quinta-feira, 28 de julho de 2011

Opinião: "3º Grau"

Título original: 3rd Degree 
Autor: James Patterson (com Andrew Gross) 
Série: O Clube das Investigadoras #3
Tradutor: Dina Antunes 
Editor: Quinta Essência 
Edição/reimpressão: Maio de 2011 
ISBN: 9789898228550 
Páginas: 336

Sinopse: (Atenção - contém spoilers) A detective Lindsay Boxer está a fazer jogging numa bela rua de São Francisco quando uma explosão violenta ecoa na zona. A casa de um magnata da internet irrompe em chamas, e quando Lindsay lá entra à procura de sobreviventes, descobre três pessoas mortas. Uma criança que morava na casa desapareceu - e uma mensagem misteriosa encontrada no local deixa Lindsay e o Departamento da Polícia de São Francisco completamente perplexo.

Em seguida, um proeminente empresário é encontrado morto em circunstâncias bizarras, com outra misteriosa mensagem deixada pelo assassino. Linday pede às amigas que a ajudem a descobrir quem anda a cometer aqueles crimes e porque tenciona matar alguém a cada três dias.

Ainda mais aterrorizante, o assassino tem na mira uma das quatro amigas do Clube das Investigadoras. Qual delas será?

Enquanto a investigação se desenrola, Lindsay trabalha em estreita colaboração com um agente federal encarregado do caso. Ao mesmo tempo, descobre que um membro do clube está a esconder um segredo tão perigoso e inacreditável que pode destruí-las a todas.

A minha opinião: (Atenção - contém spoilers) Depois de ter ficado um bocado desapontada com o segundo livro desta série, as minhas expectativas em relação a este terceiro livro estavam bastante mais baixas. Felizmente James Patterson não desiludiu e este 3º Grau superou todas as minhas expectativas!

Desta feita o Clube das Investigadoras enfrenta não um assassino, mas um grupo de assassinos ideológicos, altamente motivados e perigosos. O seu modis operandi muda de assassinato para assassinato, o que ainda dificulta ainda mais a tarefa de os capturar. É assustador pensar com que facilidade tudo aquilo poderá acontecer, pois, infelizmente, há sempre alguém preparado para matar e morrer pela sua causa. E a recente tragédia na Noruega é um bom exemplo disso mesmo...

E depois há a morte de um dos membros do Clube das Investigadoras... Embora tenha ficado triste porque todas elas tinham já um lugarzinho no meu coração, devo dizer que não se tratou de uma morte gratuita, teve pertinência na história e, arrisco-me a dizer, tornou tudo mais real.

Agora resta-me esperar pela publicação de 4º de Julho para saber se o Clube das Investigadoras vai ter um novo membro ou se fica apenas com três...

Não posso deixar de fazer um reparo. Na minha opinião, a sinopse revela demasiado e, sinceramente, não consigo perceber a última frase...
 

Classificação: 4

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para o Desafio Mystery & Suspense 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário