sexta-feira, 27 de abril de 2012

Friday's Photo (62)

Fonte
Bom fim de semana e boas leituras!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Theme Thursday - Sim!!!

Theme Thursdays é uma rubrica semanal, que funciona de quinta a quinta, organizada pela kavyen do blog Reading between Pages.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Um tema será colocado online todas as semanas (à quinta)
  • Pegar no livro que estamos a ler e escolher uma conversa/fragmento/frase
  • Mencionar o autor e o título do livro no post
  • É importante que o tema seja mencionado na frase (embora esta não tenha, necessariamente, de conter a palavra)

O tema desta semana é - SIM!!!

"«Nunca ouvi nada.»
 «Nem uma palavra?»
 «Sim, ouvi - mentira, mentira, tens demasiadas horas de voo...»"

~ p. 98, “A Costa dos Murmúrios" de Lídia Jorge

Lançamento de "Sou Mercúrio, Já Fui Água"

Leya em Lisboa

No âmbito da 82ª edição da Feira do Livro de Lisboa, a Leya, em conjunto com o GEM (Grupo de Espeleologia e Montanhismo), vai organizar o primeiro Leya em Lisboa, um desafio que decorrerá nos próximos dias 28 de abril, 5 e 12 de maio, pela cidade de Lisboa, dirigido a toda a família. Trata-se de um percurso literário pela cidade em formato de “peddy paper” e que, no fim, dará prémios às equipas vencedoras.

Cada dia de competição é dedicado a um tema. Lisboa Livrarias será o tema do primeiro dia de prova, a 28 de abril, e as perguntas centrar-se-ão em torno das várias livrarias Leya e parceiras e de outras livrarias históricas da cidade. A prova de 5 de maio será em torno do tema Lisboa Autores,  inspirada na vida e obra dos autores Leya. Finalmente, no dia 12 de maio, o tema da prova será Lisboa Histórica, levando os concorrentes a alguns dos locais mais emblemáticos da cidade através de pistas relacionadas com a Leya, com a Feira do Livro e com a própria cidade.

O percurso do Leya em Lisboa vai se alterando consoante a prova, tendo sempre início numa das livrarias LeYa. No dia 28 de abril, a Leya na Buchholz será o ponto de partida; Dia 5 de maio, será a LeYa no Rossio 11; e, no dia 12 de maio, o percurso irá começar na LeYa no Rossio 23. A primeira prova terá início às 12h30 e as restantes duas começam às 13h30, sendo que todas terminam ao final do dia  na Praça Leya na Feira do Livro, Parque Eduardo VII.

Cada equipa será formada por dois elementos e a vencedora arrecadará dois GPS’s Nuvi 30. As equipas que se classifiquem em 2º e 3º lugar ganharão uma selecção de livros LeYa.

Para mais informações poderá consultar as páginas de facebook da Leya na Feira do Livro e do GEM (grupo de espeleologia e montanhismo).

As inscrições para cada prova são limitadas a 50 equipas e deverão ser feitas para o e-mail leya.em.lisboa@gmail.com com a indicação do nome dos participantes, idades (superior a 12 anos), número de contacto e endereço de e-mail.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Teaser Tuesday (61)

Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pela MizB do blog Should Be Reading.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao calhas
  • Partilhar duas frases dessa página. CUIDADO PARA NÃO INCLUIR SPOILERS!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

O meu teaser esta semana:
"Percebia também que ninguém falava em guerra com seriedade. O que havia ao Norte era uma revolta e a resposta que se dava era uma contra-revolta. Ou menos do que isso - o que havia era banditismo, e a repressão do banditismo chamava-se contra-subversão. Não guerra."
~ p. 62, “A Costa dos Murmúrios” de Lídia Jorge

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Opinião: "A Dark Kiss of Rapture"

Autor: Sylvia Day
Edição/reimpressão: Outubro de 2011
ISBN: 9780982857175
Páginas:46
Smashwords Edition (Ebook gratuito)

Sinopse: Of all the Fallen, Raze's hungers are some of the darkest and most insatiable. His brazen seductions cost him his wings, leaving him soulless and immortal, the most dangerous of seducers. He has roamed the earth for eons, hunting the rogues of his kind and protecting the humans who provide him with blood and sex. He is content with his life and the transient pleasures that flow through it... until one night and one woman change everything.

Kimberly McAdams is smart, beautiful, and wealthy. She can have any man she wants, but the moment she sets eyes on the lethally stunning Raze she knows he's the man she needs. As one searingly erotic night burns into something deeper and far more vital than either of them expected, an adversary from Raze's past sees a chance for revenge. Twisted by hatred, she will take from Raze what was taken from her—the precious gift of love.

 
A minha opinião: Depois de ter lido um conto de Sylvia Day e ter gostado da sua escrita, não resisti a ler outro dos seus contos gratuitos. A Dark Kiss of Rapture é uma prequela de uma série da autora sobre anjos caídos. Neste conto ficamos a saber que os Fallen são anjos que, por se terem apaixonado por humanos e se terem reproduzido, perdem as asas e a alma e são condenados a viver como vampiros na Terra. Também ficamos a saber que há dois tipos de Fallen, os "bons" que aceitam o castigo e trabalham com os anjos no policiamento dos "maus" que acreditam que terem sido transformados em vampiros foi uma oportunidade e que querem formar um exército de humanos transformados em vampiros (minions) para combater os anjos e, assim, sair do seu jugo.

Este conto em particular conta-nos a história de Raze que, ao contrário dos seus amigos Fallen, nunca se apaixonou. Ou seja, o motivo para a queda de Raze foi a luxúria e não o amor. Até que uma noite, num bar, conhece Kim e tudo muda. E é aqui que o conto falha, para mim. Raze e Kim apaixonam-se de forma demasiado rápida e avassaladora para que seja credível.

Gostei bastante do wordbuilding e fiquei até com curiosidade para ler o primeiro livro da série, A Touch of Crimson (que conta a história de Adrian, o anjo que chefia a equipa encarregue de policiar os Fallen), mas este conto desiludiu-me por pretender que acredite que, após uma noite e um dia juntos, o que os protagonistas sentem um pelo outro é amor...

O conto tem um final em aberto pelo que suspeito que a história destes dois ainda seja desenvolvida nos livros.

Classificação: 3

Lançamento de "O Dom do Dinis"


Dia Mundial do Livro

Fonte
“Books are the quietest and most constant of friends; they are the most accessible and wisest of counselors, and the most patient of teachers.”
Charles William Eliot

domingo, 22 de abril de 2012

Opinião: "Naked Heat"

Autor: Richard Castle
Editor: Hyperion
Série: Kikki Heat #2
Edição/reimpressão: 2011
ISBN: 9780786891368
Páginas: 408

Sinopse: When New York’s most vicious gossip columnist, Cassidy Towne, is found dead, Heat uncovers a gallery of high-profile suspects, all with compelling motives for killing the most feared muckraker in Manhattan. But Heat’s murder investigation is complicated by her surprise reunion with superstar magazine journalist Jameson Rook. In the wake of their recent breakup, Nikki would rather not deal with their raw emotional baggage. But the handsome, wise-cracking writer’s personal involvement in the case forces her to team up with Rook anyway. The residue of their unresolved romantic conflict and crackling sexual tension fills the air as Heat and Rook embark on the search for a killer among celebrities and mobsters, singers and hookers, pro athletes and shamed politicians. This new, explosive case brings on the heat in the glittery world of secrets, cover-ups, and scandals.  

A minha opinião: Gostei bastante mais de Naked Heat do que de Heat Wave. Talvez porque as personagens estejam cada vez mais desenvolvidas, mas talvez também pelo caso em si que achei mais interessante do que o primeiro.

Mais uma vez a vítima parece ser odiada por todos e, por isso mesmo, todos têm motivos para a querer morta. Afinal, Cassidy Towne era a colunista de cusquices com a língua mais afiada de Nova Iorque. E ao longo da investigação, Heat e Rook descobrem vários podres das celebridades da cidade. Mas qual delas seria capaz de matar para proteger o seu segredo?

A relação entre Heat e Rook também se solidifica neste segundo livro, embora a provocação mútua continue.

Agora é esperar pelo terceiro livro...

Classificação: 4

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios Spring Reading Thing 2012, Mystery & Suspense 2012 e Mount TBR 2012.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Friday's Photo (61)

Fonte

Bom fim de semana e boas leituras!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Conto: "Snaring the Huntress"

Autor: Sylvia Day
Edição/reimpressão: 2005
ISBN: 9780982857120
Páginas: 16
Smashwords Edition (Ebook gratuito)

Sinopse: Star is an Interstellar Council judge. Her position requires her to pass sentence, hunt down the offenders, and administer punishments. But when she's ordered to hunt down a rogue Jacian ambassador in heat, the huntress becomes the prey. Roark has entered his mating cycle. By law, he should be locked in a room with his pre-assigned partner for a week of non-stop sex. But what he wants is Star...
 
A minha opinião: Confesso que quando comecei a ler este conto não sabia bem do que tratava... O Goodreads recomendou-o e, como estava disponível gratuitamente, fiz o download, mas nem li a sinopse. Imaginem a minha surpresa quando percebi que se trata de um conto de ficção científica erótico. Mas depois da estranheza inicial na descrição das personagens (nenhuma delas humana), acabei por gostar do conto. Apreciei sobretudo a escrita da autora e, uma vez que a mesma indica no início do conto que este é um dos seus trabalhos iniciais, fiquei com vontade de ler um dos seus trabalhos mais recentes.

Classificação: 3

Theme Thursday - Não!!!

Theme Thursdays é uma rubrica semanal, que funciona de quinta a quinta, organizada pela kavyen do blog Reading between Pages.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Um tema será colocado online todas as semanas (à quinta)
  • Pegar no livro que estamos a ler e escolher uma conversa/fragmento/frase
  • Mencionar o autor e o título do livro no post
  • É importante que o tema seja mencionado na frase (embora esta não tenha, necessariamente, de conter a palavra)

O tema desta semana é - NÃO!!!

"- Peter, não vale a pena chateares-te.
  - Pois."

~ p. 188, “Mão Direita do Diabo" de Dennis McShade

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Conto: "Harry Potter: The Prequel"

Autor: J.K. Rowling
Edição/reimpressão: Junho de 2008
Conto gratuito

Sinopse: The Harry Potter prequel is an 800-word story written by J. K. Rowling, and was published online on 11 June 2008. Set about three years before the birth of Harry Potter, the story recounts an adventure experienced by Sirius Black and James Potter.  

A minha opinião: J.K. Rowling escreveu este pequeno conto para um leilão de caridade. Nele conta-nos uma aventura do pai de Harry Potter, James Potter, e de Sirius Black após terem saído de Hogwarts e antes do nascimento de Harry.

É tão pequena que sabe a muito pouco, mas qualquer desculpa para voltar ao mundo mágico criado por Rowling para mim é boa!

Classificação: 2

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Friday's Photo (60)

Fonte

Hehehe... é mesmo verdade!

Bom fim de semana e boas leituras!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

On My Wishlist (12)

On My Wishlist é uma rubrica semanal, organizada pelo blog Cosy Books, na qual irei listar as novas adições à minha lista de desejos, quer se tratem de novidades ou de clássicos.

Depois de ler os dois primeiros livros da série, estou a aguardar ansiosamente o lançamento em paperback do terceiro livro da série, Heat Rises.

Título: Heat Rises
Autor: Richard Castle
Sinopse: Fast-paced and full of intrigue, Heat Rises pairs the tough and sexy NYPD Homicide Detective Nikki Heat with hotshot reporter Jameson Rook in New York Times bestselling author Richard Castle's most thrilling mystery yet.
The bizarre murder of a parish priest at a New York bondage club opens Nikki Heat's most thrilling and dangerous case so far, pitting her against New York's most vicious drug lord, an arrogant CIA contractor, and a shadowy death squad out to gun her down. And that is just the tip of an iceberg that leads to a dark conspiracy reaching all the way to the highest level of the NYPD.
But when she gets too close to the truth, Nikki finds herself disgraced, stripped of her badge, and out on her own as a target for killers, with nobody she can trust. Except maybe the one man in her life who's not a cop: reporter Jameson Rook.
In the midst of New York's coldest winter in a hundred years, there's one thing Nikki is determined to prove: Heat Rises.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Teaser Tuesday (60)

Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pela MizB do blog Should Be Reading.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao calhas
  • Partilhar duas frases dessa página. CUIDADO PARA NÃO INCLUIR SPOILERS!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

O meu teaser esta semana:
"And when she listened, what she heard only made her heart pound louder.
  She heard what sounded like dental instruments being set on a tray."
~ p. 141, “Naked Heat” de Richard Castle

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Friday's Photo (59)

Fonte

Bom fim de semana e boas leituras!
E uma Boa Páscoa para todos!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Theme Thursday - Tolo

Theme Thursdays é uma rubrica semanal, que funciona de quinta a quinta, organizada pela kavyen do blog Reading between Pages.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Um tema será colocado online todas as semanas (à quinta)
  • Pegar no livro que estamos a ler e escolher uma conversa/fragmento/frase
  • Mencionar o autor e o título do livro no post
  • É importante que o tema seja mencionado na frase (embora esta não tenha, necessariamente, de conter a palavra)

O tema desta semana é - TOLO

"Things began to unravel for her around the stupid article."

~ p. 10, “Naked Heat" de Richard Castle

terça-feira, 3 de abril de 2012

Teaser Tuesday (59)

Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pela MizB do blog Should Be Reading.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao calhas
  • Partilhar duas frases dessa página. CUIDADO PARA NÃO INCLUIR SPOILERS!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

O meu teaser esta semana:
«"You heard Tommy. It wasn't going to happen, anyway."
  "Except it did."»
~ p. 53, “Naked Heat” de Richard Castle

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia Internacional do Livro Infantil

Fonte

O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado a 2 de Abril, dia do nascimento de Hans Christian Andersen. Este ano o cartaz português (bem mais bonito que o internacional, na minha opinião) é da autoria de Yara Kono, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado.

O cartaz e a mensagem internacionais estão, este ano, a cargo da IBBY (International Board on Books for Young People) México.

domingo, 1 de abril de 2012

Opinião: "A Boneca de Kokoschka"

Autor: Afonso Cruz
Editor: Quetzal
Edição/reimpressão: Outubro de 2010
ISBN: 9789725649039
Páginas: 244

Sinopse: O pintor Oskar Kokoschka estava tão apaixonado por Alma Mahler que, quando a relação acabou, mandou construir uma boneca, de tamanho real, com todos os pormenores da sua amada. A carta à fabricante de marionetas, que era acompanhada de vários desenhos com indicações para o seu fabrico, incluía quais as rugas da pele que ele achava imprescindíveis. Kokoschka, longe de esconder a sua paixão, passeava a boneca pela cidade e levava-a à ópera. Mas um dia, farto dela, partiu-lhe uma garrafa de vinho tinto na cabeça e a boneca foi para o lixo. Foi a partir daí que ela se tornou fundamental para o destino de várias pessoas que sobreviveram às quatro toneladas de bombas que caíram em Dresden durante a Segunda Guerra Mundial.

A minha opinião: Este livro também foi lido para a Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal, mas, ao contrário do anterior gostei bastante de A Boneca de Kokoschka.

Pela sinopse esperava algo de diferente, esperava uma história em que a vida de várias personagens fosse tocada pela boneca. Mas na verdade a boneca só surge, e brevemente, a mais de meio do livro. A experiência da guerra é o fio condutor das várias personagens que Afonso Cruz criou. Aliás, o fantasma da guerra está presente ao longo de toda a narrativa e molda o carácter e personalidade das personagens.

O livro está dividido em três partes. A primeira parte passa-se em Dresden em plena Segunda Guerra Mundial e é protagonizada por Isaac Dresner e pelo Sr. Vogel. Isaac esconde-se na cave da loja do Sr. Vogel e fala com ele, o que faz com que o Sr. Vogel pense estar a ouvir vozes que lhe chegam do chão.

A segunda parte passa-se em Paris, no pós guerra. Isaac vive com a sua mulher e com o Sr. Vogel (um pai que trata como a um filho) e tem uma pequena editora. Ouve falar de um escritor que nunca conseguiu o sucesso e, atraído pela sua história, contacta-o e mostra-se interessado em publicar um dos seus livros. É aqui que ficamos a conhecer a história da boneca de Kokoschka, mas também a história da família Varga.

Na terceira e última parte surge-nos uma nova personagem, Miro Korda, e a história passa também por Portugal. No final percebemos como todas as personagens se interligam, e na ficção tal como na realidade, percebemos como as vidas se entrelaçam e influenciam, mesmo que não nos apercebamos. E também como a história dos nossos antepassados, pais e avós, condiciona a nossa própria história.

A participação na Comunidade de Leitores tem sido uma óptima experiência a vários níveis, mas talvez um dos principais seja o facto de me permitir descobrir novos autores portugueses que me estavam a passar ao lado... Afonso Cruz é um autor que vou querer continuar a ler.

ADENDA:  Fiquei curiosa e pesquisei no Google o nome Kokoschka. Fiquei a saber que, não só o pintor Oskar Kokoschka existiu mesmo, também a sua paixão por Alma Mahler e todo o episódio da boneca são reais. Gosto quando um autor parte de um acontecimento verídico para criar uma obra de ficção e Afonso Cruz foi exímio a fazê-lo. Apesar de a boneca aparecer pouco, é crucial para a história, por motivos que não posso explicar sem cair em spoilers. Mas agora que sei que a boneca foi real, toda a história ganha uma nova dimensão para mim. Só tenho pena que o autor não indique a autenticidade deste episódio no livro, julgo que seria benéfico para o leitor.

Classificação: 4

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para o Desafio Spring Reading Thing 2012.

Theme Thursday - Final

Theme Thursdays é uma rubrica semanal, que funciona de quinta a quinta, organizada pela kavyen do blog Reading between Pages.

Todos podem participar! Estas são as regras:
  • Um tema será colocado online todas as semanas (à quinta)
  • Pegar no livro que estamos a ler e escolher uma conversa/fragmento/frase
  • Mencionar o autor e o título do livro no post
  • É importante que o tema seja mencionado na frase (embora esta não tenha, necessariamente, de conter a palavra)

O tema desta semana é - FINAL - A última frase da última página do livro

"- Para ser sincera, não a conheço. Mas sinto que devo forçar o destino."

~ p. 241, “A Boneca de Kokoschka" de Afonso Cruz

Balanço Mensal (Março 2012)

Fonte
Este ano está a ser excelente em termos de leituras e Março não foi excepção! Li 4 livros: Heat Wave de Richard Castle, Nome de Guerra de José de Almada de Negreiros, O Mistério de Battersea de Dorothy L. Sayers e A Boneca de Kokoschka de Afonso Cruz; 1 conto: Hysteria de Eva Gale; e ouvi o áudio livro Harry Potter and the Chamber of Secrets de J.K. Rowling e narrado por Stephen Fry.

E, mais uma vez, desgracei-me com as aquisições... Comprei 10 livros para mim, um para oferecer à minha mãe e outro chegou pelo Winkingbooks.