Top Ten Tuesday é uma rubrica original do site The Broke and the Bookish, na qual, cada semana, nos é dado um tema para o qual devemos fazer uma lista.
Esta semana é-nos pedido que indiquemos as coisas que mais gostamos nas capas dos livros ou, em alternativa, as que menos gostamos. Resolvi dividir a lista e fazer cinco de cada.
Top 5 de coisas que gosto nas capas de livros:
- Vestidos bonitos - eu sei que esta é uma moda que chateia muita gente, mas eu adoro uma capa com um vestido magnífico.
- Corpetes - uma moda que surgiu associada aos romances eróticos. Adoro e são meio caminho andado para me chamar a atenção.
- Ilustrações - em Portugal não há muito, infelizmente, o hábito de editar capas ilustradas, geralmente recorre-se sempre à fotografia, o que é uma pena, pois já tenho visto autênticas obras de arte na forma de capas de livros.
- Casas com aspecto misterioso - claro que convém que haja uma casa de aspecto misterioso na história, mas adoro essas capas que, imediatamente, me remetem para ficção histórica com um toque de mistério.
- Paisagens - gosto quando as capas retratam o local onde a história se passa, especialmente se for mesmo exemplificativa de um sítio onde se passa algo de relevante para a história.
Top 5 de livros que achei que ia gostar menos:
- Que a capa não reflicta o conteúdo - Odeio quando uma capa remete para um certo género, mas a história é de um género diferente. Um exemplo perfeito é o da edição portuguesa de O Segredo de Sophia. A sério, não se deixem enganar por aquela capa que não tem mesmo nada a ver com o conteúdo... Mas também pode ser a história ser um romance de época e a foto da capa remeter para contemporâneo (e não, meter a mansão ao fundo não resolve a situação).
- Que o modelo da capa não reflicta o personagem do livro - acaba por estar, de certo modo, relacionado com o anterior, mas detesto que a capa tenha uma modelo loura, quando o autor se dá a tanto trabalho para nos descrever a beleza do cabelo negro da personagem...
- Máscaras, algemas ou chicotes - e todas as outras que vieram por acréscimo ao fenómeno de As Cinquenta Sombras de Grey. Não acho bonitas e, definitivamente, não acho sexy.
- Cabeças cortadas - a sério, qual é a piada de ter uma pessoa decapitada na capa do livro? Ou, pior ainda, com os olhos cortados?
- Que a mesma imagem seja utilizada em meia dúzia de livros diferentes, apenas com uma ou outra alteração - pessoalmente, chateia-me quando começo a ver a mesma imagem em dois ou três livros diferentes, parece que se trata do mesmo livro, mas não... Felizmente não me chateia só a mim, que até há uma lista no goodreads (se votarem não editem para remover capas duplicadas senão estragam tudo...).
Também adoro vestidos nas capas! E são muito foleiros mas também gosto daquelas capas tipo Fábio. xD Não saio com o livro mas sou capaz de ir a correr para casa para ver se arranjo o e-book. xD
ResponderEliminarJá tenho visto ficção histórica com máscaras, mas só aí gosto delas. Odeio a moda das Cinquenta Sombras, parece que as capas têm todas o mesmo tom azul acizentado e objetos banais que nem sei se têm que ver com a história. Ele é sapatos, chaves, sofás. Dá ideia que andam a ver stock images ou sites de decoração e moda, gostam de alguma coisa completamente random, aplicam-lhe um filtro e zás! Capa feita. É isso e as capas com gajas e flores... Parece a lei do menor esforço.
Hehehe, as capas tipo Fabio também podem ser muito fixes, mas algumas são medonhas...
Eliminar