quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Opinião: "Calafrio"

Título original: Chill Factor
Autor: Sandra Brown
Tradutor: Sofia Gomes
Editor: Quinta Essência
Edição/reimpressão:  Fevereiro de 2010
ISBN:
9789898228246
Páginas: 398

Sinopse: Cleary, uma pacata cidade da Carolina do Norte, foi abalada pelo desaparecimento de cinco mulheres em dois anos e meio. Não há corpos, pistas ou suspeitos, apenas uma misteriosa fita azul abandonada no local onde cada mulher foi vista pela última vez…
Lilly Martin regressa a Cleary para concluir a venda da sua cabana de montanha e pôr um ponto final ao casamento com Dutch Burton, o chefe da polícia local. Depois de fechar as portas ao seu passado, não imaginava voltar atrás tão cedo. Mas, ao deixar a casa, sob um temporal, Lilly perde o controlo do carro e atropela um homem que emergia inesperadamente do bosque. Trata-se de Ben Tierney, que ela conhecera no Verão passado. Os dois são então forçados a regressar à cabana para esperarem pelo fim da terrível tempestade de neve.
Incontactáveis, com poucos víveres e quase sem aquecimento, Lilly e Ben vão aproximar-se um do outro, ao mesmo tempo que cresce a atracção e o desejo entre ambos. Mas, à medida que o isolamento se prolonga e os dois se envolvem, Lilly receia que a maior ameaça não seja o temporal, mas sim o homem ao seu lado…
Quem será o misterioso Ben Tierney: o raptor ou o homem capaz de salvar Lilly da tragédia que a assombra?
Calafrio é um romance intenso, no qual confiar na pessoa errada pode marcar a diferença entre a vida e a morte.

A minha opinião: Depois de ler opiniões muito positivas sobre este livro, como a do Livrólico, resolvi comprar este livro na Feira do Livro de Lisboa. Parecia-me ser mesmo o meu tipo de livro! Agora que finalmente terminei a sua leitura posso afirmar que não me enganei.

Calafrio é um thriller arrepiante, com um ritmo alucinante e onde acabamos por desconfiar de tudo e de todos e onde todos têm algo a esconder. Tal como é referido na sinopse, Lilly Martin, recém divorciada do chefe da polícia local, Dutch Burton, prepara-se para abandonar a cidade de Cleary após finalizar a venda da cabana que tinha na região e que constituía a única coisa que a prendia ao ex-marido. No entanto, no caminho acaba por atropelar Ben Tierney e vê-se forçada a regressar à cabana com este. Ora nada disto seria muito desafiante não fosse pelo facto de estarem presos na cabana durante uma das piores tempestades dos últimos anos e pelo facto de existir um assassino de mulheres em série à solta em Cleary. Lilly e Ben vêem-se forçados a confiar e depender um do outro para sobreviver, mas confiar em Ben revela-se difícil para Lilly quando tudo começa a apontar para que este seja o assassino em série.

Adorei a forma como a história é contada, uma vez que alterna entre o que se passa na cabana com Ben e Lilly, os esforços desenvolvidos por Dutch para resgatar Lilly, a acção do FBI para capturar o assassino e a história de várias outras personagens da cidade que, rapidamente percebemos, têm muito a esconder...

O desfecho foi muito bem conseguido e não consegui parar de ler enquanto não cheguei ao final. Confesso que não consegui chegar a um consenso sobre quem pensava ser o assassino pois a história está contada de tal forma que me fez suspeitar de todos a certa altura. Gostei muito da explicação para os motivos do assassino e fiquei contente quando soube a sua identidade pois foi uma personagem que me provocou antipatia desde o início. É uma história mesmo como eu gosto, sem pontas soltas e onde tudo é explicado e faz sentido no final. Tenho mais dois livros da autora em casa e acho que vou acabar por lê-los mais cedo do que esperava...

Classificação: 5

2 comentários:

  1. Uma opinião muito bem relatada, gostei de a ler! É de facto um bom thriller! Obrigado por ter dado referência à minha opinião.
    :)*
    P.S. - Quais são os dois livros que tens? Tenho outro desta autora "Sequestro", ainda à espera de ser lido.

    ResponderEliminar
  2. Olá Livrólico, ainda bem que gostaste da minha opinião, fico feliz! Não tens nada que agradecer, a tua opinião foi uma das grandes responsáveis por ter comprado o livro, não podia deixar de a referir.

    Tenho dois livros que ganhei no Goodreads, o "Standoff" (que é o "Sequestro") e o "White Hot".

    ResponderEliminar