quinta-feira, 14 de abril de 2011

Opinião: "Vidas Trocadas"

Título original: The Switch
Autor: Sandra Brown
Tradutor: Margarida Malcato
Editor: Quinta Essência
Edição/reimpressão: Fevereiro de 2011
ISBN: 9789898228468
Páginas: 460

Sinopse: (Atenção - contém spoilers) As gémeas Melina e Gillian Lloyd são praticamente iguais, ambas empresárias de sucesso e solteiras. Mas numa coisa são diferentes: Melina é impulsiva, enquanto Gillian gosta de ponderar bem as suas decisões. Além disso, Gillian quer um filho. Sentindo o relógio biológico a avançar inexoravelmente, opta por se submeter a uma inseminação artificial, utilizando esperma de um dador anónimo. A história começa no dia em que ela faz a inseminação.
Nesse dia, Melina acompanha, na sua qualidade de relações públicas, o coronel da NASA Christopher «Chefe» Hart à cerimónia de entrega de um prémio. Mas terá sido mesmo Melina?
A vida do coronel choca, depois interliga-se, com a das gémeas. Uma partida aparentemente inofensiva acaba em catástrofe. Na manhã seguinte a terem trocado de identidades, Melina recebe uma notícia terrível: a irmã fora brutalmente assassinada — e o coronel, apesar de inocente, é o principal suspeito. O que parece de início ser um homicídio de fácil resolução acaba por conduzi-los às montanhas do Novo México onde um louco, cujos planos diabólicos requerem a substituição de Gillian por Melina, está a criar uma «nova ordem mundial». Mesmo que seja apenas parcialmente bem-sucedido, as consequências serão catastróficas e afectarão o mundo inteiro.

A minha opinião: Confirma-se. Sandra Brown é uma das minhas autoras favoritas. Aliás, no que toca ao género policial contemporâneo, é a minha autora preferida. Sendo o terceiro livro que leio da autora, esta consegue surpreender-me a cada nova leitura. Cada história é diferente, a autora não se limita a seguir um modelo dando-nos mais do mesmo, cria novas fórmulas e consegue surpreender. E, embora tenha adivinhado a grande reviravolta na história, a autora reservara-me um autêntico murro no estômago na forma de uma outra reviravolta de que não estava mesmo nada à espera.

Não vou referir nada sobre a história pois acho que a sinopse já revela demasiado. Optei por iniciar a leitura sem ler a sinopse e não me arrependi. Mas acho que o título podia ter tido uma tradução mais literal e ser apenas "A Troca" pois o próprio título, Vidas Trocadas, já me parece demasiado revelador.

Tenho de fazer menção aos problemas de revisão desta edição, problemas que, infelizmente, já começam a ser normais... Mas para além dos "normais" problemas de revisão, desta feita houve um que me chateou particularmente e que posso contar sem revelar nada de importante: logo ao início é referido um grupo designado por DIA (Defesa dos Índios Americanos), que a meio passa a ser DNA (Defesa dos Nativos Americanos?) e no final volta a ser DIA.

Em suma, estou rendida à autora e vou, com certeza, continuar a comprar os seus livros compulsivamente à medida que forem sendo editados. Ah e adorei o pormenor do marcador que vem com o livro ser um calendário.

Classificação: 5

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios Mystery & Suspense 2011 e Spring Reading Thing 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário