Título original: Trent's Last Case
Autor: E. C. Bentley
Série: Phillip Trent #1
Tradutor: Baptista de Carvalho
Colecção: 9mm nº10
Editor: Público
Edição/reimpressão: 2005
ISBN: 8498192617
Páginas: 224
Sinopse: Philip Trent, um jornalista freelancer, é impelido pelo seu editor a investigar a misteriosa morte do milionário americano Sigbee Manderson, alvejado perto de um campo de golfe. Porém, o que ele descobre nunca chega a ser publicado. O Último Caso de Trent (1912) do jornalista e humorista inglês Eric Clerihew Bentley (1875-1956), é o primeiro policial onde surge a personagem de Trent. Saído da imaginação daquele que é considerado um dos mestres do género policial, Trent é um detective dos tempos modernos, bon vivant, e com gostos caros.
A minha opinião: Quando Trent aceita investigar o assassinato de Manderson estava longe de saber o impacto que essa investigação teria na sua vida. Rapidamente percebemos que ninguém gostava realmente de Manderson, nem mesmo a sua mulher, mas se parecem não faltar possíveis suspeitos, todos parecem ter álibis para a hora do crime... Descobrir o culpado revela-se fácil para Trent, mas a decisão de publicar ou não essa descoberta revela-se bastante mais difícil.
Gostei bastante deste mistério e também do detective. O seu método baseia-se sobretudo na observação, mas também recorre a técnicas mais modernas como a recolha de impressões digitais. O autor foi capaz de manter o mistério até ao fim pois, apesar do nome do culpado nos ser revelado a meio do livro, fiquei sempre com a sensação de que algo não batia certo, de que havia algo mais. O twist final, ainda que não totalmente inesperado, foi muito interessante. Fiquei com vontade de ler mais aventuras de Trent, mas infelizmente não parecem existir mais livros do autor traduzidos para português...
Classificação: 3
Sem comentários:
Enviar um comentário