sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Opinião: "Fangirl"

www.wook.pt/ficha/fangirl/a/id/15285326?a_aid=4e767b1d5a5e5&a_bid=b425fcc9
Autor: Rainbow Rowell
Editor: Pan Macmillan
Edição/reimpressão: Janeiro de 2014
ISBN: 9781447263227
Páginas: 480

Sinopse: Cath and Wren are identical twins, and until recently they did absolutely everything together. Now they're off to university and Wren's decided she doesn't want to be one half of a pair any more - she wants to dance, meet boys, go to parties and let loose. It's not so easy for Cath. She's horribly shy and has always buried herself in the fan fiction she writes, where she always knows exactly what to say and can write a romance far more intense than anything she's experienced in real life.

Now Cath has to decide whether she's ready to open her heart to new people and new experiences, and she's realizing that there's more to learn about love than she ever thought possible ...

A tale of fanfiction, family, and first love

A minha opinião: Eu tinha expectativas para este livro. Muitas expectativas. E, por as ter, também tinha algum receio quando iniciei esta leitura. Mas, felizmente, os meus receios eram infundados e as minhas expectivas foram largamente superadas! Considerem-me, a partir de agora, a mais recente convertida à genialidade de Rainbow Rowell! Afinal eu consigo adorar livros young adult com histórias perfeitamente reais e contemporâneas (pelo menos se forem escritos por ela)...

O meu interesse por este livro foi espicaçado pelas muitas opiniões positivas que li por essa internet fora, mas foi só depois de ter começado a seguir a autora no twitter (e perceber que partilhamos interesses e opiniões) que realmente fiquei com vontade de ler um dos seus livros. Numa compra de impulso, resolvi-me por este Fangirl.

E foi impossível não me identificar com a protagonista, Cath, que deixa a sua casa para ir para a faculdade e tem de se adaptar a novas pessoas e novas situações. O que se torna ainda mais complicado quando se é introvertida como ela... Embora com as devidas diferenças, revi-me em muitas situações vividas pela Cath, o estar longe de casa pela primeira vez, o ajustar a um novo cenário e diferentes expectativas (nossas e de nós), totalmente diferentes das do secundário, e a dificuldade em lidar com o facto de que as pessoas à nossa volta parecem estar a ajustar-se bem melhor do que nós à nova realidade - been there, done that.

E depois há ainda um outro factor de identificação: é que eu descobri o Harry Potter quando estava na faculdade e foi aí que, juntamente com colegas, vivi a expectativa do próximo lançamento e descuti exaustivamente a história. E Rainbow Rowell é também ela, claramente, uma fã de Harry Potter, uma vez que criou todo um universo semelhante (à volta do personagem Simon Snow), acerca do qual a protagonista escreve fanfiction. E a sua ficção é bastante conceituada no meio, tendo ela própria (enquanto Magicath) uma legião de fãs.

Fangirl é uma história de crescimento, sobre a entrada na idade adulta e de como isso não significa necessariamente abandonar as coisas que são importantes para nós. Adorei a Cath e identifiquei-me com ela em tantas coisas. É difícil quando, de repente, nos vimos num meio desconhecido, longe de casa, e toda a gente menos nós parece estar a adaptar-se bem. E adorei que ela se mantenha fiel a si mesma sempre. E adorei a relação dela com o pai. E, obviamente, adorei a relação dela com o Levi, tão fofinha e, mesmo apesar daquele malfadado passo dele em falso, ele redime-se em grande e está sempre lá para ela, e nunca a força a nada e é, simplesmente, o namorado perfeito!

Tenho a sensação que escrevi muito, mas acabei por contar muito pouco, mas talvez tenha sido pelo melhor. Assim não estrago a ninguém o prazer de descobrir esta história fantástica!

Claro que agora quero ler TODOS os livros da autora, principalmente o próximo, que irá sair em Outubro e que se intitulará Carry On e que, "coincidentalmente", é o título da fanfiction que a Cath está a escrever em Fangirl. OMD!

Classificação: 5

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios TBR Pile 2015, Mount TBR 2015 e Monthly Key Word Challenge 2015 (Girl)

2 comentários:

  1. Este é sem dúvida o livro desta autora que mais me desperta curiosidade. Como vai ser lançado um por cá, fico à espera que o próximo seja este.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que seja... Este livro merece all the love!

      Eliminar