domingo, 29 de junho de 2014

Opinião: "Carmilla"

www.wook.pt/ficha/carmilla/a/id/174586?a_aid=4e767b1d5a5e5&a_bid=b425fcc9
Título original: Carmilla
Autor: Sheridan Le Fanu
Tradutor: Mafalda Silva
Colecção: Biblioteca de Verão nº16
Editor: QuidNovi
Edição/reimpressão: Agosto de 2010
ISBN: 9789895547555
Páginas: 96

Sinopse: Para os amantes do vampirismo, esta história escrita 30 anos antes do Drácula, contém ricos ingredientes: uma vampira sedutora e cruel, o dilema da imortalidade e o ambiente gótico.
A relação entre Laura, filha do General von Spielsdorf*, com a estranha, Carmilla, numa altura em que os camponeses começam a adoecer, torna o enredo angustiante.

*A sinopse está incorrecta, embora o General von Spielsdorf seja uma personagem importante, Laura não é sua filha e o nome do seu pai nunca é mencionado.

A minha opinião: Carmilla é mais um dos contos que saíram com o DN/JN no Verão de 2010 e que estão quase todos ainda por ler... Foi o livro sorteado para o Random Reads de Junho, pelo que saltou à frente de todos os outros na pilha TBR.

É uma história de vampiros ou, neste caso, de uma vampira, Carmilla, mas é muito subtil. Os ataques são contados sempre numa perspectiva em que a realidade se mistura com o sonho, pelo que, embora já calculemos o que se está a passar, nunca o presenciamos verdadeiramente.

Gostei do conto, mas esteve longe de ser angustiante. Compreendo que o fosse na época em que foi escrito (1871), mas actualmente não o é. Mas está bem escrito e o ambiente gótico é bem conseguido.

Algumas coisas ficaram por explicar, nomeadamente, gostava que o autor tivesse explicado melhor quem era a suposta mãe da Carmilla e o porquê de a ajudar, e como é que a Carmilla se transformou numa vampira.

Há também uma sugestão de lesbianismo (que imagino que fosse algo muito à frente na época), resultante do poder de sugestão da vampira (que só ataca jovens mulheres), mas que também nunca é concretizado.

Classificação: 3

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios Mount TBR 2014 e TBR Pile 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário