segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Opinião: "O Meu Coração Entre Dois Mundos"

Título original: Still Me
Autor: Jojo Moyes
Série: Me Before You #3
Tradutor: Ana Maria Chaves e Márcia Montenegro
Editor: Porto Editora
Edição/reimpressão: Outubro de 2018
ISBN: 9789720030979
Páginas: 472


Sinopse: Quando Lou Clark chega a Nova Iorque está convencida de que vai conseguir recomeçar uma nova vida e sente-se confiante para enfrentar todos os desafios, apesar dos milhares de quilómetros que a separam de Sam. Lou está determinada a aproveitar o mais possível a situação em que se encontra – vive e trabalha em Manhattan para uma família super-rica e vê-se inserida na alta sociedade nova-iorquina. E é assim que conhece Joshua Ryan, um homem que lhe traz recordações do passado. Em breve, Lou ver-se-á perturbada por aquele encontro, o que a leva a questionar-se sobre quem é a verdadeira Lou Clark e como poderá reconciliar as duas partes de um coração separado por um oceano.

Jojo Moyes dá vida, uma vez mais, a Lou Clark – a personagem de Viver depois de ti e Viver sem ti -, através de uma história que nos fala de lealdade, escolhas e, sobretudo, esperança.


A minha opinião: (Contém spoilers para o livro anterior e alguns para este) Como fiz para os livros anteriores da série, vou começar por fazer alguns reparos em relação à edição portuguesa:
  • a tradução do título. Embora seja até bastante apropriado à história, teria gostado muito mais se tivesse sido Ainda Eu
  • a capa. Ainda que a modelo da capa não corresponda à minha imagem da Lou, é uma boa capa que representa bastante bem a história. 
Tinha grandes expectativas para o final da história da Lou. Infelizmente, fiquei um bocadinho decepcionada... Pensei que fosse uma confirmação do amor entre a Lou e o Sam e, embora seja, não gostei da forma como a autora lá chegou. 

Começa onde o anterior terminou, com Lou a chegar a Nova Iorque onde será uma espécie de dama de companhia. A adaptação não é muito fácil, pois não só os novos patrões são de um mundo à parte, a sua nova patroa, a segunda mulher de um empresário rico, e imigrante na América, começa a depender em demasia dela. Lou acaba enredada numa teia de enganos e decepções na qual não sabe muito bem como navegar. 

Como se isso não bastasse, a diferença de horários e a natureza do trabalho de ambos faz com que a comunicação com o Sam não seja fácil. E quando ele a vem visitar não corre muito bem. E ainda há a nova colega do Sam da qual a Lou não consegue deixar de sentir ciúmes... 

E depois há o pormenor que quase me fez desistir do livro: numa festa na qual a patroa insiste que Lou a acompanhe, ela conhece um homem que podia ser um sósia do Will. A sério??? Não podia ser só alguém que a fizesse lembrar-se dele, não, tinha de ser fisicamente parecido... Tão desnecessário... 

Enfim, o Sam faz porcaria (que decepção Sam! E eu que era tão tua fã...), a Lou começa a adaptar-se à sua nova vida só para ver o tapete ser puxado de debaixo dos seus pés e acaba por se envolver com o doppelganger do Will. Mas as parecenças dele com o Will que a Lou e nós conhecemos são apenas físicas e ela lá acaba por se aperceber disso. 

No final, Lou tem de escolher entre conformar-se ou ser fiel a si mesma e todos sabemos o que o Will teria querido que ela escolhesse. É um final apropriado para a sua jornada, uma jornada de auto-conhecimento e independência. Continuo a adorar a Lou, mas acho que ela merecia melhor... 

O que realmente fez a história valer a pena, para mim, foram as personagens secundárias: a irmã da Lou, também ela numa viagem de auto-conhecimento, a mãe, o pai, o avô e o sobrinho, a filha do Will e a vizinha idosa com o seu cãozinho chamado Dean Martin. Todos eles foram absolutamente deliciosos. 

Espero que a autora não continue a história. Eu, provavelmente, não irei ler. 


Classificação: 4


Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário