domingo, 17 de novembro de 2013

Opinião: "A Festa das Bruxas"

www.wook.pt/ficha/a-festa-das-bruxas/a/id/9596235?a_aid=4e767b1d5a5e5&a_bid=b425fcc9
Título original: Hallowe'en Party
Autor: Agatha Christie
Série: Hercule Poirot #36
Tradutor: John Almeida
Colecção: Obras de Agatha Christie nº63
Editor: Edições Asa
Edição/reimpressão: Fevereiro de 2011
ISBN: 9789892310046
Páginas: 208

Sinopse: A famosa escritora de policiais Ariadne Oliver prepara-se para celebrar a Noite das Bruxas em casa de uma amiga. Outra das convidadas é Joyce, uma jovem fã de livros policiais, que confessa ter já assistido a um assassinato. Mas a sua fama de contadora de histórias mirabolantes faz com que ninguém lhe preste atenção. Porém, quando Joyce é encontrada morta nessa mesma noite, Mrs. Oliver questiona se esta última história seria mesmo fruto da sua imaginação. Quem de entre os convidados quereria silenciá-la? Mrs. Oliver não conhece ninguém melhor do que o seu amigo Hercule Poirot para responder a esta questão. Mas nem mesmo para o grande detective será fácil desmascarar o assassino...

A Festa das Bruxas (Hallowe'en Party) foi originalmente publicado em 1969 na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos. Foi adaptado para a televisão em 2010, com David Suchet no papel de Hercule Poirot. 

A minha opinião: Ariadne Oliver já não acha os assassinatos divertidos, mas isso não significa que esteja livre deles... Mais uma vez vê-se envolvida num assassinato e recorre a Poirot para tentar descobrir quem foi que matou a jovem Joyce. É que pouco antes de morrer, Joyce anunciou que tinha testemunhado um assassinato e Mrs. Oliver pensa que poderá ter sido esse o motivo pelo qual foi assassinada.

Poirot começa a sua investigação e rapidamente percebe que ninguém levava Joyce muito a sério, já que tinha o hábito de inventar histórias para ganhar protagonismo, e ninguém parece acreditar que tivesse mesmo testemunhado um assassinato. Mas se era só uma história inventada, porque foi Joyce assassinada? E se era verdade, quem foi que Joyce viu ser assassinado? É isso que Poirot terá de descobrir e, depois de mais um corpo surgir, terá de ser rápido para evitar mais uma morte.

Gosto bastante da Mrs. Oliver, mas neste livro nota-se que estar envolvida em tantos crimes na vida real começa a desgastá-la e, por isso, surge mais apagada, e até um pouco derrotada. Poirot é muito competente, como sempre, e no final tudo acaba por fazer sentido, mas não foi uma história que me deslumbrasse. O que não significa que não a recomende a fãs da autora e do detective das célulazinhas cinzentas... 

Classificação: 4

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios What's in a Name 6 (festa/celebração), Cruisin' thru the Cozies 2013, Mystery/Crime 2013 e Mount TBR 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário