Autor: Georges Simenon
Série: Maigret #74
Série: Maigret #74
Tradutor: Pedro Sousa Pires
Colecção: Obras de George Simenon - Série Maigret
Editor: Edições Asa
Edição/reimpressão: Março de 2009
ISBN: 9789892303208
Páginas: 144
Sinopse: O negociante de vinhos mais bem-sucedido de Paris, Oscar Chabut, é encontrado morto. Oscar foi alvejado à porta de um elegante palacete, onde clientes discretos alugam quartos para tratarem de assuntos – também eles – discretos. Todos os indícios parecem apontar para um crime passional. Mas Maigret fica surpreendido ao deparar-se com uma curiosa ausência de dor na família e amigos da vítima. Uma investigação mais apurada da vida e dos hábitos de Oscar Chabut revela alguns traços desagradáveis na sua personalidade. E o móbil do criminoso pode não ser o mais óbvio…
A minha opinião: Não conhecia as histórias do inspector Maigret e provavelmente não as conheceria tão depressa não fosse uma promoção da Bertrand no ano passado em que este livro era oferta na compra de dois livros da Agatha Christie. Como todas as desculpas são boas para aumentar a minha colecção de livros da Agatha Christie, aproveitei para conhecer esta personagem criada por Georges Simenon.
Embora tenha simpatizado com o inspector Maigret (achei bastante simpática a forma como a sua vida familiar é descrita, bem como a importância que o inspector dá à comida), a história desapontou-me. Ficamos a saber quem foi o culpado bastante cedo, embora a sua identidade só seja revelada mais para o final, o que não dá espaço para a imaginação, para tentarmos perceber quem foi o assassino. E, considerando a personalidade da vítima, teria sido interessante pôr o leitor a adivinhar a identidade do assassino, uma vez que todos pareciam ter motivos para matar o negociante de vinhos.
Não sei se terá sido só nesta história ou se é característico das histórias de Maigret, mas não fiquei com curiosidade para ler os restantes livros.
Classificação: 2
Sem comentários:
Enviar um comentário