segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Opinião: "As Pequenas Memórias"

Autor: José Saramago
Editor: Editorial Caminho
Edição/reimpressão: 2006
ISBN: 9789722118316
Páginas: 152

Sinopse: As Pequenas Memórias é um livro de recordações que abrange o período entre os quatro e os quinze anos da vida de José Saramago. O autor tinha As Pequenas Memórias na cabeça há mais de 20 anos, por isso a altura para o escrever era esta: "Queria que os leitores soubessem de onde saiu o homem que sou". (daqui)

A minha opinião: Esta não foi propriamente a minha estreia na leitura de Saramago, pois há alguns anos comecei a ler O Ano da Morte de Ricardo Reis e até estava a gostar, mas a edição que tinha, que era da colecção Mil Folhas do Público, a meio repetia páginas do início e não tinha as páginas em falta... Resultado: já não arranjei o livro e a leitura ficou pela metade.

Apesar de ter decidido ler finalmente um dos seus livros este ano, não tinha pensado começar por As Pequenas Memórias. Mas inscrevi-me numa Comunidade de Leitores na biblioteca municipal e este foi o primeiro livro escolhido.

Gostei muito destas pequenas memórias de Saramago. Este não é, definitivamente, o meu género preferido, mas dei por mim completamente embrenhada nas pequenas histórias da sua infância e juventude que o autor compartilha connosco. Não sendo uma grande obra literária, penso que a qualidade da escrita que lhe valeu o Nobel é perfeitamente notória.

A simplicidade e falta de pretensiosismo que emana destas histórias fez-me gostar ainda mais de Saramago como pessoa e deixou-me ainda mais curiosa em conhecer as suas obras de ficção (muitas das quais inspiradas em algumas destas memórias). Acho que o objectivo do autor foi cumprido em pleno, fiquei a saber de onde saiu o homem que era.

Classificação: 4

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para o Desafio Fall Into Reading 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário