sábado, 6 de abril de 2013

Opinião: "Ligeiramente Casados"

Título original: Slightly Married
Autor:
Bedwyn Saga #1
Tradutor: Margarida Luzia
Editor: Edições Asa
Edição/reimpressão: Março de 2013
ISBN: 9789892322254
Páginas: 332
Origem: Oferecido pela editora em troca de uma opinião honesta 

Sinopse: Como todos os Bedwyn, Aidan tem a reputação de ser arrogante. Mas este nobre orgulhoso tem também um coração leal e apaixonado - e é a sua lealdade que o leva a Ringwood Manor, onde pretende honrar o último pedido de um colega de armas. Aidan prometeu confortar e proteger a irmã do soldado falecido, mas nunca pensou deparar com uma mulher como Eve Morris. Ela é teimosa e ferozmente independente e não quer a sua proteção. O que, inesperadamente, desperta nele sentimentos há muito reprimidos. A sua oportunidade de os pôr em prática surge quando um parente cruel ameaça expulsar Eve de sua própria casa. Aidan faz-lhe então uma proposta irrecusável: o casamento, que é a única hipótese de salvar o lar da família. A jovem concorda com o plano.

E agora, enquanto toda a alta sociedade londrina observa a nova Lady Aidan Bedwyn, o inesperado acontece: com um toque mais ousado, um abraço mais escaldante, uma troca de olhares mais intensa, o "casamento de conveniência" de Aidan e Eve está prestes a transformar-se em algo ligeiramente diferente...

A minha opinião: Foi o primeiro livro de Mary Balogh que li e gostei bastante do seu estilo de escrita. A autora demora o seu tempo a estabelecer o contexto da história, e há toda uma série de pormenores que fogem aos clichés do género. Para começar, os protagonistas não são descritos como lindos de morrer e não há amor nem luxúria à primeira vista. Na verdade, ambos acham o outro bastante sem graça quando se conhecem e não vão lá muito com a cara um do outro. E foi por isso que o romance me pareceu convincente, porque não é imediato, é progressivo apesar de rápido (porque o horizonte temporal do livro é de poucas semanas), mas a forma como a autora o descreve até me fez parecer que se havia passado mais tempo.

E depois há a heroína, Eve Morris, que é independente e teimosa e que só aceita casar-se com Aidan por ser a única hipótese que tem de salvar a herança e a família. E que não se deixa melindrar nem humilhar só por as suas origens não serem aristocráticas.

Aidan também é fantástico, com o seu sentido de honra apuradíssimo, colocando-a à frente de tudo o resto, inclusive da sua própria felicidade. É um verdadeiro cavaleiro andante!

Quanto aos restantes irmãos Bedwyn, a autora dá-nos um pequeno vislumbre deles, principalmente de Wulf, o irmão mais velho e duque de Bewcastle. Não resisti a ir confirmar se aquilo que palpitei no final deste livro estaria correcto e está, o próximo livro será a história de Ralf, curiosamente o irmão que menos ficámos a conhecer neste livro. E o título, Slightly Wicked, promete! Espero que a Asa continue a publicar esta série, pois eu definitivamente quero conhecer as histórias dos restantes irmãos Bedwyn!

Classificação: 4

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios Book Bingo 2013 (autor nunca antes lido) e Spring Reading Thing 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário