sexta-feira, 6 de junho de 2025

Opinião: "Dreams of a Dark Warrior"

Autor: Kresley Cole
Série: Immortals After Dark #10
Editor: Pocket Books
Edição: Fevereiro de 2011
ISBN: 9781439177013
Páginas: 515


Sinopse: In this ninth installment in the wildly popular Immortals After Dark series from #1 New York Times bestselling paranormal romance author Kresley Cole, a woman must conceal her identity from her one true love—or risk losing him forever.

He vowed he’d come for her…

Murdered before he could wed Regin the Radiant, warlord Aidan the Fierce seeks his beloved through eternity, reborn again and again into new identities, yet with no memory of his past lives.

She awaits his return…

​When Regin encounters Declan Chase, a brutal Celtic soldier, she recognizes her proud warlord reincarnated. But Declan takes her captive, intending retribution against all immortals—unaware that he belongs to their world.

To sate a desire more powerful than death…

​Yet every reincarnation comes with a price, for Aidan is doomed to die when he remembers his past. To save herself from Declan’s torments, will Regin rekindle memories of the passion they once shared—even if it means once again losing the only man she could ever love? 

Classificação: 4


Enredos: parceiros predestinados, proximidade forçada, inimigos a amantes, reencarnação, maldição



quinta-feira, 5 de junho de 2025

Opinião: "O Ano da Morte de Ricardo Reis"

Autor: José Saramago
Editor: Editorial Caminho
Edição/reimpressão: Dezembro de 2010
ISBN: 9789722102865
Páginas: 584


Sinopse: Um tempo múltiplo. Labiríntico. As histórias das sociedades humanas. Ricardo Reis chega a Lisboa em finais de dezembro de 1935. Fica até setembro de 1936. Uma personagem vinda de uma outra ficção, a da heteronímia de Fernando Pessoa. E um movimento inverso, logo a começar: «Aqui onde o mar se acaba e a terra principia»; o virar ao contrário o verso de Camões: «Onde a terra acaba e o mar começa.» Em Camões, o movimento é da terra para o mar; no livro de Saramago temos Ricardo Reis a regressar a Portugal por mar. É substituído o movimento épico da partida. Mais uma vez, a história na escrita de Saramago. E as relações entre a vida e a morte. Ricardo Reis chega a Lisboa em finais de dezembro e Fernando Pessoa morreu a 30 de novembro. Ricardo Reis visita-o ao cemitério. Um tempo complexo. O fascismo consolida-se em Portugal.

Sinopse retirada daqui


A minha opinião: Já tinha tentado ler este livro há quase vinte anos, quando saiu na colecção Mil Folhas do Público. Infelizmente a minha cópia vinha com páginas duplicadas em vez das que era suposto trazer, pelo que tive de desistir. Eventualmente lá comprei uma nova cópia, mas só o li depois de terem feito o filme...

É Saramago no seu melhor. O autor pega num personagem doutro autor e torna-o no protagonista da sua obra. Mais concretamente, pega num heterónimo de Fernando Pessoa, Ricardo Reis, e desenvolve uma história sobre Lisboa e Portugal de 1936.

A premissa é a seguinte: após a morte de Fernando Pessoa, em 1935, Ricardo Reis regressa a Portugal vindo do Brasil onde se encontrava exilado há 16 anos. Instala-se num hotel em Lisboa e começa a receber visitas do espírito de Fernando Pessoa que, agora morto, acaba por ter uma melhor visão dos acontecimentos na cidade e no país. É que convém não esquecer que nos encontrávamos em pleno Estado Novo e os tentáculos do regime fascista faziam-se sentir por todo o lado...

E pelo meio ainda há as duas mulheres que marcarão este último ano da vida de Ricardo Reis: Marcenda, a jovem de boas famílias que se desloca à capital em busca de cura para o seu braço que não consegue mexer, e Lídia, a criada do hotel onde está hospedado. Com a segunda inicia uma relação física e pela primeira enamora-se ao ponto de considerar casamento. Ele é horrível com Lídia que lhe dá tudo sem nunca pedir nada em troca. E acaba por confundir pena com amor, pelo que Marcenda o rejeita totalmente.

No final parte com Fernando Pessoa, que não podia mais continuar neste plano, e seguem pelas ruas de Lisboa. "Aqui, onde o mar se acabou e a terra espera".

A escrita é sublime e a descrição das ruas de Lisboa é fantástica. Fiquei com vontade de, também eu, fazer o roteiro lisboeta percorrido por Ricardo Reis.

O filme não é tão bom (muito raramente é), mas tem actuações excelentes e, só por isso, vale a pena ver.


Classificação: 5


quarta-feira, 4 de junho de 2025

Opinião: "Training Lady Townsend"

Autor: Annabel Joseph
Editor: Scarlet Rose Press
Série: Properly Spanked #1
Edição/reimpressão: Setembro de 2014
ASIN: B00NTE7HDW
Páginas: 248


Sinopse: Take a rousing romp through 1790s England with this first of four Properly Spanked novels…

The Lady Aurelia has been promised in marriage to the Marquess of Townsend since she was four and he was fourteen. Unfortunately, she grew up into a pillar of propriety while her betrothed grew up into a renowned rake. Of course, no one would expect such an unsuitable match to go forward…which is why they find themselves at a loss when circumstances force them to the altar and into each other’s arms.

Hunter, the beleaguered marquess, believes he’ll survive the uneven match by continuing to frequent his well-trained coterie of whores and courtesans, but Aurelia’s powerful father has other ideas. When he blocks Hunter’s access to the only women shameless enough to cater to his decadent needs, the marquess informs his new wife that something will have to be done.

That “something” will be the immediate commencement of her erotic training…whether she wants it or not.

This 70K word novel contains acts of punishment and discipline, anal play, and other sensual practices.



Fonte

domingo, 1 de junho de 2025

Balanço Mensal (Maio 2025)



Em Maio li sete livros e um conto que é um epílogo de um dos livros. Li Voyeur de Fiona Cole, How to End a Love Story de Yulin Kuang, Until November de Aurora Rose Reynolds, Dancing with the Duke de Suzanna Medeiros, Older Hotter Grumpier de Evie Rose, The Fiercest Pirate in Surrey e Hester of the High Seas de Anne Knight e Ranchers Only de Elle Christensen.




Estas são as minhas estatísticas de leitura de Maio:




Estou a tentar controlar-me e, em Maio, consegui comprar "só" 10 livros...





E finalmente voltei a publicar opiniões!!! O atraso ainda é descomunal, mas publiquei oito e espero conseguir manter o ritmo.









2025 Reading Challenge




Continuo atrasada, mas confiante que vou conseguir recuperar...




Desafio Serial Killer 2025






Li mais um livro do cartão.

  • Séries continuadas:
    • Stolen Warriors, de Ella Maven 
    • The Mountain Men of Fox Hollow, de Frankie Love e C.M. Seabrook 
    • Indiana Summers, de Lori Foster 
    • Talbott's Cove, de Kate Canterbary
    • SEAL of Protection: Legacy, de Susan Stoker 
    • Titans, de Sierra Cartwright 
    • Out of Uniform, de Elle Kennedy 
    • Ranchers Only, de Elle Christensen



Goodreads recomenda 2025


Escolhi ler Voyeur de Fiona Cole e tinha grandes expectativas, mas fiquei decepcionada...




Estas são as minhas opções para Junho:





Bingo Profissão do Herói 2025



Preenchi três casas: Professor, Escritor e Cowboy (Double).




Spring Reading Challenge


E o Hot & Bothered Book Club lançou um novo desafio para Maio, o Spring Reading Challenge. Consistia em ler seis livros que se enquadrassem nas categorias. Tive de recorrer a livros pequenos, mas consegui!