domingo, 1 de março de 2015

Opinião: "Cem Anos de Solidão"

www.wook.pt/ficha/cem-anos-de-solidao/a/id/70606?a_aid=4e767b1d5a5e5&a_bid=b425fcc9
Título original: Cien Años de Soledad
Autor: Gabriel Garcí­a Márquez
Tradutor: Margarida Santiago
Colecção: Biblioteca Gabriel Garcí­a Márquez
Editor: Dom Quixote
Edição/reimpressão: 2004
ISBN: 9896090610
Páginas: 326

Sinopse:  «Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo.»

Com estas palavras começa Cem Anos de Solidão, obra-prima da literatura contemporânea, traduzida em todas as línguas do mundo, que consagrou definitivamente Gabriel Garcí­a Márquez como um dos maiores escritores do nosso tempo.

A fabulosa aventura da família Buendía-Iguarán, com os seus milagres, fantasias, obsessões, tragédias, incestos, adultérios, rebeldias, descobertas e condenações são a representação ao mesmo tempo do mito e da história, da tragédia e do amor do mundo inteiro.

A minha opinião: Esta foi a minha estreia com Gabriel Garcí­a Márquez e todos os louvores a este autor são plenamente merecidos! Adorei e, como sempre acontece nestes casos, não posso acreditar que esperei tanto tempo para ler algo deste autor... 

Como tantas vezes acontece quando falamos de realismo mágico, a história não é fácil de resumir, mas é, no fundo, a história de uma família, a família Buendía, ao longo das suas múltiplas gerações. A família Buendía é uma família importante em Macondo, localidade onde a história tem lugar, mas é também uma família marcada pela tragédia, premonizada pelo facto do casal que está na sua origem, José Arcádio Buendía e Úrsula Iguarán, serem primos. Ao contrário da crendice popular, não pariram iguanas, mas a sua descendência estava fadada à tragédia e infelicidade...

A leitura é compulsiva, pese embora seja difícil acompanhar as diferentes gerações de personagens, já que todos os varões da família eram baptizados Aureliano ou José Arcádio, e as mulheres  Amaranta ou Remédios. 

Há rebeliões e milagres, adultério e incesto, coisas impossíveis a acontecer em cada página, mas de alguma forma, da maneira como o autor nos descreve tudo isso, tudo parece normal e possível, e tive a sensação de que nada se poderia ter passado de outra forma. Simplesmente genial! E agora quero ler todos os livros do autor!

Classificação: 5

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios Desafios TBR Pile 2015 e Mount TBR 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário