quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Opinião: "Jogo de Espelhos"

Título original: They Do It With Mirrors
Autor: Agatha Christie

Série: Miss Marple #5
Tradutor: Isabel Alves
Colecção: Obras de Agatha Christie nº59
Editor: Edições Asa
Edição/reimpressão: Janeiro de 2010
ISBN:
9789892306872
Páginas: 176

Sinopse: Miss Marple reencontra Ruth Van Rydock, uma amiga de longa data. A amizade entre ambas começou durante uma viagem a Florença, em que participava também a irmã de Ruth, Carrie Louise. Ao porem a conversa em dia, Miss Marple apercebe-se de que algo de estranho se passa na mansão de Carrie Louise. Algo que deixa Ruth terrivelmente preocupada. Um assassinato vai provar que ela tinha toda a razão em estar apreensiva. Miss Marple terá de usar todo o seu conhecimento da natureza humana para impedir que a enorme mansão se transforme na última morada da sua grande amiga… 

Jogo de Espelhos (They Do It With Mirrors) foi originalmente publicado nos Estados Unidos em 1952 com o título Murder With Mirrors, tendo sido editado no mesmo ano na Grã-Bretanha com o título original. Foi adaptado para a televisão em 1985, 1991 e 2009.
 

A minha opinião: Nada como começar o ano com um mistério "acolhedor" de Agatha Christie. Este foi o primeiro livro que li com Miss Marple como protagonista, pois sempre dei preferência aos livros em que Hercule Poirot é o detective. Miss Marple é uma solteirona idosa que, apesar da sua aparência perfeitamente inocente, tem um profundo conhecimento da natureza humana, conhecimento esse que lhe permite desvendar os mistérios com que se depara. Tem também um profundo conhecimento da crueldade humana, pelo que não é o tipo de pessoa que espera sempre o melhor dos outros. E, ao contrário de Poirot que tem orgulho nas suas capacidades e faz questão de as exibir, Miss Marple parece ser bastante humilde e reservada em relação aos seus feitos anteriores.

Neste Jogo de Espelhos, Miss Marple viaja até Stonygates, propriedade da sua amiga de juventude Carrie Louise, a pedido de Ruth, irmã de Carrie Louise e também amiga de juventude de Miss Marple. O motivo desta visita deve-se ao pressentimento de Ruth de que algo não está bem em Stonygates e à preocupação de que algo se possa também passar com Carrie Louise. Logo à chegada, também Miss Marple tem o mesmo pressentimento e, pouco tempo depois acaba por acontecer um homicídio. E mais não digo porque não quero estragar a história a ninguém... Digo apenas que o título é perfeito, mas Miss Marple acaba por conseguir ver além do jogo de espelhos e desvendar o truque revelando, assim, a identidade do assassino.

Gostei bastante desta história (como gosto de todas as histórias de Agatha Christie), mas Hercule Poirot continua a ser o meu detective predilecto!



Fonte

 
Classificação: 3


-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios Mystery & Suspense 20112011 Vintage Mystery Reading.

Sem comentários:

Enviar um comentário