sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Opinião: "The Tragedy Paper"

www.wook.pt/ficha/the-tragedy-paper/a/id/14958720?a_aid=4e767b1d5a5e5&a_bid=b425fcc9
Autor: Elizabeth LaBan
Editor: Alfred A. Knopf BFYR
Edição/reimpressão: Janeiro de 2013
ISBN: 9780375870408
Páginas: 320
Origem: Oferecido no NetGalley

Sinopse: Tim Macbeth is a 17-year-old albino and a recent transfer to the prestigious Irving School, where the motto is, "Enter here to be and find a friend." Tim does not expect to find a friend; all he really wants to do is escape his senior year unnoticed. Despite his efforts to blend into the background, he finds himself falling for the quintessential "it" girl, Vanessa Sheller, girlfriend of Irving's most popular boy. To Tim's surprise, Vanessa is into him, too, and she can kiss her social status goodbye if anyone finds out. Tim and Vanessa enter into a clandestine relationship, but looming over them is the Tragedy Paper, Irving's version of a senior year thesis, assigned by the school's least forgiving teacher.

The story unfolds from two alternating viewpoints: Tim, the tragic, love-struck figure, and Duncan, a current senior, who uncovers the truth behind Tim and Vanessa's story and will consequently produce the greatest Tragedy Paper in Irving's history.

A minha opinião: The Tragedy Paper estava disponível para download no NetGalley e, depois de ler a sinopse, resolvi arriscar. E posso dizer que não me arrependi. É um livro dedicado a um público mais jovem (young adult), mas consegui identificar-me com as personagens, pois afinal, também já passei por muitas das coisas por que eles passam. Não todas, felizmente...

É que o título foi muito bem escolhido, na minha opinião, pois ao longo da história, há sempre uma sensação de tragédia iminente. O livro acaba por ter dois protagonistas, Tim e Duncan. Tim é um rapaz de 17 anos, albino, que nunca realmente se enquadrou na escola nem com os outros miúdos da sua idade, e que vai estudar para a Irving School no seu último ano antes da faculdade. Acaba por conhecer e se apaixonar por uma colega, Vanessa, uma rapariga linda que, surpresa das surpresas, também parece gostar dele. Mas Vanessa namora com o rapaz mais popular da escola e os seus encontros têm de ser secretos.

Como convém às escolas particulares de prestígio, a Irving School tem algumas tradições. Uma é o Tragedy Paper, uma espécie de tese que todos os finalistas têm de entregar e cujo tema é, bem, a tragédia. Outra é um jogo dos finalistas, organizado por uma comissão cujos membros são escolhidos entre os alunos do ano anterior que vão ao jogo dos finalistas desse ano e que são responsáveis depois por organizar o jogo do seu ano e por escolher os membros da próxima comissão.

Duncan foi um desses alunos e é a ele que agora cabe a tarefa de organizar o jogo. Mas percebemos que algo (uma tragédia?) aconteceu no jogo do ano anterior o que faz com que Duncan não esteja propriamente ansioso por repetir a experiência... Também percebemos que, o que quer que tenha acontecido, Duncan sente-se culpado, e vamos sabendo ao mesmo tempo que ele, o que realmente aconteceu, pela voz de Tim que deixou a sua história gravada em CDs para Duncan ouvir.

Esta é uma história de tragédia, de como as más escolhas e as más decisões podem mudar a nossa vida para sempre, mas é também uma história de esperança e redenção. Gostei da história e particularmente da forma como a mesma nos é contada.

Classificação: 3

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para o Desafio Fall Into Reading 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário