terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Teaser Tuesday (51)

Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pela MizB do blog Should Be Reading.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao calhas
  • Partilhar duas frases dessa página. CUIDADO PARA NÃO INCLUIR SPOILERS!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

O meu teaser esta semana:
"Mrs. Allerton estremeceu. - O amor pode ser um sentimento medonho.
  - É por essa razão que quase todas as grandes histórias de amor são tragédias."
~ p. 270, “Morte No Nilo” de Agatha Christie

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A capa mais bonita (38)

A capa mais bonita é uma rubrica semanal do Tantos Livros Tão Pouco Tempo (inspirada na rubrica Cover Vs Cover do blog Library Mosaic) na qual cada semana é escolhido um livro e são comparadas a capa da edição original (sempre que possível) e a capa da edição portuguesa e, através de uma votação, é elegida a capa mais bonita.

Na semana passada a votação gerou alguma discussão... Espero que voltem a comentar esta semana! Mas vamos aos resultados. Com 12 votos contra 4, a capa mais bonita é a da edição portuguesa de Mil Noites de Paixão.

Esta semana comparamos as edições original e portuguesa de O Cerco de Krishnapur de J.G. Farrell. Escolhi este livro porque a capa portuguesa me despertou a atenção. E prefiro-a à original. E vocês?

Capa Inglesa
Capa Portugal
l l l l l l l l l l l l l l l l l
Qual a capa mais bonita?
Capa Inglaterra
Capa Portugal
  
pollcode.com free polls 

sábado, 28 de janeiro de 2012

Lembrete: Concurso Literário Breve História de Amor


Ainda têm até terça-feira, dia 31, para enviar as vossas histórias de amor para brevehistoriadeamor@gmail.com.

Não se esqueçam que o vencedor receberá uma colecção completa e autografada dos livros do Tiago Rebelo publicados pela ASA.

Participem!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Friday's Photo (50)

Fonte
Bom fim de semana e boas leituras!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Theme Thursday - Muito

Theme Thursdays é uma rubrica semanal, que funciona de quinta a quinta, organizada pela kavyen do blog Reading between Pages.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Um tema será colocado online todas as semanas (à quinta)
  • Pegar no livro que estamos a ler e escolher uma conversa/fragmento/frase
  • Mencionar o autor e o título do livro no post
  • É importante que o tema seja mencionado na frase (embora esta não tenha, necessariamente, de conter a palavra)

O tema desta semana é - MUITO

"- Ouvi falar muito de si, monsieur Poirot, e sei que é um homem muito inteligente. Acontece que preciso urgentemente de alguém que me ajude... e penso que o senhor é muito possivelmente a pessoa indicada."

~ p. 50-51, “Morte No Nilo" de Agatha Christie

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Opinião: "Mil Noites de Paixão"

Título original: Lord of a Thousand Nights
Autor: Madeline Hunter
Série: Medieval Series #6
Tradutor: Ana Álvares
Editor: Edições Asa
Edição/reimpressão: Janeiro de 2012
ISBN: 9789892316727
Páginas: 336

Sinopse: Eles não têm absolutamente nada em comum.
Lady Reyna é uma mulher virtuosa e erudita, que preferia morrer a quebrar uma promessa ou voto.
Ian de Guilford é um sensual mercenário, um cavaleiro errante cujo temperamento fogoso lhe valeu a alcunha de Senhor das Mil Noites.
Ela não conhecia a sua fama quando, fazendo-se passar por cortesã, transpôs as linhas inimigas com um plano desesperado para salvar o seu povo. Agora que está frente a frente com o guerreiro a cujos encantos, diz-se, é impossível resistir, Reyna apercebe-se de que subestimou o seu inimigo. Ele está decidido a tudo para subjugar a sua virtude. A bem do seu povo, ela não pode ceder... e a sua audácia leva-a a fazer algo com que nunca sonhou: pôr em jogo o seu coração.

A minha opinião: Este foi o primeiro livro de Madeline Hunter que li, mas não será o único! Apesar de não ser um género que leia muito (nem sei se alguma vez o tinha lido), gostei muito deste romance de época. Reyna e Ian são um casal amoroso, ela a viúva respeitável e virtuosa, ele o amante incansável conhecido como o Senhor das Mil Noites. Não podiam ser mais diferentes, mas nestas coisas já se sabe que os opostos se atraem. E como se atraem!

A autora consegue incluir na história a dose certa de sensualidade e consegue tornar bastante credível a mútua e crescente atracção entre os protagonistas.

A história centra-se quase totalmente nos protagonistas, Ian e Reyna, e por isso, ficamos a conhecer essas personagens bastante bem, para o que contribui o facto de a história nos ser contada do ponto de vista de ambos. São personagens complexas, com um passado que explica muitas das suas acções e comportamentos, e com as quais me consegui relacionar.

Fiquei especialmente curiosa para ler Casamento de Conveniência e O Protector, uma vez que os casais protagonistas destes livros são também personagens de Mil Noites de Paixão. 

Classificação: 4

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Teaser Tuesday (50)

Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pela MizB do blog Should Be Reading.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao calhas
  • Partilhar duas frases dessa página. CUIDADO PARA NÃO INCLUIR SPOILERS!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

O meu teaser esta semana:
"- De facto não é um caso de vida ou de morte - concordou Mrs. Otterbourne.
  Mas neste aspecto estava redondamente enganada - porque era um caso de vida ou de morte de que se tratava."
~ p. 36, “Morte No Nilo” de Agatha Christie

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A capa mais bonita (37)

A capa mais bonita é uma rubrica semanal do Tantos Livros Tão Pouco Tempo (inspirada na rubrica Cover Vs Cover do blog Library Mosaic) na qual cada semana é escolhido um livro e são comparadas a capa da edição original (sempre que possível) e a capa da edição portuguesa e, através de uma votação, é elegida a capa mais bonita.

Na semana passada foi elegida como a capa mais bonita a da edição espanhola de Lágrimas na Chuva, com 14 votos contra 3.

Esta semana comparamos as edições original e portuguesa de Mil Noites de Paixão de Madeline Hunter. Esta é de caras, gosto muito mais da capa portuguesa, acho-a muito mais atractiva. E vocês?

Capa EUA
Capa Portugal
l l l l l l l l l l l l l l l l l
Qual a capa mais bonita?
Capa Americana
Capa Portuguesa
  
pollcode.com free polls 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Friday's Photo (49)

Fonte
Bom fim de semana e boas leituras!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Opinião: "O Rapaz do Pijama às Riscas"

Título original: The Boy in the Striped Pyjamas
Autor: John Boyne
Tradutor: Cecília Faria e Olívia Santos
Revisor: Ana Maria Chaves  
Editor: Edições Asa
Edição/reimpressão: Março de 2010
ISBN: 9789724153575
Páginas: 176

Sinopse: Bruno, de nove anos, nada sabe sobre a Solução Final e o Holocausto. Ele não tem consciência das terríveis crueldades que são infligidas pelo seu país a vários milhões de pessoas de outros países da Europa. Tudo o que ele sabe é que teve de se mudar de uma confortável mansão em Berlim para uma casa numa zona desértica, onde não há nada para fazer nem ninguém com quem brincar. Isto até ele conhecer Shmuel, um rapaz que vive do outro lado da vedação de arame que delimita a sua casa e que estranhamente, tal como todas as outras pessoas daquele lado, usa o que parece ser um pijama às riscas.

A amizade com Shmuel vai levar Bruno da doce inocência à brutal revelação. E ao descobrir aquilo de que, involuntariamente, também ele faz parte, Bruno vai, inevitavelmente, ver-se enredado nesse monstruoso processo.

A minha opinião: Esta foi uma opinião que me custou muito a escrever. Isto porque a história deste livro é tão poderosa que me custa revivê-la... Este é mesmo um pequeno grande livro!

A premissa é genial. E se o Comandante dos campos de concentração de Auschwitz se mudasse para lá com a sua família, mas nunca explicasse aos seus filhos o que significava o local onde estavam? É assim que a história começa, com Bruno, de nove anos, a chegar a casa, em Berlim, e a ser informado que toda a família se iria mudar. Esta foi uma decisão que desagradou bastante a Bruno que assim se viu afastado dos avós e dos amigos. Mas o pior foi quando chegou à sua casa nova e constatou que ficava no meio do nada, completamente isolada e sem outras crianças com quem pudesse brincar. Quer dizer, não totalmente sem crianças, pois Bruno podia ver, da janela do seu quarto, centenas de pessoas, crianças inclusivé. O curioso é que todas se encontravam do outro lado de uma vedação e todas usavam pijamas às riscas.

Apesar de avisado que não se deve aproximar da vedação, Bruno parte uma tarde numa exploração e encontra Shmuel, um menino da sua idade, sentado do outro lado da vedação. Começam a conversar e depressa descobrem muitas coisas em comum (talvez a principal o facto de que ambos desejavam sair dali e voltar para casa) e assim começa a amizade entre Bruno e Shmuel, que se encontram praticamente todos os dias naquele local, cada um de um lado da vedação, sem puderem brincar, mas apenas conversar.

Através da inocência dos nove anos de Bruno é-nos contada a história de um dos mais atrozes crimes contra a Humanidade alguma vez cometidos. O facto de não conseguir pronunciar Auschwitz (diz Acho-Vil) e Führer (diz Fúria) e de inicialmente pensar que a vedação está lá para o impedir de passar para o outro lado são dois exemplos da inocência de Bruno. Esta foi uma história que me lembrou bastante de um dos meus filmes favoritos, A Vida É Bela porque em ambos os casos, as maiores atrocidades são suavizadas pela inocência do olhar de uma criança.

Em pesquisas descobri que o autor foi bastante criticado por este excessivo desconhecimento da realidade por parte de Bruno, mas confesso que não me fez confusão. Após a chegada da família a Auschwitz, Bruno e Gretel (a sua irmã), são completamente negligenciados, tanto pelo pai que só se preocupa com o trabalho e a carreira, como pela mãe que se entrega aos seus licorzinhos medicinais e a uma amizade que se adivinha colorida com um sargento. Por este motivo, e porque as crianças têm uma forma de bloquear informação que não compreendem e/ou pressentem dolorosa, não me chocou que Bruno não se apercebesse do que realmente se passava do outro lado da vedação.

O final é pungente, mas também esta história nunca poderia ter um final feliz...

Classificação: 4

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios Mount TBR 2012 e Color Coded 2012 (riscas).

Theme Thursday - Vem

Theme Thursdays é uma rubrica semanal, que funciona de quinta a quinta, organizada pela kavyen do blog Reading between Pages.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Um tema será colocado online todas as semanas (à quinta)
  • Pegar no livro que estamos a ler e escolher uma conversa/fragmento/frase
  • Mencionar o autor e o título do livro no post
  • É importante que o tema seja mencionado na frase (embora esta não tenha, necessariamente, de conter a palavra)

O tema desta semana é - VEM

"- Então vinde, que raio. E trazei os outros. Tendes razão, não há como saber o que nos espera."

~ p. 118, “Mil Noites de Paixão" de Madeline Hunter

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Teaser Tuesday (49)

Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pela MizB do blog Should Be Reading.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao calhas
  • Partilhar duas frases dessa página. CUIDADO PARA NÃO INCLUIR SPOILERS!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

O meu teaser esta semana:
"- Sorte a vossa que não era veneno - acrescentou ele.
 - Eu não tinha uma receita de veneno."
~ p. 24, “Mil Noites de Paixão” de Madeline Hunter

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A capa mais bonita (36)

A capa mais bonita é uma rubrica semanal do Tantos Livros Tão Pouco Tempo (inspirada na rubrica Cover Vs Cover do blog Library Mosaic) na qual cada semana é escolhido um livro e são comparadas a capa da edição original (sempre que possível) e a capa da edição portuguesa e, através de uma votação, é elegida a capa mais bonita.

E depois de uma longa pausa, A capa mais bonita está de volta! A última votação consagrou como a capa mais bonita a da edição portuguesa de Escândalo, com 8 votos contra 4.

Esta semana comparamos as edições original e portuguesa de Lágrimas na Chuva de Rosa Montero. Não gosto mesmo nada da capa da edição portuguesa e, mesmo não achando a capa original nada de extraordinário prefiro-a. E vocês?

Capa Espanha
Capa Portugal
l l l l l l l l l l l l l l l l l
Qual a capa mais bonita?
Capa Espanhola
Capa Portuguesa
  
pollcode.com free polls 

domingo, 15 de janeiro de 2012

Opinião: "À Beira do Abismo"

Título original: The Big Sleep
Autor: Ray­mond Chan­dler
Série: Phillip Marlowe #1
Tradutor: Carlo Magalhães
Editor: Contraponto
Edição/reimpressão: Julho de 2009
ISBN: 9789896660383
Páginas: 200

Sinopse: Em Los Angeles, Sternwood - um velho paraplégico confinado a uma cadeira de rodas - procura os serviços do detective privado Philip Marlowe por estar a ser chantageado por um vigarista. Contudo, Marlowe vê o seu trabalho dificultado pelas duas filhas do general que frequentam os locais menos recomendáveis de Los Angeles, e isto ainda antes de tropeçar no primeiro cadáver…

A minha opinião: À Beira do Abismo é a primeira aventura do detective privado Philip Marlowe. Nesta sua primeira aventura, Marlowe é contratado pelo general Sternwood, um velhote muito debilitado, paraplégico, mas ainda bastante orgulhoso. Sternwood está a ser chantageado com umas notas promissórias de uma suposta dívida contraída por uma das suas filhas e contrata Marlowe para tratar do assunto. E não demora muito até Marlowe encontrar o primeiro cadáver... Quanto mais Marlowe investiga, mais as filhas de Sternwood parecem estar relacionadas com o caso. E depois há a questão do genro de Sternwood que desapareceu misteriosamente...

Gostei de Marlowe, um detective desbocado, inteligente e intuitivo, com queda para se meter em sarilhos e uma tendência para procurar a verdade, mesmo que saiba que se vai meter em problemas. Mas foi praticamente a única coisa de que gostei...

A outra coisa de que gostei foi da descrição do ambiente de Los Angeles no final dos anos 30. Por um lado o glamour e por outro a escumalha e pelo meio o detective privado. Gostei bastante.

E agora o que não gostei. Para começar a forma como as mulheres são caracterizadas irritou-me. As mulheres de À Beira do Abismo são parvinhas, deficientes mentais, interesseiras, maquiavélicas, mulheres fatais, sedutoras, mimadas, infantis... Bolas, é que não há uma que se aproveite! Parece que a única qualidade que o autor concede às mulheres é a beleza.

E depois a forma como a história é contada também não me agradou particularmente, mas aqui admito que se trata de gosto pessoal. Eu gosto de histórias em que temos de esperar até ao final para descobrir a identidade do assassino, com suspense e twists. E aqui não encontrei nada disso... Marlowe vai descobrindo um novo cadáver à medida que descobre o assassino do anterior. Há crime com fartura, mas não há mistério!

Duas notas finais para a edição portuguesa. Em primeiro lugar, a tradução de algumas expressões pareceu-me estranha e, a certa altura, surge a palavra "Mausão" ao invés de "Mauzão", um erro que facilmente teria sido evitado utilizando um corrector ortográfico.

A segunda nota tem a ver com o título. Mas afinal quem é que é suposto estar à beira do abismo? O título original (The Big Sleep) tem uma explicação no penúltimo parágrafo que se perde na tradução portuguesa...

Classificação: 2

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios Mount TBR 2012, Mystery & Suspense 2012 e Vintage Mystery Reading 2012.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Friday's Photo (48)

Fonte
Bom fim de semana e boas leituras!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Novidades Livros D'Hoje

O Novo Norte - O Mundo em 2050
Laurence C. Smith
Sinopse: O mundo em 2050 será radicalmente diferente do de hoje. Países do norte — nomeadamente Canadá, Rússia e Escandinávia — subirão à custa dos do sul. Lugares como Nova Zelândia, Argentina e Brasil também serão vencedores. Os padrões de migração humana serão drasticamente alterados — e o local onde nascemos será ainda mais crucial nas nossas vidas.
O Novo Norte explora as «quatro forças motrizes» que estão a modificar o mundo: a mudança climática, o crescimento populacional, a globalização e o esgotamento dos recursos. Mais do que isso, tenta-se prever como estas irão moldar o mundo até 2050. Este é um livro sobre pessoas e os fatores que determinam onde e como elas vivem, examinando mais cuidadosamente os países do extremo norte — Escandinávia, Canadá, Gronelândia —, que têm a ganhar com as mudanças em curso.

Um Longo Regresso a Casa
Gail Caldwell
Sinopse: «Esta é uma velha história: eu tinha uma amiga com quem partilhava tudo, até que ela morreu e também isso nós partilhámos.
Um ano depois de ela ter partido, quando eu julgava já ter ultrapassado a loucura daquele sofrimento inicial, caminhava no parque de Cambridge onde durante anos Caroline e eu passeámos os cães. Era uma tarde de inverno e o local estava vazio – a estrada fazia uma curva, não havia ninguém à minha frente nem atrás de mim e eu senti uma desolação tão grande que, por momentos, os meus joelhos ficaram imóveis. “O que estou aqui a fazer?”, perguntei-lhe em voz alta, habituada agora a conversar com uma melhor amiga morta. “Devo seguir em frente?”»

Novidades Asa

O Amor Acontece em 2012
E o Romance começa agora...

Mil Noites de Paixão
Madeline Hunter
Sinopse:  Eles não têm absolutamente nada em comum.
Lady Reyna é uma mulher virtuosa e erudita, que preferia morrer a quebrar uma promessa ou voto.
Ian de Guilford é um sensual mercenário, um cavaleiro errante cujo temperamento fogoso lhe valeu a alcunha de Senhor das Mil Noites.
Ela não conhecia a sua fama quando, fazendo-se passar por cortesã, transpôs as linhas inimigas com um plano desesperado para salvar o seu povo. Agora que está frente a frente com o guerreiro a cujos encantos, diz-se, é impossível resistir, Reyna apercebe-se de que subestimou o seu inimigo. Ele está decidido a tudo para subjugar a sua virtude. A bem do seu povo, ela não pode ceder... e a sua audácia leva-a a fazer algo com que nunca sonhou: pôr em jogo o seu coração.

O Nascimento de Vénus
Sarah Dunant
Sinopse: Alessandra Cecchi tem quase quinze anos quando o pai, um próspero mercador de tecidos, contrata um jovem pintor para pintar um fresco na capela do palazzo da família. Alessandra é uma filha da Renascença, tem uma mente precoce e um temperamento artístico… e rapidamente fica inebriada pelo génio do pintor.
Muitos anos depois, a irmã Lucrezia morre no convento onde passou grande parte da sua vida. Perplexas, as outras freiras observam a estranha serpente tatuada no seu corpo.
É que, antes de entrar para o convento, a irmã Lucrezia era Alessandra. Jovem, bela e inteligente, ela viveu o esplendor e luxo da Florença renascentista, conviveu com os ricos e poderosos, criou, amou, transgrediu... Como foi ela parar àquele convento? O que significa a tatuagem na sua pele? Quais foram afinal as causas da sua morte?
Romance de amor, mistério e arte, O Nascimento de Vénus dá-nos a conhecer um irreverente elenco de mulheres inesquecíveis, que nos abrem as portas da Florença renascentista, um dos mais formidáveis centros de cultura e arte da história da humanidade.

A Vida Secreta das Princesas Árabes
Jean Sasson
Sinopse: Sultana é o pseudónimo de uma corajosa princesa da Arábia Saudita. Ela é uma das dez filhas da família real mas a sua vida, rodeada de luxo e riquezas inimagináveis, está longe de ser um conto de fadas. No seu país, as mulheres – qualquer que seja o seu estrato social – estão sujeitas à tirania ditada por um fanatismo religioso que promove a poligamia, dá ao homem o poder de castigar cruelmente qualquer mulher e incentiva os casamentos forçados, as mutilações e a violência sexual, as execuções por apedrejamento ou afogamento.
Quando aceitou contar a sua história à jornalista e escritora Jean Sasson, Sultana sabia que estava a pôr em risco a própria vida. Foi conscientemente que abdicou da sua segurança pessoal para denunciar o brutal quotidiano das mulheres sauditas. A sua voz dá-nos a conhecer um mundo no qual a sumptuosidade e a extravagância coexistem com a violência e a barbárie. A princesa partilha connosco a sua intimidade e a das mulheres que a rodeiam: as suas filhas, primas, amigas… mas, na sua franqueza e coragem, ela fala por todas as mulheres.   
Este volume reúne os livros:
SULTANA – A VIDA DE UMA PRINCESA ÁRABE
AS FILHAS DA PRINCESA SULTANA
DESERTO REAL

E, não sendo um romance, não posso deixar de destacar esta novidade...

A visita inesperada
Agatha Christie
Sinopse: Numa noite de nevoeiro cerrado, o carro de Michael Starkwedder despista-se numa estrada rural. Em redor, há apenas uma casa isolada. Quando Michael se aproxima para tentar pedir ajuda, o cenário com que se depara é arrepiante: numa cadeira de rodas, jaz o cadáver de um homem; a seu lado, está uma atraente mulher com uma arma na mão. A solução do caso parece simples, não fosse o facto de o morto ter uma longa lista de inimigos. Michael percebe que está perante o cadáver de um monstro. Quem de entre os muitos alvos da sua malvadez poderá ter cometido o crime? A resposta pode estar dentro da própria casa e dos seus inúmeros suspeitos…

Theme Thursday - Saber

Theme Thursdays é uma rubrica semanal, que funciona de quinta a quinta, organizada pela kavyen do blog Reading between Pages.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Um tema será colocado online todas as semanas (à quinta)
  • Pegar no livro que estamos a ler e escolher uma conversa/fragmento/frase
  • Mencionar o autor e o título do livro no post
  • É importante que o tema seja mencionado na frase (embora esta não tenha, necessariamente, de conter a palavra)

O tema desta semana é - SABER

"- Nunca se sabe - disse Bruno, que não queria ver o seu acidente ser relegado para segundo plano (afinal, tinha sido o acontecimento mais excitante desde que tinha chegado). - Pode ser pior do que parece."

~ p. 73, “O Rapaz do Pijama às Riscas" de John Boyne

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Teaser Tuesday (48)

Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pela MizB do blog Should Be Reading.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao calhas
  • Partilhar duas frases dessa página. CUIDADO PARA NÃO INCLUIR SPOILERS!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

O meu teaser esta semana:
"Brody tentou agarrar o pequeno revólver, que estava muito perto da sua cara, mas falhou. Ouviu-se um estampido pouco forte."
~ p. 79, “À Beira do Abismo” de Ray­mond Chan­dler

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Desafio Vintage Mystery Reading 2012


ATTENTION: This post will be writen in Portuguese and English.

Confirma-se, tenho mesmo um problema! Mas este é o último, eu prometo!

Participei na edição de 2011 e, depois da Bev tão gentilmente ter feito um mini-desafio de 4 livros, não resisti a inscrever-me.

O Desafio Vintage Mystery Reading 2012 é organizado pelo blog My Reader's Block e consiste em ler, em 2012, livros escritos antes de 1960 que se enquadrem no género mistério. Mas a novidade este ano é que os livros se devem enquadrar num tema.

O tema que escolhi é Cherchez le Homme: 4 livros de autores masculinos OU 4 livros com detectives masculinos.

Os livros escolhidos podem ser utilizados noutros desafios, e também não há obrigatoriedade de fazer uma lista prévia, pelo que irei escolhendo ao longo do ano. Os autores também podem ser repetidos, sendo apenas necessário ler dois diferentes.

Para mais informações, ou se estiverem interessados em participar, cliquem na imagem à direita no blog.



No doubt about it, I have a problem! But this is the last one, I promise!

I've participated in the 2011 edition and, since Bev has so kindly added a Mini-Challenge Level, I couldn't resist signing in.

The Vintage Mystery Reading Challenge 2012 is organized by My Reader's Block and it consists of reading, in 2012, books that are from the mystery category and that have been written before 1960.

I chose the level Cherchez le Homme: 4 books by male authors OR 4 books with male detectives.

The books can crossover into other challenges and you don't have to pick what you want to read ahead of time so I'll just pick them throughout the year. You can also repeat authors just as long as you read at least two different vintage authors.

For more informations, or to join in, check the button on the right.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Desafio Color Coded 2012


ATTENTION: This post will be writen in Portuguese and English.

Acho que sou capaz de ter um problema... Cá estou eu a inscrever-me noutro desafio...

Este é organizado pelo blog My Reader's Block e consiste em ler, em 2012, 9 livros com as seguinte cores no título:
  1. Um livro com "Azul" no título.
  2. Um livro com "Vermelho" no título.
  3. Um livro com "Amarelo" no título.
  4. Um livro com "Verde" no título.
  5. Um livro com "Castanho" no título.
  6. Um livro com "Preto" no título.
  7. Um livro com "Branco" no título.
  8. Um livro com qualquer outra cor no título (Roxo, Laranja, Turquesa, Rosa, Magenta, etc.)
  9. Um livro com uma palavra que implique cor (arco-íris, bolinhas, xadrez, estampado, risca, etc.)
Os livros escolhidos podem ser utilizados noutros desafios e não há obrigatoriedade de fazer uma lista prévia, pelo que irei escolhendo ao longo do ano.

Para mais informações, ou se estiverem interessados em participar, cliquem na imagem à direita no blog.


I think I may have a problem... Here I am signing up for another challenge...

This one is organized by My Reader's Block and it consists of reading, in 2012, 9 books with the following colors in the title:
  1. A book with "Blue" in the title.
  2. A book with "Red" in the title.
  3. A book with "Yellow" in the title.
  4. A book with "Green" in the title.
  5. A book with "Brown" in the title.
  6. A book with "Black" in the title.
  7. A book with "White" in the title.
  8. A book with any other color in the title (Purple, Orange, Turquoise, Pink, Magneta, etc.).
  9. A book with a word that implies color (Rainbow, Polka-dot, Plaid, Paisley, Stripe, etc.).
The books can crossover into other challenges and you don't have to pick what you want to read ahead of time so I'll just pick them throughout the year.

For more informations, or to join in, check the button on the right.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Friday's Photo (47)

Fonte

E são mesmo!

Bom fim de semana e boas leituras! E, já agora, um bom Dia de Reis!

Theme Thursday - Novo

Theme Thursdays é uma rubrica semanal, que funciona de quinta a quinta, organizada pela kavyen do blog Reading between Pages.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Um tema será colocado online todas as semanas (à quinta)
  • Pegar no livro que estamos a ler e escolher uma conversa/fragmento/frase
  • Mencionar o autor e o título do livro no post
  • É importante que o tema seja mencionado na frase (embora esta não tenha, necessariamente, de conter a palavra)

O tema desta semana é - NOVO

"O rapaz alto da jaqueta espreitou pela fresta, rosto pálido e tenso, e assim que me viu fechou rapidamente a porta. Ainda vi atrás dele, no chão, uma quantidade de caixotes de madeira forrados com jornais e cheios de livros que um homem de fato-macaco novinho em folha, arrumava."

~ p. 50, “À Beira do Abismo" de Ray­mond Chan­dler

Pedido de leitores beta

A Liliana Lavado é (segundo a própria) uma escritora nos tempos livres e está a tentar reunir um grupo de leitores beta para finalizar os seus livros.

Se estiverem interessados, consultem este link para mais informações.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Resoluções de Ano Novo

Fonte

E com o início de um novo ano, não podia deixar de listar as minhas resoluções para 2012. Muitas já eram resoluções de 2011, mas continuam pertinentes, pelo que se mantêm na lista.

Assim, estas são as minhas resoluções para 2012:
  1. Ler 30 livros. Aproveitando a boleia do desafio do Goodreads, e uma vez que consegui ler 29 em 2011, vou tentar fazer conta certa este ano.
  2. Ler mais livros que já tenho na estante. Até arranjei um desafio para me ajudar neste objectivo, espero mesmo conseguir cumpri-lo.
  3. Comprar menos livros. Como já disse num post anterior, entre aquisições, presentes, trocas e livros ganhos em passatempos, em 2011 vieram-me parar à estante 72 novos livros. Uma vez que só li 29, o balanço continua a ser negativo...
  4. Continuar a utilizar a biblioteca.
  5. Continuar a ler autores portugueses.
  6. Completar os quatro desafios de leitura em que me inscrevi.

Quanto ao que vou ler em 2012, gostava de:
  1. Ler um livro de Jane Austen (porque adorei Orgulho e Preconceito e quero conhecer as restantes obras da autora);
  2. Ler um livro de Saramago (porque, apesar de ter lido As Pequenas Memórias em 2011, sinto que ainda não li Saramago por ainda não ter lido nenhuma das suas obras de ficção); 
  3. Ler um livro de Tiago Rebelo (porque, depois de ter lido Breve História de Amor, fiquei com muita vontade de ler um dos seus romances);
  4. Ler um livro de Isabel Allende (porque é uma das minhas autoras favoritas e já tenho saudades dos seus livros);
  5. Ler um livro de Gabriel García Márquez (porque é um autor que tenho muita vontade de descobrir, mas que tenho vindo a adiar);
  6. Ler um livro de Mario Vargas Llosa (porque é um autor que fiquei com vontade de descobrir após ganhar o Prémio Nobel da Literatura); 
  7. Ler mais livros de Sandra Brown (porque é também uma das minhas autoras preferidas);
  8. Ler o quarto livro da série O Clube das Investigadoras;
  9. Ler o quarto livro da série Dexter (já percebi que não vai ser publicado pela Bertrand, pelo que vou encomendá-lo em inglês);
  10. Ler os livros inspirados pela série Castle;
  11. Começar a ler a série Southern Vampire Mysteries que inspirou a série televisiva True Blood (espero que seja este ano).

E pronto, estas são as minhas resoluções de ano novo. Em 2011 portei-me bem, vamos lá ver como me porto este ano...

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Viagens Literárias 2011

E pronto, para finalizar o balanço das leituras de 2011, só faltava mesmo analisar quais os locais por onde "viajei" nos livros que li.

Nos mapas que se seguem, os livros estão localizados nos locais onde a acção principal da história ocorre. Nalguns casos, em que os locais são inventados, mas as áreas onde os mesmos se localizam são referidas e reais, os livros foram localizados na área respectiva. Apenas dois livros não foram localizados por não darem qualquer indício do local onde a acção se passa.


Mais uma vez, foi maioritariamente pela América do Norte e pela Europa que mais viajei. Nenhuma das minhas leituras se passava na Ásia, em África ou na Oceânia. Mas li dois livros passados na América do Sul e outros dois em Portugal...


Mas foi, sem dúvida pela Grã-Bretanha que mais viajei este ano.



Onde será que as minhas leituras me levarão este ano?

Cliquem nas imagens para ver em maior pormenor.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Teaser Tuesday (47)

Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pela MizB do blog Should Be Reading.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao calhas
  • Partilhar duas frases dessa página. CUIDADO PARA NÃO INCLUIR SPOILERS!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

O meu teaser esta semana:
"Voltei a embrulhar o livro e guardei-o debaixo do banco. Um esquema assim, à vista de toda a gente, devia gozar de ampla protecção."
~ p. 30, “À Beira do Abismo” de Ray­mond Chan­dler

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Os melhores de 2011

Fonte

2011 foi um ano de excelentes leituras. Entre clássicos e contemporâneos, muitos dos livros que li em 2011 foram direitinhos para a estante dos favoritos no Goodreads!

Os favoritos de 2011, por ordem de leitura:
  • Orgulho e Preconceito, de Jane Austen
  • Jane Eyre, de Charlotte Brontë
  • A Mulher do Viajante no Tempo, de Audrey Niffenegger
  • O Décimo Terceiro Conto, de Diane Setterfield
  • Rapariga Com Brinco de Pérola, de Tracy Chevalier

Menções honrosas:
  • Vidas Trocadas, de Sandra Brown 
  • Capitães da Areia, de Jorge Amado
  • O Natal de Poirot, de Agatha Christie

As autoras revelação do ano foram Audrey Niffenegger, Diane Setterfield e Tracy Chevalier. Sem dúvida vou querer ler mais livros destas autoras!

As autoras que mais li foram Agatha Christie (3 livros) e Sandra Brown (2 livros).

Quanto aos piores, destaco A Música do Acaso de Paul Auster. Apesar de reconhecer o mérito da escrita, não gostei mesmo nada da história.

A maior desilusão foi The Picture of Dorian Gray de Oscar Wilde, provavelmente porque tinha demasiadas expectativas.