quarta-feira, 18 de maio de 2011

Opinião: "Jane Eyre"

Título original: Jane Eyre
Autor:
Charlotte Brontë
Tradutor: Alice Rocha
Colecção: Obras Literárias Escolhidas nº 17
Editor: Editorial Presença

Edição/reimpressão: Março de 2011

ISBN: 9789722345033
Páginas: 596


Sinopse:
Jane Eyre é uma obra-prima da literatura inglesa, a autobiografia ficcionada de uma jovem que, depois de uma infância e adolescência desprovidas de afecto, se torna preceptora em Thornfield Hall e se apaixona pelo seu proprietário, Mr. Rochester. Plenamente correspondida nos seus sentimentos, Jane julga ter encontrado o amor por que ansiara toda a vida, mas Thornfield Hall esconde um segredo tenebroso que ameaça ensombrar a sua felicidade. Numa atmosfera misteriosa e inesquecível, acompanhamos esta heroína de espírito puro e apaixonado, que se recusa a aceitar o lugar que a sociedade lhe reservou e trava uma luta interior constante para se manter fiel às suas convicções e a si própria. Considerado muito à frente do seu tempo, este romance eleva-se à esfera da genialidade pela forma soberba como retrata a sociedade da época, pela inteligência e originalidade da prosa, pela intensidade emocional que impregna cada uma das suas páginas.

A minha opinião: Há muito tempo que queria ler Jane Eyre, pois achava que iria gostar da história. Felizmente não estava enganada, adorei! Já muito se escreveu sobre este livro e não posso dizer muito mais sem revelar alguns spoilers (infelizmente Jane Eyre já se tornou de tal forma parte do imaginário popular que acabei por partir para a sua leitura sabendo de antemão um dos seus grandes spoilers...), mas posso dizer que tudo me cativou nesta obra, não só a história (adorei as interligações e a autora não deixa pontas soltas), como também as personagens e o estilo da escrita. Jane Eyre e Mr. Rochester são personagens que vão ficar comigo para sempre.


De facto, gostei tanto que, tendo o livro cá por casa, não resisti a ler de seguida Vasto Mar de Sargaços (escrito como uma prequela de Jane Eyre)... Recomendadíssimo.
 
Classificação: 5

------------------------------------------------------------------- 

Este livro conta para o Desafio Spring Reading Thing 2011.

4 comentários:

  1. Olá! Fico muito contente por saber que gostaste! é um livro lindo, talvez o meu preferido e vale mesmo a pena! Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Luh. Também já é um dos meus preferidos!
    Beijinhos e boas leituras para ti também!

    ResponderEliminar
  3. Li a Jane Eyre à uns 2 meses atrás, fiquei rendida, é fantástico mesmo, e não fosse das irmãs Bronte :)

    Books Lovers

    http://bookslovers.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. Sim, é realmente fantástico! Um livro que vou reler com certeza.

    ResponderEliminar