domingo, 11 de setembro de 2011

Opinião: "O Décimo Terceiro Conto"

Título original: The Thirteenth Tale
Autor: Diane Setterfield
Tradutor: Manuela Madureira
Colecção: Grandes Narrativas nº 351
Editor: Editorial Presença
Edição/reimpressão: Abril de 2007
ISBN: 9789722337328
Páginas: 368

Sinopse: Vida Winter passou quase seis décadas a iludir jornalistas e admiradores acerca das suas origens, intrigando-os com histórias fantasiosas que mantiveram oculto o seu passado enigmático, tão enigmático como a sua primeira obra, intitulada Treze Contos de Mudança e Desespero, e que continha apenas doze. Porém, tudo isto pode estar prestes a mudar quando Margaret Lea, filha de um negociante de livros antigos e biógrafa amadora, recebe uma carta da famosa escritora convidando-a a redigir a sua biografia. Pela primeira vez, Vida Winter vai contar a verdade, a verdade acerca de uma família atormentada por segredos e cicatrizes. Mas poderá Margaret confiar totalmente nela? E terá sido ela eleita depositária das confidências por um motivo inocente? À medida que somos seduzidos pelo imaginário rico e intenso que rodeia a família Angelfield e que Vida Winter tece perante nós com a magia de uma verdadeira contadora de histórias, o passado invade o presente e temas como o isolamento, o abandono e a identidade emergem das sombras para dotar o derradeiro conto de um carácter apaixonante. Um romance assombroso, impregnado de ecos de A Paixão de Jane Eyre e O Monte dos Vendavais, que se tornou um bestseller imediato e que será publicado em mais de trinta línguas.

A minha opinião: Tenho muita dificuldade em escrever sobre os livros que me marcam, e este livro marcou-me. Marcou-me pela sua história, pelas suas personagens, e pelo facto da autora ter conseguido transmitir-nos o seu imenso amor pelos livros. Não tenho dúvidas que só alguém com um imenso amor pelos livros teria conseguido escrever esta história...

É uma história sobre famílias e os seus segredos, mas o que o torna tão especial é a forma como essa história é contada. É que os livros estão sempre presentes, pois mesmo quando não são explicitamente referidos, encontram-se sempre nos bastidores, sabemos que estão sempre lá, mesmo que não os vejamos.

É também a história de um mistério, o mistério sobre quem é Vida Winter realmente e quais os segredos do seu passado que justificaram a criação de uma nova identidade. Ah, e não posso esquecer o mistério do décimo terceiro conto, o conto mais famoso de Vida Winter apesar de nunca ter sido publicado e ninguém o ter alguma vez lido, e que, ao longo da história, várias personagens perguntam a Margaret se já sabe qual é. Achei esse pormenor delicioso!

As personagens são deliciosas, sobretudo Margaret. Como foi fácil identificar-me com ela, também eu sempre tive mais livros do que amigos... Mas também Vida Winter, Aurelius, Emmeline e Angeline, Missus e John-da-enxada, todos eles são personagens marcantes.

São referidos vários livros na história, alguns já li (Jane Eyre e O Monte dos Vendavais) outros não (A Mulher de Branco, O Castelo de Otranto, O Segredo de Lady Audley, A Noiva Espectral, Villette, Middlemarch, Shirley, Sensibilidade e Bom Senso), mas fiquei bastante curiosa por os ler.

Num ano que tem sido marcado por excelentes leituras, O Décimo Terceiro Conto é mais um livro a entrar na lista dos meus favoritos!

Classificação: 5

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para o Desafio Mystery & Suspense 2011.

10 comentários:

  1. É um livro que está minha wishlist há algum tempo.:)

    ResponderEliminar
  2. Jojo, devias mesmo lê-lo. :)
    É um daqueles livros que sei que vou reler daqui a uns anos...

    ResponderEliminar
  3. Também adorei este livro :)
    Já experimentaste Kate Morton? É dentro do mesmo estilo, mas ainda melhor na minha opinião.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. Olá Célia,
    Ainda não experimentei, mas já li tantas opiniões positivas que tenho muita vontade de experimentar, especialmente "O Segredo da Casa de Riverton".

    ResponderEliminar
  5. Eu adorei ambos. Acho que gostei ainda um bocadinho mais de "O Jardim dos Segredos" ;)

    ResponderEliminar
  6. Estou cada vez mais curiosa... Vou ver se os encontro em promoção ou a um preço jeitoso. Obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Olá!!!
    Faltou um livro: A Volta do Parafuso...
    Esse livro tb é mencionado... por sua resenha fui atras p/ ler, ótima resenha, ótimo livro.
    Valeu a dica!!
    Boas leituras!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que me escapou esse...
      Sim, é um óptimo livro. E obrigada pelo elogio!

      Eliminar