Editor: Open Road Media
Edição: Maio de 2015
ISBN: 9781504013734
Páginas: 128
Sinopse: One of literature’s keenest social critics, Pulitzer Prize–winning author Edith Wharton weaves a tragic small-town tale of epic proportions in this masterful novella
Physically disfigured and trapped in a loveless marriage to a sickly older woman, Ethan Frome is a broken man. He lives a desolate, impoverished life in the town of Starkfield, Massachusetts, bound by an unassailable sense of duty. But long ago, Ethan dreamed of something beyond his bleak and tedious New England existence. Once, he had dared to have hope for the future.
Ethan Frome tells the wrenching story of a love destined not to be and a man mired in his own private hell.
A minha opinião: Quando a história começa, somos apresentados a Ethan Frome, um homem de 52 anos, casado com Zeena, e derrotado pela vida. Ninguém sabe exactamente o que se passou, mas, aos 28 anos, Ethan teve um acidente que o desfigurou e, desde então, tornou-se praticamente um eremita.
Voltamos então atrás, aos 28 anos de Ethan. Ele já é casado com Zeena, mas casou com ela após a morte dos pais em parte por obrigação (ela ajudou-o a cuidar dos pais doentes) e em parte para não estar sozinho, contudo, após o casamento, ela mudou. Não o apoia e entregou-se às suas doenças.
Eis que surge Mattie Silver, prima de Zeena, que se mudou para casa deles para ajudar a cuidar dela. Na verdade é uma situação que a favorece também, já que Mattie não tem onde ficar.
Ethan acompanha Mattie a festas, já que ela é jovem e é do entendimento geral que deve conviver com outros jovens e, embora ao início Ethan deteste ter de o fazer, acaba por ansiar por esses momentos em que sai de casa e conversa com Mattie.
Zeena parece aperceber-se do que se está a passar, mas decide ir para a cidade fazer um dos seus tratamentos, e sozinho com Mattie, Ethan sente-se feliz como não acontecia desde que os pais morreram.
A cumplicidade entre eles aumenta exponencialmente no jantar dessa noite, em que Ethan, inevitavelmente, compara tudo o que acontece com o que costuma acontecer quando está com Zeena.
Na noite seguinte Zeena está de volta e informa Ethan que contratou ajuda doméstica para casa e que irá enviar Mattie de volta. Afinal, já há conversas na vizinhança por terem uma jovem solteira lá em casa…
E é aí que tudo muda na vida destes três personagens.
Não vou revelar mais para não spoilar, mas vou apenas referir que, ao longo da história, há vários sinais de premonição de desgraça, que, infelizmente, se revelam verdadeiros.
Gostei, mas A Idade da Inocência é muito melhor. Claramente a autora não escrevia finais felizes, mas entendia que pessoas normais e boas podem desenvolver sentimentos proibidos pela sociedade da época. E está incrivelmente bem escrito.
![]() |
| Fonte |


Sem comentários:
Enviar um comentário