Top Ten Tuesday é uma rubrica original do site The Broke and the Bookish, na qual, cada semana, nos é dado um tema para o qual devemos fazer uma lista.
Esta semana o tema é livros que envolvem viajar de alguma forma. Pensei em abordar o tema de uma forma mais abrangente e não me limitar a viagens físicas, e resolvi listar apenas livros que já li e cujas "viagens" já conheço:
1 e 2. Um crime no Expresso do Oriente e Morte no Nilo de Agatha Christie - os crimes ocorridos durante viagens são um clássico da literatura policial vintage e estes são os meus preferidos. Quando iniciamos a viagem já sabemos que alguém irá morrer e o facto de sabermos que, à partida, apenas as pessoas presentes no comboio e no barco, respectivamente, podem ser os culpados dá toda uma outra emoção à leitura.
3. O Jardim dos Segredos de Kate Morton - a protagonista Cassandra embarca numa viagem da Austrália para Inglaterra seguindo as pisadas da avó Nell que havia empreendido essa mesma viagem 30 anos antes e desvenda um segredo com quase um século.
9. O Segredo de Sophia de Susanna Kearsley - aqui a viagem no tempo não é física, é quase como se, sempre que começa a escrever na aldeia perto do Castelo de Slain, Carrie tenha uma experiência extra-corporal e aceda às memórias de Sophia, uma jovem mulher que viveu no castelo no século XVIII.
10. As Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho de Lewis Carroll - um clássico da literatura (julgo que já ultrapassou o género infanto-juvenil) que nos conta as aventuras de Alice na sua viagem pelo País das Maravilhas.
4. A Medida do Mundo de Daniel Kehlmann - apesar de se tratar de ficção histórica, as viagens de Humboldt, descritas pelo autor, são verdadeiras e foram fundamentais para o conhecimento que temos do nosso mundo.
5. Siddhartha de Hermann Hesse - Siddhartha parte numa jornada ao mesmo tempo física e espiritual em busca da resposta para a eterna questão de qual é o nosso papel aqui na Terra.
6. O Lado Selvagem de Jon Krakauer - uma história pungente porque é também uma história real. Conta-nos a história da viagem empreendida por Christopher McCandless, um jovem que se despojou de todos os seus bens materiais e iniciou uma jornada pelos Estados Unidos, jornada essa que teve um fim trágico.
7. Outlander de Diana Gabaldon - Claire viaja no tempo cerca de 200 anos, de 1945 para 1743, e passa a ter uma vida dupla e um marido em cada linha temporal.
8. A Mulher do Viajante no Tempo de Audrey Niffenegger - aqui é Henry o viajante no tempo e no espaço e acompanhamos não só as suas viagens como as sequelas das mesmas nele, que parte, e em Clare, a sua mulher, que fica e espera.
Sem comentários:
Enviar um comentário