sábado, 10 de julho de 2010

Opinião: "Segunda Oportunidade"

Título original: 2nd Chance
Autor: James Patterson (com
Andrew Gross)
Série: O Clube das Investigadoras #2 
Tradutor: Ana Lourenço
Editor: Quinta Essência
Edição/reimpressão:  Junho de 2010
ISBN: 9789898228208

Páginas: 340

Sinopse: Depois de ter resolvido o trágico caso do «Assassino dos Noivos», Lindsay Boxer questiona-se se algum dia conseguirá voltar ao trabalho. Mas quando uma menina é morta num tiroteio à porta de uma igreja, a detective sabe que chegou a hora de voltar a reunir O Clube das Investigadoras.

Uma menina de 11 anos morre quando um maníaco abre fogo contra uma igreja. Uma idosa é encontrada sem vida, enforcada, no prédio onde morava. Em comum, as vítimas têm apenas o facto de serem negras. Designada para o caso, Lindsay Boxer, promovida a chefe do Departamento de Homicídios da Polícia de São Francisco, desconfia que se trata de algo mais do que uma onda de crimes raciais. Lindsay acredita que os crimes que abalaram a cidade foram cometidos por um assassino em série. Mas há um pormenor ainda mais inquietante no caso: duas das vítimas estavam indirectamente relacionadas com a polícia. Um símbolo detectado nas cenas do crime conduz a um grupo racista, mas o assassino volta a atacar uma e outra vez, deixando pistas deliberadas e iludindo a polícia com inteligência. Entretanto, cada uma das quatro amigas corre risco de vida - e o assassino sabe exactamente quem são e onde as encontrar...

A minha opinião: Neste segundo volume da série O Clube das Investigadoras, voltamos a encontrar as quatro amigas, Lindsay, a tenente dos homicídios da polícia de São Francisco, Claire, a médica legista, Jill, a promotora pública e Cindy, a jornalista, novamente envolvidas na investigação a um perigoso serial killer. Desta vez os assassinatos parecem ser motivados pelo racismo, mas rapidamente percebemos que nem tudo é o que parece... Tal como no primeiro volume da série existe um twist final, mas, talvez por já ser o segundo livro que leio do autor, desta vez não me apanhou de surpresa. E até fiquei surpreendida por ser tão óbvio o que Lindsay só descobre no final (e que lhe permite desvendar a identidade do assassino) pois percebi logo que essa era uma peça que não encaixava. E mais não digo porque não quero estragar a surpresa.

Também gostei bastante do facto do autor começar a desenvolver cada uma das personagens principais, uma vez que o primeiro livro se centrou maioritariamente na personagem da Lindsay. Apesar de continuar a ser a personagem com mais relevância, Cindy, Claire e Jill são já bastante mais aprofundadas o que acho importante numa série, uma vez que nos permite conhece-las melhor.

Apesar de ser, de certo modo, previsível, gostei bastante deste Segunda Oportunidade e vou continuar a ler a série.

Classificação: 3

Sem comentários:

Enviar um comentário