quinta-feira, 4 de junho de 2020

Opinião: "Boneca de Luxo"

Título original: Breakfast at Tiffany's
Autor: Truman Capote
Tradutor: Margarida Vale de Gato
Colecção: Mil Folhas nº 22
Editor: Público
Edição/reimpressão: Setembro de 2002
ISBN: 8481305561
Páginas: 96


Sinopse: Em 1958, numa América ainda não imune ao espectro da guerra fria e já marcada por uma certa ânsia de transgressão, Boneca de Luxo parecia consubstanciar verdadeiramente o espírito da época e, ao mesmo tempo, propor uma filosofia de vida capaz de converter os modelos severos da moral puritana numa prática pura de alegria, da "irreflexão", da vitalidade.

Holly Golightly, a extraordinária protagonista, é uma rapariga alegremente avessa às convenções sociais e às conveniências, que se orienta nas sua opções por uma profunda moralidade, feita de solidariedade, de gestos generosos, de absoluta falta de malícia, e que, precisamente por isso, infringe as obtusas normas de moral burguesa. Com a pequena corte de indivíduos "esquisitos" de que se rodeia, constitui um núcleo que involuntariamente prefigura uma socialidade diferente, mais aberta e, afinal de contas, mais feliz. Mas o mundo que a circunda não aceita facilmente a sua ingénua atitude contra a corrente, e Holly será obrigada a pagar por isso: envolvida sem culpa numa questão de droga, acabará por se libertar, mas será abandonada pelo homem com quem estava para casar. E, todavia, o conformismo não triunfa, já que a rapariga parte, pronta a recomeçar a sua vida noutro lado, com uma carga vital quiçá acrescida.

Divertido, fascinante, perfeitamente equilibrado do ponto de vista estilístico, este romance é, sem dúvida, a obra mais feliz e agradável da actividade literária de Truman Capote - apesar de estarmos na presença de um apaixonado e firme empenho de denúncia civil.


A minha opinião: Boneca de Luxo reconta-nos o encontro do narrador com Holly Golightly, uma jovem que vivia no apartamento abaixo do seu, no primeiro prédio em que viveu em Nova Iorque, no início da guerra. Nunca chegamos a saber o seu nome, mas Holly chama-lhe Fred porque ele lhe lembra o seu irmão.

Holly é uma jovem que vive a vida despreocupadamente, sempre de festa em festa, fascinada pela Tiffany’s, com uma corte de homens sempre a rodeá-la, mas embora possa parecê-lo, por vezes, não é maldosa nem mal-intencionada. É até bastante ingénua, o que explica o sarilho em que se mete sem se aperceber e que lhe dita o futuro, mas por causa do qual revela ser, também, extremamente leal.

Boneca de Luxo é uma crítica social, à falsa moralidade da sociedade, que imediatamente ostraciza aqueles que não aderem às suas regras estritas. Holly só se quer divertir e ser feliz, mas porque o seu comportamento não se coaduna com aquilo que a sociedade considera ser o correcto para uma mulher, é criticada e vista como inferior.

O narrador começa por achá-la uma tontinha, mas rapidamente, como aliás todos os homens que se cruzam com Holly, acaba por se encantar com ela. Um encantamento que, aparentemente, será para sempre.


Classificação: 3

Sem comentários:

Enviar um comentário