quinta-feira, 8 de maio de 2014

Opinião: "A Princesa de Gelo"

www.wook.pt/ficha/a-princesa-de-gelo/a/id/14828338?a_aid=4e767b1d5a5e5&a_bid=b425fcc9
Título original: Isprinsessan
Autor: Camilla Läckberg
Série: Fjällbacka #1
Tradutor: Ricardo Gonçalves (do inglês)
Editor: Dom Quixote
Edição/reimpressão: Novembro de 2010
ISBN: 9789722041454
Páginas: 400

Sinopse: De regresso à cidadezinha onde nasceu depois da morte dos pais, a escritora Erica Falk encontra uma comunidade à beira da tragédia. A morte da sua amiga de infância, Alex, é só o princípio do que está para vir. 
Com os pulsos cortados e o corpo mergulhado na água congelada da banheira, tudo leva a crer que Alex se suicidou.
Quando começa a escrever uma evocação da carismática Alex, Erica, que não a via desde a infância, vê-se de repente no centro dos acontecimentos. Ao mesmo tempo, Patrik Hedström, que investiga o caso, começa a perceber que as coisas nem sempre são o que parecem.

Mas só quando ambos começam a trabalhar juntos é que vem ao de cima a verdade sobre aquela cidadezinha com um passado profundamente perturbador...

A minha opinião: A Princesa de Gelo é o primeiro livro de uma série policial passada na cidade de Fjällbacka, na Suécia. Esta é a minha estreia nos mistérios policiais escandinavos, tão em voga actualmente, e posso dizer que fiquei fã! Na verdade, apetece-me bater a mim própria por ter demorado tanto tempo a ler este livro, uma vez que já o tenho na estante há mais de um ano...

A história inicia-se com a descoberta do corpo de Alex, que aparentemente se suicidou na banheira. A descoberta do corpo é feita por Erica Falk, a sua melhor amiga na infância, mas de quem se afastou na adolescência. Erica e Alex perderam completamente o contacto quando Alex e os seus pais deixaram repentinamente a cidade, mas agora Alex tinha voltado a frequentá-la aos fins de semana.

Eventualmente, o caso é declarado um homicídio e um dos detectives encarregados do caso é Patrik Hedström, antigo colega de escola de Erica, e por quem sempre teve um fraquinho. Por isso, agora que o destino os voltou a reunir, e que ambos estão livres e desimpedidos (ele divorciado e ela solteira), Patrik decide não perder mais tempo e convida Erica para jantar.

Este foi um dos pontos fortes da história para mim, a forma como acompanhamos o desenvolvimento da relação entre ambos, ao mesmo tempo que ambos investigam o assassinato de Alex. Os suspeitos abundam, bem como os segredos, tornando-se rapidamente evidente que ninguém conhecia realmente Alex, nem a sua amiga e sócia, nem o seu marido. Alex tinha um caso extra-conjugal e estava grávida, o que aponta logo para dois potenciais suspeitos. Mas há também um segredo do seu passado, passível de explicar o porquê de se ter afastado de Erica na adolescência e de ter abandonado a cidade, uma estranha ligação à família mais poderosa da cidade e uma ainda mais estranha ligação ao bêbado da cidade. Parece óbvio que apenas desvendando todos os segredos de Alex serão capazes de encontrar a razão porque foi morta e, assim, identificar o assassino.

Outra coisa que me agradou bastante foi o facto da autora não se ter centrado apenas no mistério. Para além do desenvolvimento da relação entre Patrik e Erica, temos ainda os problemas de Patrik no trabalho ao ter de lidar com um chefe incompetente e ansioso por reclamar créditos alheios e, quanto a Erica, esta tem de lidar com a morte repentina dos pais e com o marido abusivo da irmã que a manipula completamente.

Ora bem, se gostei tanto, porque é que não lhe dei a classificação máxima? Por um lado porque o mistério foi previsível, embora não tenha identificado o assassino muito antes de este nos ser revelado. Por outro, porque achei que houve ali alguma incoerência na personagem do cunhado de Erica. Não quero revelar demasiado, mas digamos apenas que, de acordo com aquilo que a autora nos revela sobre ele, quando se dá um certo acontecimento, não me convence que ele não tenha reagido. Tendo em conta que é o primeiro livro da série, tenho a certeza que ainda vamos vê-lo, mas mesmo assim, seria expectável uma reacção imediata da sua parte.

Em todo o caso, foi uma estreia bastante auspiciosa com a autora e tenho grandes expectativas para o resto da série.

Classificação: 4

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios TBR Pile 2014, Mount TBR 2014, Monthly Key Challenge 2014 (princess) e What's in a Name? 2014 (position of .

2 comentários: