consiste em ler, em 2012, cosy mysteries (não sei muito bem como traduzir, mas acho que se podem chamar de mistérios acolhedores).

Existem três níveis que podemos escolher e eu vou escolher o nível 1 - Snoop - 6 livros.

Não há obrigatoriedade de fazer uma lista prévia, pelo que irei escolhendo ao longo do ano, e os livros podem ser utilizados noutros desafios.

Para mais informações, ou se estiverem interessados em participar, cliquem na imagem à direita no blog.


As you may have already noticed, I'm a fan of cosy mysteries (it's not for nothing that Agatha Christie is one of my favorite writers...). So I decided to sign up for this challenge. It's organized by Socrate's Book Reviews and it consists of reading, in 2012, cosy mysteries. 

There are three levels to choose from and I'm signing up for level 1 - Snoop - 6 books. 

Since it's not necessary to pick the books in advance, I'll just pick them throughout the year. The books can overlap with other challenges. 

For more informations, or to join in, check the button on the right.

Teaser Tuesday (41)

Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pela MizB do blog Should Be Reading. 

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao calhas
  • Partilhar duas frases dessa página. CUIDADO PARA NÃO INCLUIR SPOILERS!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

O meu teaser esta semana:
"How sad it is! I shall grow old, and horrible, and dreadful. But this picture will remain always young."
~ p. 34, “The Picture of Dorian Gray” de Oscar Wilde

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A capa mais bonita (30)

A capa mais bonita é uma rubrica semanal do Tantos Livros Tão Pouco Tempo (inspirada na rubrica Cover Vs Cover do blog Library Mosaic) na qual cada semana é escolhido um livro e são comparadas a capa da edição original (sempre que possível) e a capa da edição portuguesa e, através de uma votação, é elegida a capa mais bonita.

Na semana passada houve um empate para o primeiro lugar, entre as capas americana e grega (4 votos) e também para o segundo lugar, entre as capas portuguesa e espanhola (3 votos). A capa alemã ficou em terceiro com 1 voto e as restantes não tiveram votos.

Esta semana vou novamente fazer algo de diferente. Depois de ter tido o prazer de conhecer pessoalmente o autor e de ter constatado que a Asa está a re-editar os seus livros, esta semana resolvi comparar as capas das edições da Editorial Presença e das Edições Asa de Para Ti, Uma Vida Nova, Não Vou Chorar o Passado e Uma Promessa de Amor de Tiago Rebelo. Sem dúvida, gosto mais das capas da Asa, acho-as muito mais apelativas. No caso das capas da Presença, gosto mais das das segundas edições, com excepção de Para Ti, Uma Vida Nova em que prefiro a da 1ª edição.

Capa Presença 1ª Edição
Capa Presença 2ª Edição
Capa Asa
Capa Presença 1ª Edição
Capa Presença 2ª Edição
Capa Asa
Capa Presença 1ª Edição
Capa Presença 2ª Edição
Capa Asa
g g g g g g g g g g g g
Para Ti, Uma Vida Nova
Capa Presenca 1 edicao
Capa Presenca 2 edicao
Capa Asa

  
pollcode.com free polls 
g
Não Vou Chorar o Passado
 Capa Presenca 1 edicao
 Capa Presenca 2 edicao
 Capa Asa

  
pollcode.com free polls 
g
Uma Promessa de Amor
Capa Presenca 1 edicao
Capa Presenca 2 edicao
Capa Asa

  
pollcode.com free polls