segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Balanço Mensal (Outubro 2011)

Fonte
Outubro foi um bom mês em termos de leituras. Acabei Bag of Bones de Stephen King e O Misterioso Caso de Styles de Agatha Christie e comecei As Pequenas Memórias de José Saramago.

Quanto a aquisições, este mês portei-me muito bem, pois só comprei dois livros. Mas, em compensação, ganhei dois num passatempo, recebi um do WinkingBooks e a minha mãe comprou outro que estava na minha wishlist! Yay!

Assim sendo, As Pequenas Memórias de José Saramago e Naked Heat de Richard Castle foram comprados por mim, a minha mãe comprou Ricochete de Sandra Brown, e Imperdoável de Patricia MacDonald recebi pelo WinkingBooks. E falando de Sandra Brown, ganhei dois livros da autora num passatempo na sua página do facebook:Charade e Play Dirty. E ganhei um outro livro da autora no Goodreads, mas como ainda não chegou, fica para Novembro...

A capa mais bonita (29)

A capa mais bonita é uma rubrica semanal do Tantos Livros Tão Pouco Tempo (inspirada na rubrica Cover Vs Cover do blog Library Mosaic) na qual cada semana é escolhido um livro e são comparadas a capa da edição original (sempre que possível) e a capa da edição portuguesa e, através de uma votação, é elegida a capa mais bonita.

Com maioria absoluta, a capa vencedora da semana passada foi a da edição americana/britânica de O Misterioso Caso de Styles, com 10 votos.

Esta semana resolvi fazer algo de diferente e comparar as capas das edições portuguesa e internacionais de As Pequenas Memórias de José Saramago. De um modo geral, gosto de todas, excepto da grega, alemã e árabe. E vocês, que acham?

Capa Portugal
Capa Espanha
Capa EUA
Capa Reino Unido
Capa Itália
Capa Grécia
Capa Alemanha
Capa Árabe















































Qual a capa mais bonita?
Capa Portugal
Capa Espanha
Capa EUA
Capa Reino Unido
Capa Italia
Capa Grecia
Capa Alemanha
Capa Arabe

  
pollcode.com free polls 

domingo, 30 de outubro de 2011

Opinião: "O Misterioso Caso de Styles"

Título original: The Mysterious Affair at Styles
Autor: Agatha Christie
Série: Hercule Poirot #1
Tradutor: Carlos Afonso Lobo
Colecção: Obras de Agatha Christie nº10
Editor: Edições Asa
Edição/reimpressão: Maio de 2009
ISBN: 9789724130491
Páginas: 192

Sinopse: Acontecem coisas estranhas em Styles St. Mary...
A anfitriã, Emily, madrasta de John e de Lawrence Cavendish, tem o controlo absoluto da fortuna familiar desde que o marido morreu. É pois natural que aqueles fiquem bastante preocupados quando Emily decide casar com um homem vinte anos mais novo e ainda por cima com um passado suspeito.
O clima de tensão que se sente entre os membros da família Cavendish deixa o capitão Hastings, de visita à mansão, alarmado e convencido de que algo de terrível está para acontecer. E quando os seus piores receios se concretizam e Emily aparece morta no seu quarto, vale-lhe a ajuda do seu velho amigo Hercule Poirot. O reencontro entre ambos é caloroso mas não dissipa a indefinível e ameaçadora presença do mal...

A minha opinião: Este é o primeiro livro em que surge a personagem Hercule Poirot. Ficamos a saber o porquê de Poirot ter ido viver para Inglaterra e também que a amizade com o capitão Hastings já é antiga.

Agatha Cristie é mais uma vez magistral na forma como nos leva numa direcção para, logo de seguida, dar uma volta de 180º... Achei que tinha descoberto praticamente tudo, mas afinal, só tinha descoberto o que a autora quis que descobrisse... Genial!

Apesar de não ser um dos meus favoritos, gostei bastante deste O Misterioso Caso de Styles. Um mistério acolhedor era mesmo o que me estava a apetecer e não fiquei desiludida.

Classificação: 4

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios Mystery & Suspense 2011, 2011 Vintage Mystery Reading e Fall Into Reading 2011.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Friday's Photo (39)

Fonte

Esta semana escolhi uma imagem apropriada para o Halloween (ainda que o mesmo não se celebre por cá).

Bom fim de semana e boas leituras!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Maratona literária: 100 horas em Novembro

Fonte
O site LibraryThing vai organizar mais uma maratona literária, desta feita com a duração de 100 horas! Obviamente não se espera que alguém leia durante 100 horas, espera-se sim, que as 100 horas que dura a maratona sejam aproveitadas para ler o máximo que se puder...

Vai realizar-se das 23h de dia 3 (quinta-feira) às 2h de dia 8 (terça-feira). Mais uma vez, o tema é livre e a inscrição num horário específico não é necessária (mas possível).

Para participar basta estar registado no site, fazer a inscrição aqui, indicando o horário em que iremos ler ou indicando que não nos inscrevemos num horário específico e depois "postar" sobre a experiência numa página que irá estar disponível durante a maratona. Podem também indicar aqui o(s) livro(s) que estão a pensar ler.

Eu vou participar, mas só vou decidir o que vou ler na altura. Se alguém resolver participar também, comente aqui.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

On My Wishlist (7)

On My Wishlist é uma rubrica semanal, organizada pela Carolyn do blog Book Chick City, na qual irei listar as novas adições à minha lista de desejos, quer se tratem de novidades ou de clássicos.

Já está encomendado, mas como só é lançado no início do próximo mês, não resisti a incluí-lo na minha wishlist... O Caderno de Maya é o mais recente livro de Isabel Allende e é o seu primeiro romance contemporâneo o que, confesso, me deixa um pouco apreensiva. Se por um lado tenho confiança no talento da autora, por outro tenho medo que não corresponda às expectativas... Acho que vou ter de esperar para ver!

Título: O Caderno de Maya
Autor: Isabel Allende
Sinopse: Um passado que a perseguia. Um futuro ainda por construir. E um caderno para escrever toda uma vida.

«Sou Maya Vidal, dezanove anos, sexo feminino, solteira, sem namorado por falta de oportunidade e não por esquisitice, nascida em Berkeley, Califórnia, com passaporte americano, temporariamente refugiada numa ilha no sul do mundo. Chamaram-me Maya porque a minha Nini adora a Índia e não ocorreu outro nome aos meus pais, embora tenham tido nove meses para pensar no assunto. Em hindi, Maya significa "feitiço, ilusão, sonho", o que não tem nada a ver com o meu carácter. Átila teria sido mais apropriado, pois onde ponho o pé a erva não volta a crescer.»


Sobre O Caderno de Maya e respectiva protagonista, a autora explica: «esta Maya fez-me sofrer mais do que qualquer outra das minhas personagens». A obra aborda um tema contemporâneo - o da droga - e Allende decidiu escrevê-la simplesmente porque sentia necessidade de contar uma história actual.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Teaser Tuesday (39)

Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pela MizB do blog Should Be Reading. 

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao calhas
  • Partilhar duas frases dessa página. CUIDADO PARA NÃO INCLUIR SPOILERS!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

O meu teaser esta semana:
"De repente, a minha atenção foi atraída para um jovem magro que descia a rua em grandes passadas. A expressão do seu rosto era extraordinária: uma curiosa mistura de terror e agitação."
~ p. 80, “O Misterioso Caso de Styles” de Agatha Christie

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A capa mais bonita (28)

A capa mais bonita é uma rubrica semanal do Tantos Livros Tão Pouco Tempo (inspirada na rubrica Cover Vs Cover do blog Library Mosaic) na qual cada semana é escolhido um livro e são comparadas a capa da edição original (sempre que possível) e a capa da edição portuguesa e, através de uma votação, é elegida a capa mais bonita.

A capa vencedora da semana passada foi a da edição americana de Saco de Ossos, com 6 votos contra 5.

Esta semana comparamos as capas das primeiras edições americana/britânica e portuguesa de O Misterioso Caso de Styles de Agatha Christie. Sem dúvida prefiro a capa americana/britânica pois a portuguesa é simplesmente estranha e perturbante... E vocês, que acham?

Capa EUA e RU
Capa Portugal


Qual a capa mais bonita?
Capa EUA/RU
Capa Portugal
  
pollcode.com free polls 

domingo, 23 de outubro de 2011

Opinião: "Bag of Bones"

Autor: Stephen King
Editor: Hodder & Stoughton
Edição/reimpressão: 2011
ISBN: 9781444720686
Páginas: 660

Sinopse: When Mike Noonan's wife dies unexpectedly, the bestselling author suffers from writer's block. Until he is drawn to his summer home, the beautiful lakeside retreat called Sara Laughs.

Here, Mike finds the once familiar town in the tyrannical grip of millionaire Max Devore. Devore is hellbent on getting custody of his deceased son's daughter and is twisting the fabric of the community to this purpose.

Three-year-old Kyra and her young mother turn to Mike for help. And Mike finds them increasingly irresistible.

But there are other more sinister forces at Sara Laughs. Kyra can feel them too...

A minha opinião:
Este foi um livro que me deixou com sentimentos contraditórios... Por um lado adorei a escrita de Stephen King. A forma como constrói todo o ambiente de uma pequena cidade americana, com a sua mentalidade muito própria, é genial; e a forma como os pequenos detalhes se interligam e acabam por ter a sua importância explicada, também.

Mas, por outro lado, talvez tivesse expectativas muito elevadas que fizeram com que não o apreciasse devidamente. E isto porque estava à espera de uma história de terror que me assustasse e que tornasse o adormecer bastante mais complicado e isso nunca aconteceu. A história nunca me assustou por aí além. Ou talvez porque achei que a história se alongou demasiado. Podia ter, pelo menos, 100 páginas a menos que não se perdia grande coisa...

Depois houve algumas coisas que me irritaram por as achar demasiado irreais (e não, não estou a falar das partes com os fantasmas...) como a cena em que o Mike encontra o Devore e a Rogette (e que não vou contar porque era um spoiler, mas quem já leu percebe o quão irreal, e diria até surreal, aquela cena é) e também a forma como a Kyra, uma bebé de 3 anos, tem conversas e comportamentos de uma criança de, pelo menos, 6 ou 7...

Enfim, acho que teria gostado bastante mais deste livro se o tivesse encarado como um romance e não como um livro de terror...

Classificação: 3

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios Mystery & Suspense 2011 e Fall Into Reading 2011.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Friday's Photo (38)

Fonte
Bom fim de semana e boas leituras!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Teaser Tuesday (38)

Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pela MizB do blog Should Be Reading. 

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao calhas
  • Partilhar duas frases dessa página. CUIDADO PARA NÃO INCLUIR SPOILERS!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

O meu teaser esta semana:
"Senti pela primeira vez que Evelyn Howard, deixara um vazio inexplicável. A presença dela inspirava segurança. Agora essa segurança dissipara-se... e a atmosfera parecia carregada de suspeitas."
~ p. 20, “O Misterioso Caso de Styles” de Agatha Christie

Dia 45 – Próximo livro a ler

Provavelmente será The Picture of Dorian Gray, de Oscar Wilde.



E pronto, assim termino a minha participação no 45 Days Book Challenge. Gostei mais de umas categorias do que de outras e não consegui responder a algumas, mas gostei de participar neste desafio. Espero que tenham gostado de acompanhar as minhas respostas...

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A capa mais bonita (27)

A capa mais bonita é uma rubrica semanal do Tantos Livros Tão Pouco Tempo (inspirada na rubrica Cover Vs Cover do blog Library Mosaic) na qual cada semana é escolhido um livro e são comparadas a capa da edição original (sempre que possível) e a capa da edição portuguesa e, através de uma votação, é elegida a capa mais bonita.

Na semana passada mais uma vez não consegui colocar aqui esta rubrica por falta de tempo... Mas a capa vencedora de há duas semanas foi a da edição portuguesa de Do Fundo do Coração, com maioria absoluta (20 votos!).

Esta semana comparamos as capas das primeiras edições americana e portuguesa de Saco de Ossos de Stephen King. A capa americana é a minha preferida. E vocês, que capa acham mais bonita?

Capa EUA
Capa Portugal


Qual a capa mais bonita?
Capa EUA
Capa Portugal
  
pollcode.com free polls 

Dia 44 – Último livro lido

Bag of Bones, de Stephen King.

domingo, 16 de outubro de 2011

Dia 43 – Livro que marcou a infância

Fonte
A colecção Uma Aventura de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Li e reli os livros desta série, especialmente durante as férias de Verão, em que chegava a ler todos os livros de seguida várias vezes. Tenho também a lembrança de ter um novo livro e não descansar enquanto não chegava ao fim.

Theme Thursday - Sinónimos

Theme Thursdays é uma rubrica semanal, que funciona de quinta a quinta, organizada pela kavyen do blog Reading between Pages.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Um tema será colocado online todas as semanas (à quinta)
  • Pegar no livro que estamos a ler e escolher uma conversa/fragmento/frase
  • Mencionar o autor e o título do livro no post
  • É importante que o tema seja mencionado na frase (embora esta não tenha, necessariamente, de conter a palavra)

O tema desta semana é - SINÓNIMOS (escolhe 2 excertos que contenham sinónimos, por exemplo, se uma frase tem MIÚDO, a outra deve ter BEBÉ ou CRIANÇA)

"I saw the torn topography of her face a moment longer, upturned into the torrencial rain, wet and pale as the light from a florescent bar."

"She was immediately drenched and backed away with her eyes squinched shut, coughing."

~ p. 637 e 638, “Bag of Bones" de Stephen King

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Friday's Photo (37)

Fonte
Bom fim de semana e boas leituras!

Dia 42 – Livro que adoravas e agora detestas

Também não há... Não tenho por hábito reler, mas mesmo assim, se adorei um livro foi porque ele me marcou de alguma forma e, se o reler, e já não o adorar, também não me parece que o vá detestar...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dia 41 – Livro que é um “guilty pleasure”

Mais uma categoria para a qual não consigo indicar nenhum livro... Leio o que gosto e não me importo com o que os outros pensam, por isso não existe nenhum livro que me tenha sentido envergonhada por ler.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

On My Wishlist (6)

On My Wishlist é uma rubrica semanal, organizada pela Carolyn do blog Book Chick City, na qual irei listar as novas adições à minha lista de desejos, quer se tratem de novidades ou de clássicos.

Os livros desta autora já me vêm a despertar a curiosidade há algum tempo... Mas agora estão constantemente a surgir como recomendações no Goodreads e depois da Célia mos ter recomendado decidi que serão livros a adquirir em breve.

Título: O Segredo da Casa de Riverton
Autor: Kate Morton
Sinopse: Como sobrevivem os que presenciam a tragédia?

verão de 1924
Na noite de um glamoroso evento social, um jovem poeta perde a vida junto ao lago de uma grande casa de campo inglesa. Depois desse trágico acontecimento, as suas únicas testemunhas, as irmãs Hannah e Emmeline Hartford, jamais se voltariam a falar.

inverno de 1999
Grace Bradley, de noventa e oito anos de idade, antiga empregada da casa de Riverton, recebe a visita de uma jovem realizadora que pretende fazer um filme sobre a morte trágica do poeta.
Memórias antigas e fantasmas adormecidos, há muito remetidos para o esquecimento, começam a ser reavivados. Um segredo chocante ameaça ser revelado, algo que o tempo parece ter apagado mas que Grace tem bem presente.
Passado numa Inglaterra destroçada pela primeira guerra e rendida aos loucos anos 20, O Segredo da Casa de Riverton é um romance misterioso e uma emocionante história de amor.

Título: O Jardim dos Segredos
Autor: Kate Morton
Sinopse: Uma criança perdida: em 1913 uma criança é encontrada só, num barco que se dirigia à Austrália. Uma mulher misteriosa prometera tomar conta dela, mas desapareceu sem deixar rasto.

Um terrível segredo: no seu 21.º aniversário, Nell Andrews descobre algo que mudará a sua vida para sempre. Décadas depois, embarca em busca da verdade, numa demanda que a conduz até à costa da Cornualha e à bela e misteriosa Mansão Blackhurst.

Uma herança misteriosa: aquando do falecimento de Nell, a neta, Cassandra, depara-se com uma herança surpreendente. A Casa da Falésia e o seu jardim abandonado são famosos nas redondezas pelos segredos que ocultam - segredos sobre a família Mountrachet e a sua governanta, Eliza Makepeace, uma escritora de obscuros contos de fadas. É aqui que Cassandra irá por fim desvelar a verdade sobre a família e resolver o mistério de uma pequena criança perdida.

Dia 40 – Autor(a) cujo talento invejas

Invejar não digo, que é uma palavra demasiado forte, mas os escritores cujo talento mais admiro são também os meus preferidos. Ou seja, Agatha Christie, Isabel Allende e, também, Sandra Brown.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Teaser Tuesday (37)

Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pela MizB do blog Should Be Reading. 

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao calhas
  • Partilhar duas frases dessa página. CUIDADO PARA NÃO INCLUIR SPOILERS!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

O meu teaser esta semana:
"I told her most humbly that I would remember to take in my clothes. I then asked her - feeling like a spy working an embassy party for information - if the house felt all right to her."
~ p. 332, “Bag of Bones” de Stephen King

Dia 39 – Livro que custou a ler

Os Filhos da Meia Noite, de Salman Rushdie. Demorei sete semanas para o ler e o livro só tem 437 páginas...

A verdade é que gostei bastante da história e da leitura, mas simplesmente não é uma leitura fácil, exige muita concentração, e foi provavelmente por isso que demorou tanto.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dia 37 – Livro para os dias chuvosos e Dia 38 – Livro para os dias solarengos

Fonte
Como não respondi no sábado, e porque a minha resposta é semelhante para ambos os dias, resolvi responder aos dois de uma só vez.

Não consigo indicar livros para estas categorias simplesmente porque não associo leituras nem a dias chuvosos, nem a dias solarengos. Geralmente leio o que me apetece naquele momento, independentemente do tempo que faz lá fora... Desde que seja um bom livro (para mim) é só o que importa...

domingo, 9 de outubro de 2011

Dia 36 – Personagem literária que não quererias encontrar num beco

Fonte

O Voldemort. Então se viesse acompanhado por Dementors... não gostava mesmo nada de o encontrar num beco. E nem precisava de ser um beco escuro!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Friday's Photo (36)

Fonte
Bom fim de semana e boas leituras!

Dia 35 – Personagem literária para a qual escreverias um livro

Seria uma personagem inventada por mim, portanto ainda não existe...

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Theme Thursday - Antónimos

Theme Thursdays é uma rubrica semanal, que funciona de quinta a quinta, organizada pela kavyen do blog Reading between Pages.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Um tema será colocado online todas as semanas (à quinta)
  • Pegar no livro que estamos a ler e escolher uma conversa/fragmento/frase
  • Mencionar o autor e o título do livro no post
  • É importante que o tema seja mencionado na frase (embora esta não tenha, necessariamente, de conter a palavra)

O tema desta semana é - ANTÓNIMOS (escolhe 2 excertos que contenham contrários, por exemplo, se uma frase tem ABERTO, a outra deve ter FECHADO)

«'You want to keep cool up there, Mike - Weather Channel says it's going to be hotter than hell in New England all weekend.'»
~ p. 409, “Bag of Bones" de Stephen King