sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Opinião: "O Silêncio da Água"

www.wook.pt/ficha/o-silencio-da-agua/a/id/10952311?a_aid=4e767b1d5a5e5&a_bid=b425fcc9
Autor: José Saramago
Ilustrador: Manuel Estrada
Editor: Editorial Caminho
Edição/reimpressão: Janeiro de 2011
ISBN: 9789722123938
Páginas: 24

Sinopse: «Voltei ao sítio, já o Sol se pusera, lancei o anzol e esperei. Não creio que exista no mundo um silêncio mais profundo que o silêncio da água. Senti-o naquela hora e nunca mais o esqueci.» A partir de uma recordação de infância, José Saramago compôs uma fábula universal que sobressai pela sua sabedoria. Manuel Estrada, um dos maiores artistas gráficos contemporâneos, recria com mestria toda a doçura desta história memorável.

A minha opinião: Nem sei dizer há quantos anos não lia um livro infantil... Mas este era uma das propostas de leitura da Comunidade de Leitores e despertou-me a atenção.

O Silêncio da Água conta-nos a história de um menino que sai de casa dos avós para ir pescar no rio e acaba por ver o isco e o anzol serem levados por um peixe. Mas ao invés de admitir a derrota, fica determinado em capturar o peixe e não deixar que ele leve a melhor.

Uma coisa que notei aquando da leitura foi o quanto a história me parecia uma versão infantil de O Velho e o Mar. Ao mesmo tempo o texto não me parecia texto de livro infantil (mas aqui podia ser eu que já não estou habituada). E foi só quando cheguei ao final é que percebi que o texto de O Silêncio da Água é um fragmento do livro As Pequenas Memórias de José Saramago. E achei uma ideia gira e que, do que me lembro do livro, até tem potencial para dar origem a mais livros do género. Continuo com a desconfiança de que o texto não funcione muito bem num livro infantil, mas, como já referi, não estou familiarizada com o género, pelo que pode ser apenas impressão minha.

Já as ilustrações são muito giras, e há sempre palavras e letras incluídas nas mesmas, o que me agradou muitíssimo.

Classificação: 4

Sem comentários:

Enviar um comentário