quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Opinião: "Para ti, Uma Vida Nova"

Autor: Tiago Rebelo
Editor: Edições Asa
Edição/reimpressão: Dezembro de 2010
ISBN: 9789892308944
Páginas:136

Sinopse: Sempre que ia fazer surf para o Guincho, Cristina esquecia-se do mundo. Para ela havia, nesses momentos, apenas o seu corpo na prancha e a imensidão azul - mar e céu. No embalo das ondas não pensava na sua agenda totalmente preenchida, nas inúmeras solicitações que tinha enquanto mulher de um bem-sucedido empresário da Comunicação Social e directora da mais recente aquisição do marido, o diário O Popular. Esquecimento e desafio, era isso que procurava em cada ida ao Guincho. Mas a beleza pura e agreste daquela praia viria a evocar-lhe, um dia, bem mais do que isso, e ao contemplá-la seria invadida por uma outra beleza que se misturava com aquela, mas que tinha tonalidades incrivelmente profundas e ricas. Conheceria Miguel ali e seria também ali que iria sentir a força e o espírito de um amor intenso, corajoso e rebelde, um amor que viria a mudar para sempre a trajectória da sua vida. Mas, por enquanto, Cristina concentrava-se apenas nos tubos azuis e brancos das ondas e não sonhava ainda que viria a apaixonar-se por um dos jornalistas mais creditados d’O Popular.

A minha opinião: Esta foi a minha estreia nos romances de Tiago Rebelo. Já tinha lido as suas Breves Histórias de Amor e tinha gostado da escrita do autor, tendo ficado muito curiosa para ler um dos seus romances. A escolha acabou por recair neste Para ti, Uma Vida Nova, que comprei na Feira do Livro este ano.

É uma história de amor contemporânea, entre duas pessoas de certo modo perdidas e que, quando se encontram, se complementam. Miguel é um homem recentemente divorciado que conhece uma surfista, de seu nome Cristina, no Guincho, e se encanta com ela. Podia ter sido um encontro completamente casual não fosse o facto de Cristina ser a nova directora d'O Popular, o jornal onde Miguel trabalha. Cristina é casada, mas não é feliz, apenas conformada, pois sonha em ser mãe e o marido, mais velho, não quer ter filhos. Também Cristina se encanta com Miguel, especialmente quando conhece o seu filho e vê como pai e filho interagem. A relação entre ambos parece inevitável, mas será o casal capaz de ultrapassar mal-entendidos e sobreviver ao destino?

Gostei da história e da forma como o autor aproveitou acontecimento verídicos para enquadrar a história. Sei que este foi um dos primeiros romances do autor, o que me deixa com expectativas para os que escreveu depois.

Classificação: 3

Sem comentários:

Enviar um comentário