terça-feira, 28 de abril de 2015

Top Ten Tuesday - Livros que contêm protagonistas femininas com excesso de peso

Top Ten Tuesday é uma rubrica original do site The Broke and the Bookish, na qual, cada semana, nos é dado um tema para o qual devemos fazer uma lista.

Esta semana o tema é livros que contêm personagens com... E somos nós que escolhemos o quê. Escolhi focar-me em livros que contêm protagonistas femininas com excesso de peso. Infelizmente, não consigo fazer um top 10, porque só estou a contar com livros que já li (com uma excepção, mas vi o filme e isso tem de contar, certo?), por isso aqui fica o meu top 7, por ordem de leitura:

1. What's a Witch to Do? de Jennifer Harlow - a protagonista é Mona McGregor, uma bruxa de 35 anos, solteira, com peso a mais e a criar as duas sobrinhas. Já estava conformada com a sua sorte quando, de repente, se vê alvo das atenções, não de um, mas de dois homens. Bónus: o protagonista masculino é um herói beta que idolatra a Mona.

2. Ripped de Sarah Morgan - a protagonista é Hayley Miller, que não é propriamente gorda, mas mais curvilínea, e que tem o maior wardrobe malfunction que já li... Não tem propriamente problemas de auto-estima está, sim, desiludida com o sexo oposto. Felizmente há um atraente italiano que lhe devolve a fé nos homens...

3. His for Christmas de Jennifer Haymore - é uma pequena novela em que a protagonista, Lady Amelia Witherspoon, é uma jovem apaixonada desde sempre pelo seu vizinho. No entanto, uma noite ouve-o fazer comentários depreciativos em relação ao seu aspecto e acaba por casar com outro. Anos depois, e já viúva, reencontra-o e percebe que os seus sentimentos por ele não mudaram. Mas como esquecer aquela noite que para sempre lhe retirou a pouca auto-estima que tinha?

4. Amor e Chocolate de Dorothy Koomson - ao contrário do que é comum, a protagonista deste livro, Amber Salpone, não tem problemas de auto-estima (excepto durante um pequeno momento, cortesia da sua frienemy...), sabe que tem peso a mais, sabe que não devia comer chocolate, mas come na mesma e vive bem consigo própria. Também ajuda o facto do seu amigo colorido não ter nada a apontar ao seu aspecto...

5. A Grande Revelação de Julia Quinn - como é possível ficar indiferente a Penelope Featherington, apaixonada desde sempre por Colin Bridgerton, mas sem qualquer ilusão em relação a ele? Neste livro ela já está mentalizada que fica para tia e aceita-o sem problemas, já que o único homem com quem poderia algum dia casar é Colin. E isso nunca irá acontecer, certo? É que Penelope não é só gordinha, é também apagada, e Colin só a vê como uma amiga. Ou será que sim?

6. The V-Spot de Wendy S. Marcus - a protagonista, Emma, é uma enfermeira com excesso de peso e que não consegue perceber por que raio é que Brody, que é atraente, famoso e pode ter qualquer mulher que queira, está interessado nela. Mas está e ainda bem!

7. O Diário de Bridget Jones de Helen Fielding - esta é a minha pequena batota porque ainda não li o livro, mas um top de heroínas literárias que não incluísse a Bridget Jones nunca poderia estar completo...

Sem comentários:

Enviar um comentário