sábado, 6 de setembro de 2014

Opinião: "Amor e Chocolate"

www.wook.pt/ficha/amor-e-chocolate/a/id/220015?a_aid=4e767b1d5a5e5&a_bid=b425fcc9
Título original: The Chocolate Run
Autor: Dorothy Koomson
Tradutor: Irene Ramalho
Editor: Porto Editora
Edição/reimpressão: Fevereiro de 2013
ISBN: 9789720041128
Páginas: 416

Sinopse: Amber Salpone não queria sentir-se atraída pelo amigo Greg Walterson, mas não consegue evitar. E, de cada vez que a atracção se concretiza em algo mais, a aventura secreta fica mais perto de se tornar numa relação séria, o que, sendo ele um mulherengo e tendo ela fobia ao compromisso, constitui um grande problema.
Enquanto Amber luta para aceitar o que passou a sentir por Greg, apercebe-se também de que ela e Jen, a sua melhor amiga, estão cada vez mais afastadas. Pouco a pouco, à medida que as duras verdades das vidas de todos vão sendo reveladas, Amber tem de enfrentar o facto de o chocolate não curar tudo e, por vezes, fugir não é opção...

A minha opinião: No final da leitura só conseguia pensar "mas porque é que demorei tanto tempo a ler um livro desta autora?". De facto, demorei demasiado tempo a tirar a limpo o porquê do enorme sucesso desta autora, mas agora percebo... E a parte boa é que tenho muitos livros da autora para conhecer!

Amor e Chocolate é uma história de amor de certa forma incomum. É-nos contada na primeira pessoa por Amber e, por isso, só temos acesso à sua visão dos acontecimentos e aos seus pensamentos. E partilhamos as suas dúvidas e angústias.

No início da história, Amber enfrenta a embaraçosa manhã após ter ido para a cama com o seu amigo Greg. Amber e Greg são amigos há três anos, desde que a sua melhor amiga, Jen, começou a namorar com o melhor amigo dele, Matt, e Amber nunca pensou nele dessa forma. Não que ele não tivesse tentado, mas Greg é um mulherengo e Amber nunca o levou a sério.

Contudo, agora Greg está determinado em provar-lhe que mudou e que está verdadeiramente interessado nela, e Amber acaba por se envolver cada vez mais com ele, sempre à espera do inevitável dia em que tudo termine, ele volte a sair com inúmeras mulheres e a amizade entre eles termine. E, tendo em conta que os seus melhores amigos são um casal, e para evitar constrangimentos futuros, resolvem manter a relação em segredo até perceberem no que vai dar.

Foi muito giro assistir ao desenvolver da relação entre a Amber e o Greg sendo que, uma vez que só temos acesso ao ponto de vista da Amber, não podemos deixar de partilhar as suas dúvidas e angústias, por não sabermos o que se passa do ponto de vista do Greg.

Curiosamente, à medida que a relação entre ambos se vai desenvolvendo, a relação entre Amber e Jen vai-se degradando, Jen começa a mudar e Amber começa a questionar se a amizade entre ambas é realmente tão forte e verdadeira como sempre pensou. Ao mesmo tempo, começa a formar-se uma amizade com as suas colegas de trabalho que não existia antes e que foi divertida de seguir.

Gostei do facto da autora ter centrado a história no romance que cresceu da amizade e não ter recorrido ao facto da Amber ser negra e o Greg branco para incutir dramatismo na história. Nem ao facto da Amber ser assim para o anafadito (ela passa a vida a pensar em chocolate e a comê-lo e não se preocupa minimamente com isso, está perfeitamente confortável na sua pele). São factos mencionados, mas não contribuem significativamente para a história.

Definitivamente vou ler outro livro da autora muito em breve. A sua escrita, perspectiva e sentido de humor agradaram-me imenso e espero poder confirmar que não se tratou de caso único.

Classificação: 4

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios Monthly Key Word Challenge 2014 (run), Mount TBR 2014 e TBR Pile 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário