segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Opinião: "The Golden Key Legacy"

Autor: AJ Nuest
Série: The Golden Key Legacy #1-4
Editor: HarperImpulse
Edição: Novembro de 2015
ISBN: 9780008170844
Páginas: 336
Origem: Oferecido pela autora em troca de uma opinião honesta 

Sinopse: RONE award-winning author AJ Nuest is taking us back to the realm of Caedmon and Rowena, in a breathtaking follow up to The Golden Key Chronicles.

Since the day of her birth, Princess Faedrah Austiere has been defined by her place within the kingdom. As the single heir to the half-blood gypsy king and his prophesied white queen, she is fiercely protected, shuttered inside an ivory castle and well-trained in the art of war. Yet neither her obligations as future queen nor the black infestation threatening her kingdom fail to hinder the mysterious pull of the antique armoire hidden in her parents' bedchamber. And stealing the golden key for a leap through time is the only way to confront the dark lord haunting her dreams.

One face. The image of one defiant, relentless woman has been stuck in Rhys McEleod's head ever since he was old enough to paint her luscious curves on the canvas. But the day she walks into his life off the street--sexier than hell and itching for a fight--he's not convinced she's the same women he's envisioned since childhood. That is, not until he spots the golden key around her neck--an object he'd never fully shown in any of his paintings.

Now if he could just persuade his lovely muse he's not the enemy. Unless the elusive Faedrah Austiere learns to trust him, he'll never have her in his bed--the one place he's convinced she belongs.

The complete collection, including the novellas
A Furious Muse
The Sacrifice
A Wizard Rises
A Time of Reckoning

A minha opinião: The Golden Key Legacy é composto por quatro novelas e é uma sequela de The Golden Key Chronicles, mas pode ser lido isoladamente, embora eu tenha ficado com pena de não ter lido por ordem. É que a protagonista de The Golden Key Legacy é filha do casal protagonista de The Golden Key Chronicles, e este tem um papel importante aqui também. Para além disso, julgo que teria um maior impacto o confronto com o vilão, já que é comum a ambos os livros.

Quanto à construção do mundo, embora acredite que teria um maior entendimento do mesmo caso tivesse lido o livro anterior, ainda assim a autora faz um excelente trabalho a estabelecê-lo e consegui compreendê-lo sem grandes dificuldades.

Basicamente, a história divide-se entre o presente onde se encontra o herói, Rhys McEleod, e o passado onde está a heroína, Faedrah Austiere. Faedrah é uma princesa, herdeira do trono, e foi treinada toda a vida para assumir esse papel. Vive uma vida protegida pelos pais e pelos súbditos, mas não é uma donzela indefesa, pois foi também treinada na arte da guerra pelo seu primo Vaighn. Mas ultimamente Faedrah é atormentada por pesadelos com o feiticeiro que continua a atormentar o seu reino, e estes estão cada vez piores. E compelem-na a utilizar o armário que funciona como um portal entre o passado e o futuro, o mesmo portal que está proibida pelos pais de sequer se aproximar...

Entretanto, no presente, Rhys continua a fazer o que sempre fez desde que se lembra: pinta a mulher que povoa os seus sonhos desde criança. E começa finalmente a ter sucesso como pintor o que lhe permite ter uma vida mais desafogada, já que cortou completamente relações com o seu pai controlador e manipulador. Só é pena que esse sucesso dependa da venda dos seus quadros, dos quais não se quer separar...

Do outro lado do armário, Faedrah sai por um espelho pendurado na parede do apartamento de Oliver e John, também eles personagens do livro anterior, e eles mostram-lhe o quadro dela que acabaram de comprar... Faedrah convence-se que o pintor é o feiticeiro que a atormenta e vai à galeria procurá-lo.

A última coisa que Rhys esperava era que a mulher dos seus sonhos (literalmente) lhe aparecesse à frente em carne e osso e a exigir todo o tipo de coisas estranhas, acusando-o de coisas ainda mais estranhas... Mas nada disso lhe interessa, pois assim que descobre que ela é real, ele quere-a só para si. Mesmo depois de ela o deixar inconsciente...

A facilidade com que o derrotou convence Faedrah da inocência de Rhys. Mas as estranhas sensações que ele desperta nela não o tornam menos perigoso. Contudo, quando tudo parece apontar para que seja o pai dele o feiticeiro maligno que atormenta o seu reino (não é um spoiler, pois é bastante óbvio bastante cedo), não tem outro remédio a não ser aliar-se a ele. Possivelmente em mais do que uma forma...

A Faedrah é uma protagonista fantástica. Não precisa de ninguém para a proteger (ela, literalmente, kicks ass), mas é, ao mesmo tempo, carinhosa e extremamente dedicada aqueles que ama. E o Rhys não a tenta impedir de ser quem é, mesmo que tente protegê-la, nem sente a sua masculinidade ameaçada por ela. Eles complementam-se muito bem e são mais fortes juntos por isso mesmo.

Mas também os personagens secundários são fantásticos, os pais da Faedrah, os seus "tios" (são tão fofos), o Nate, o Vaighn, todos eles desempenham um papel fundamental na história e são suficientemente caracterizados para se tornarem reais. A única personagem da qual não gostei tanto como poderia, foi mesmo do vilão porque o achei um bocado uni-dimensional. Era o típico vilão dos contos de fadas e não tinha propriamente um motivo de jeito para ser mau...

Já tinha lido um conto de AJ Nuest, incluído numa colectânea de contos de Natal, mas agora fiquei ainda com mais vontade de ler os seus livros. Para já, tenho muita vontade de ler a história dos pais de Faedrah e de como tudo começou. Depois, quero muito que ela escreva uma história para o Vaighn, o primo dela (e a autora confirmou que pretende fazê-lo eventualmente). Tenho uma predilecção especial por histórias com viagens no tempo e esta alia-as a magia! Como não gostar? Para além do mais a criação do mundo está muito bem feita, assim como a caracterização dos personagens. Tenho a certeza que, depois de ler o primeiro livro, ficarei a entendê-las ainda melhor.

Classificação: 4

Sem comentários :

Enviar um comentário