segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Opinião: "New Year's Resolution: Romance!"

Autoras: Christie Ridgway, Leslie Kelly e Tanya Michaels
Editor: Harlequin Anthologies
Edição/reimpressão: Janeiro de 2015
ISBN: 9780373838080
Páginas: 320
Origem: Recebido através do NetGalley, em troca de uma opinião sincera


Sinopse: Midnight, January 1: time for a big change. Time to make a New Year's resolution to find romance—or else!

Say Yes by Christie Ridgway

Cautious florist Ashley Walker is excited to embark on her "Year of Yes" no matter what happens. But accepting a surprise job offer leads to an awkward discovery: she's hot for her millionaire boss, Chase Bradley!

No More Bad Girls by Leslie Kelly

Scorched by a string of nightmare ex-girlfriends, Lex Rollins resolves to date only nice women…then is lured by siren Lia before midnight! But Lia is really Amelia, a good girl playing naughty for a night. Can a blind date as their real selves uncover their true desires?

Just a Fling by Tanya Michaels

Shy programmer Erin Cross makes two bold resolutions: (A) get on a plane, and (B) have a fling. In pursuit of Option A, she's mistaken for a key witness in a mob trial and whisked away by a sexy FBI agent! Which just leaves Option B…


A minha opinião: New Year's Resolution: Romance! é uma antologia com três histórias de diferentes autoras que têm como comum uma resolução de ano novo que acaba por trazer romance aos protagonistas.

Em Say Yes, de Christie Ridgway, Ashley Walker é uma florista viúva que, após a morte do marido se fechou no seu luto. Mas está determinada em que este será o ano em que tudo irá mudar, pois será o ano em que dirá "Sim" a novas oportunidades. E é assim que acaba a aceitar ser anfitriã de uma festa de uma semana na casa de Chase Bradley. Ele encanta-se com ela assim que a conhece, e é por isso que lhe oferece o trabalho. Contudo, se de início o plano era apenas seduzi-la e passar uma noite com ela, rapidamente Chase acaba por querer conhecê-la melhor e percebe que uma noite nunca será suficiente. Mas será ele capaz de convencer Christie a dizer sim mais uma vez e dar-lhe uma oportunidade?

O romance é bastante rápido, mas funciona e gostei bastante dos personagens.

No More Bad Girls by Leslie Kelly é a história de Lex Rollins que, após mais uma má experiência com uma ex-namorada, faz uma resolução de ano novo de só sair com boas raparigas. Claro que imediatamente se cruza com Lia que é claramente uma tentação que só pode trazer sarilhos...  Na verdade, Lia é Amelia que, farta de ser vista só como amiga e nunca como namorada, decide abraçar o seu lado maroto na véspera de ano novo. A química entre eles é explosiva e materializa-se num beijo escaldante ao bater da meia noite. Mas Lex está determinado em cumprir a sua resolução e vai-se embora.

Algum tempo mais tarde, Lex acaba de cancelar o encontro às cegas que um dos seus amigos lhe arranjou quando se cruza com Lia. Mal sabem eles que o encontro era um com o outro, situação que origina uma troca de mensagens muito divertidas entre Amelia e Alexander. Mas, quando finalmente se encontrarem, o que acontecerá?

Esta foi a história de que gostei mais, até porque já conhecia a Amelia. que é amiga da protagonista de Oh, Naughty Night!. O romance foi bem desenvolvido e não me pareceu apressado. Gostei bastante dos protagonistas e da série de equívocos em que se viram enredados. E gostei particularmente do final.

Finalmente, Just a Fling by Tanya Michaels conta a história de Erin Cross que, após ter tido a sua autoconfiança destroçada pelo cretino do seu ex, resolve começar o ano com duas resoluções que implicam uma grande dose de coragem da sua parte: meter-se num avião e ter uma aventura com um colega de trabalho. A primeira porque tem medo de andar de avião e a segunda porque é muito tímida. Mas Erin consegue e segue o plano, que consistia em encontrar-se com o colega (que ela nunca tinha visto) junto ao bar da piscina do hotel.

Contudo, quem também se encontra aí é o agente do FBI Foster, que combinou encontrar-se com uma testemunha num caso que envolve a máfia. E, obviamente que ela julga que ele é o colega e ele julga que ela é a testemunha. Mas também os dois mafiosos que estão no bar pensam isso, o que força Erin e Foster a terem de fugir. Mesmo depois de desfeito o engano, Foster tem de proteger Erin pois a máfia continua a pensar que ela é a testemunha.

A proximidade forçada não incomoda Erin a quem uma aventura com Foster agrada muito mais do que com o colega que não apareceu. Mas Foster, apesar de também sentir a atracção, sente-se compelido pelo sentido de dever. Será ele capaz de resistir e, ao mesmo tempo, proteger a mulher que acaba por significar tanto para ele?

Também gostei, embora seja a história com a premissa mais inacreditável.
Enredos: resoluções, recomeços, luto, não é suposto gostar dela, identidades trocadas

domingo, 18 de janeiro de 2026

Balanço Final da Temporada Temática Natal 2025


Já terminei a minha última leitura natalícia há uma semana, mas tinha-me esquecido de fazer o balanço...


Acabou por terminar a 10 de Janeiro e li 20 livros (e comecei dois que acabei por desistir de ler):

  1. Sparkles and Spankings, de Sylvie Haas; 
  2. Mistletoe & Molly, de Matilda Martel;
  3. One Night with Santa, de Eve London; 
  4. My Boss's Favorite Elf, de Wynter Ryan;
  5. Snow Help Me, de Fiona Davenport;
  6. Her Christmas Soldier, de Hope Ford;
  7. The One I Want for Christmas, de Fiona Davenport; 
  8. The Ex-mas Breakup, de Zoe York; 
  9. Saving Luke, de Kaci Rose; 
  10. Piping Hot Cocoa, de Laura John; 
  11. Snowed Inn - An Unexpected Swinging Christmas, de Lucy Xane; 
  12. Cabin Kisses, de Hope Ford; 
  13. Mountain Man's Christmas Surprise, de Lyssa J Cole; 
  14. Mistletoe Surprise, de Kat Baxter;
  15. My Christmas Billionaire, de Heidi Rice; 
  16. Her Mountain Christmas, de Alyson Archer; 
  17. S.I.L.F. Santa I'd Like to F*, de Lana Love; 
  18. Milk, de Alyson Archer; 
  19. Main Street Dealmaker, de Brighton Walsh; 
  20. Snowed in with Grumpy, de Olivia Noble.

Foram todos leituras de 4 e 3 estrelas, com excepção do nº8 que foi 5 estrelas.




Vi quatro filmes e um especial de Natal de uma série:



quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Opinião: "Close to Santa's Heart"

Autor: Suzanne Ferrell
Série: Westen #3.5
Edição/reimpressão: Novembro de 2016
ISBN: 9780998459103
Páginas: 99


Sinopse: As Westen’s resident Santa, Deputy Cleetus Junkins brings the magic of Christmas to his beloved home town each year. He oversees lighting the tree in the square and raising the huge mistletoe kissing bough in the gazebo. At the parties he visits with children and the elderly. Amid all this joy even Santa can be lonely. Or he used to be. This year, Cleetus has a helper.

Sylvie Gillis came to Westen for a fresh start only to have her heart immediately melted by a shy gentle giant of a deputy. Her childhood was short on happiness but playing elf to Cleetus’ Santa makes her want to believe in Christmas miracles.

As Cleetus and Sylvie help bring Christmas joy to the citizens of Westen, the holiday magic weaves its way into their hearts. Will the reason Sylvie left home come between them or can she stay Close To Santa’s Heart?


A minha opinião: Close To Santa’s Heart é uma pequena novela no universo da série Westen. É a vez de Cleetus Junkins, o delegado do Xerife, encontrar o seu final feliz. E ele merece. É um gigante bondoso que ajuda toda a gente e que teve um papel muito importante em livros anteriores da série. Parte das suas funções inclui ser o Pai Natal em várias das actividades natalícias da cidade, mas, por muito que ele goste de desempenhar esse papel, a verdade é que cada vez se sente mais só...

Contudo, este ano ele tem uma elfa ajudante. Sylvie Gillis mudou-se para Westen em busca dum novo começo e, imediatamente encantou-se com o tímido e bondoso gigante, que, apesar do seu tamanho, tenta sempre passar despercebido. Mas ela repara nele. Bastante.

A cada nova actividade em que participam juntos mais óbvio se torna que são perfeitos um para o outro! Mas poderá a razão porque Sylvie se mudou para Westen intrometer-se entre eles?

Gostei mesmo muito deste romance. É super doce e o Cleetus é um ursinho de peluche... Adorei a forma como ele trata a Sylvie, bem como a forma como ela se encantou imediatamente por ele por ele ser como é.


Classificação: 4


Enredos: cidade pequena, herói tímido, heroína que sabe o que quer

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Opinião: "Finding Mistletoe"

Autor: A.J. Alexander
Edição: Dezembro de 2020
ASIN: B08JNYJ9SZ
Páginas: 74


Sinopse: What happens under the mistletoe can be your own Christmas miracle.

From USA Today Bestselling Author AJ Alexander puts a fresh spin on old holiday legend. Kissing under the mistletoe has never been so sexy!

In Santa Claus, Indiana Christmas isn’t just a season, it’s a way of life. Mistletoe Claus is in love with her small town that looks like a scene from a snow globe all year round - pine trees, Christmas lights, and a healthy dose of holiday magic. When a media storm blows a tantalizing stranger into town on his two wheeled sleigh, just one kiss from the charming devil turns her picture perfect world upside down.

Lucas Barnes‘s reputation for playing hard on and off the court has put his career on thin ice. But when he finds himself stuck in Christmas Town USA, a Christmas miracle is his only hope. He’s caught off guard by an irresistible brunette bombshell whose kisses are as legendary as her name. By the time the snow clears, he’s sure that she is what he needs most of all.

If Christmas is the most wonderful time of the year, what happens when it’s over?


A minha opinião: Finding Mistletoe é um pequeno conto de Natal que resulta precisamente por isso. Todo o exagero da história (o nome da cidade - Santa Claus - e da heroína - Mistletoe Claus - e a forma como Lucas Barnes chega à cidade) só resulta por se passar na época natalícia. Contudo, e porque eu ADORO o Natal, acabei por gostar da história.

O romance é imediato e intenso, mas convenceu-me. E ainda há um aspecto de mistério já que Lucas está a fugir de um perseguidor. Lê-se bem e depressa, o que o torna perfeito para a época natalícia que é, normalmente, atribulada...


Classificação: 3


Enredos: cidade pequena, fugir de um perseguidor, amor instantâneo

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Opinião: "Dr. Zinetti's Snowkissed Bride"

Autora: Sarah Morgan
Incluído em: Christmas with Love: An Anthology
Editor: Harlequin Special Releases
Edição/reimpressão: Novembro de 2018
ISBN: 9781488050336
Páginas: 328


Sinopse: There’s not enough mistletoe in the world to tempt rescue medic Meg Miller to get anywhere near notorious heartbreaker Dr. Dino Zinetti! Though her small son thinks the man’s a superhero, Meg knows the truth—the incredibly sophisticated doctor would never look twice at a scruffy tomboy more comfortable up a mountain than in a dress. But Meg has gotten under the normally unflappable Dino’s skin, and he’s not about to give up on her—however hard she fights their explosive attraction. This Christmas, he’ll teach Meg the meaning of romance...and receive a crash course in love himself!


A minha opinião: Meg Miller sempre foi uma maria-rapaz e é por isso que sabe que o seu colega, o Dr. Dino Zinetti, nunca vai reparar nela. Não que ela queira que ele o faça, afinal, ele é um namoradeiro e ela tem um filho pequeno em que pensar. Já basta o seu ex que a trocou por uma mulher mais feminina quando estava grávida. Felizmente Jamie é um menino de sete anos feliz que, por vezes, mostra ter mais bom senso do que a mãe...

A verdade é que, não só Dino reparou em Meg, como está muitíssimo interessado nela. E agradam-lhe bastante os seus encantos femininos... Mas não é só uma questão de atracção física. Ao trabalharem juntos, Dino reparou o quão competente, profissional, atenciosa e carinhosa Meg é. Só que Dino percebe que ela não está pronta e resolve esperar e dar-lhe tempo. Afinal, o que ela interpreta como ele ser mulherengo é, na verdade, ele a ser simpático para com as mulheres que se metem com ele. Não é estranho se considerarmos que não só ele é um médico lindo e simpático, como também tem o sotaque italiano. Quem é que consegue resistir?

Bem, a Meg tenta e bastante. Mas quando têm uma missão de resgate e salvamento particularmente difícil, acabam por se aproximar e Dino decide que já esperou demasiado e tenta a sua chance com Meg. Mas claro que ela acha que ele só está a ser simpático, pois como pode um homem como ele, que podia ter a mulher que quisesse, estar interessado numa mulher como ela?

Confesso que me chateou um bocado a teimosia da Meg em aceitar que o interesse de Dino era genuíno. E também não fiquei fã da forma pejorativa e preconceituosa como ela pensava nas outras mulheres que interagiam com ele. Principalmente porque, apesar das tentativas dele em convencê-la da veracidade dos seus sentimentos, ela recusava-se a acreditar nele. Por várias vezes pensei "essa, ficavas muito melhor com essa!".

Ou seja, não fiquei propriamente fã da Meg. Mas, felizmente o Dino e o Jamie compensaram, pois são ambos fantásticos! Gostei, mas já li bastante melhor da autora.


Classificação: 4


Enredos: ele nunca poderia gostar de mim, herói paciente, pornografia de competência



segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Opinião: "Girl’s Night Out"

Autor: Ember Davis
Série: Banks Ink. #7
Formato: Audiolivro
Narrador: Matthew Maddox
Editor: Read Me Romance
Edição/reimpressão: Março de 2022


Sinopse: AMELIA

After four years of having everything that I’ve ever wanted, including the love of a man I never thought would look at me twice, I still have doubts sometimes.  I know Beckett loves me; he shows me every day.  Still, how long will it last?

Who will I be if the day comes when he no longer wants me?  What happens to the rest of our family if that day arrives?  Who will be responsible for everyone then?

A girl’s night out might help some of the stresses and worries fall away.  I should have known my husband, my own personal caveman, wasn’t going to simply let me out of his sight.  Not in the dress I’m wearing where other men can see me.

It’s a good thing he’s so sexy or I might find him infuriating.  Turns out, he knows exactly what I need, and it isn’t a girl’s night out.

BECKETT

My wife is a lot of things, including transparent when it comes to her thoughts and emotions.  I can read her as easily as I can love her fiercely.  I know she’s been battling her own inner demons, the ones which tell her not to get too comfortable and to prepare for the worst.

She forgets that I will slay her dragons because it wins me the heart of the only woman I want, the only woman who is mine.  She’s been stuck in her head lately while giving too much of herself to everyone else.  It’s my job to take care of her and I’m damn good at it.

A girl’s night out isn’t what she needs.  She needs a little time away from the kids, from the family, from all the things she thinks she is responsible for.  I’m not the only one crashing the party, but when I cart off my wife, we’re not going home.  I have plans for her which will get her to shut off her brain and kill her doubts.

It’s time she and I had a little heart-to-heart.  Being naked during it is only a bonus.


A minha opinião: Girl's Night Out é um epílogo do primeiro livro da série, que não li, pelo que não conheço o casal... Amelia e Beckett são casados e loucos um pelo outro, mas, recentemente, Amelia tem vindo a ter pensamentos intrusivos. Ela sabe que ele a ama, mas começa a pensar que não é suficientemente boa para Beckett e que ele vai acabar por se fartar dela e deixá-la.

Uma noite fora de casa com as amigas é mesmo do que ela precisa. Será? Beckett tem outros planos e é por isso que a "rapta" da sua noite fora. Só que não a leva para casa. Afinal, ele concorda que ela precisa de sair de casa e afastar-se dos filhos e das responsabilidades, mas para passar tempo a sós com ele. E pretende provar-lhe que os seus medos são infundados. Nem que demore toda a noite...

Com certeza teria gostado mais se tivesse lido o livro com o início da história deles, mas mesmo assim, foi uma leitura agradável.


Classificação: 3

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Opinião: "Coming Down the Chimney"


Autor:
Helena Hunting
Série: Pucked #1.1


A minha opinião: Violet e Buck estão a viver juntos e preparam-se para receber as respectivas famílias para o primeiro Natal. Mas antes que eles cheguem, Violet tem uma surpresa para Buck...

É um pequeno epílogo que nos dá um vislumbre do feliz para sempre destes dois e gostei de os rever.


Classificação: 3

Opinião: "Deathscape"

Autor: Adrian J. Smith
Formato: Audiolivro
Narrador: Lacy Laurel
Editor: Read Me Romance
Edição/reimpressão: Fevereiro de 2022


Sinopse: With a storm brewing, CL stands in the center of it, waiting for chaos to ricochet around her.

This time, however, a mysterious woman keeps appearing and disappearing. At first, CL thinks this stranger is a figment of her lonely imagination, but when the next storm hits, CL knows this stranger has to be real.


A minha opinião: É um romance paranormal entre duas mulheres, sendo que uma delas está morta. Dito isto, não gostei. Mesmo nada.


Classificação: 1

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Opinião: "Oh, Naughty Night!"

Autora: Leslie Kelly
Editor: Harlequin Blaze
Edição/reimpressão: Outubro de 2014
ISBN: 9780373798247
Páginas: 224
Origem: Recebido em troca de uma opinião sincera


Sinopse: Hot for the holidays!

Every Halloween party has its share of eye candy, and journalist Chaz Browning has just spotted a treat he can't resist—a deliciously wicked witch with sparkly red hair and deep, dark eyes that promise all kinds of sexy tricks. She wants no names. No strings. Just a night of lust-filled magic.

The witch's mask may hide her face, but Lulu Vandenberg knows exactly who Chaz is. They spent most of their childhoods tormenting each other. So the moment Chaz touches her and everything turns to lust, Lulu knows she can never reveal her identity. But desire has a memory of its own, and Chaz has vowed to find his fantasy woman before the holidays end…


A minha opinião: A história começa numa festa de Halloween. Lulu Vandenberg está mascarada de bruxa e, quando vê Chaz Browning (que não está a usar máscara), o miúdo com o qual cresceu e que costumava atormentar, resolve aproximar-se. Mas eles não se veem há 5 anos e, estando ela de máscara, ele não a reconhece. E ela resolve aproveitar e seduzi-lo. Afinal, os anos foram bastante generosos para ele...

As coisas começam a aquecer e eles resolvem sair do bar, mas não chegam mais longe do que o multibanco mais próximo. 🔥

No dia seguinte encontram-se na rua e, agora que já não está mascarada, Chaz reconhece Lulu. E acha que o tempo também foi muito generoso com ela. Mas não a reconhece como a mulher da noite anterior. E Lulu decide não lhe contar.

Acabam por começar a desenvolver uma relação (bastante escaldante), mas o que acontecerá quando Chaz descobrir que a misteriosa mascarada era Lulu?

Adorei! Os protagonistas são perfeitos um para o outro e as cenas entre eles são 🔥🔥🔥! E gostei do facto de acompanharmos a relação deles durante dois meses (entre o Halloween e o Natal, passando pela Acção de Graças).


Classificação: 5


Enredos: amigos a inimigos a amantes, identidade escondida

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Desafios de Leitura 2026


E estes são os meus desafios de leitura para 2026... Consegui voltar a ultrapasser o meu objectivo no Reading Challenge do Goodreads em 2025, pelo que voltei a desafiar-me a ler 100 livros. Quanto aos restantes habituais desafios aqui no blogue, estas são as suas versões para 2026:



Desafio Serial Killer 2026


Décima edição do desafio que consiste em ler livros de séries que já tenho começadas. Em 2025 terminei 2 séries, continuei 20 (quatro das quais saíram do cartão por não ter o próximo livro) e acrescentei 13. O cartão continua a ter 120 casas.




Goodreads recomenda 2026


Tirando partido da função do Goodreads, Readers Also Enjoyed, vou, em cada mês, escolher uma recomendação do Goodreads para um dos livros que li no mesmo mês do ano anterior. Tenho tendência a dar preferência a livros que se enquadrem também noutro desafio, e no ano passado cumpri todos os meses pela primeira vez.



Bingo Profissão do Herói 2026


Em 2025 fiquei a três casas de preencher o cartão. O desafio consiste em ir preenchendo a casa correspondente sempre que a profissão do herói do livro que estou a ler apareça no cartão.



domingo, 4 de janeiro de 2026

Annual End of Year Book Survey – 2025 Edition!

 
Para terminar os meus balanços de final de ano, faltava este. O original é da autoria da Jamie do blogue The Perpetual Page-Turner, e esta é uma versão adaptada:


**ESTATÍSTICAS DE LEITURA 2025**

Número de Livros que Leste: 112
Número de Releituras: 0
Género Mais Lido: Romance erótico contemporâneo




1. Melhor livro que leste em 2025?
Dei a classificação máxima a 14 livros, mas estes foram os meus favoritos:


2. Livro acerca do qual estavas excitado e pensaste que ias adorar, mas afinal não?
Achei que ia gostar de Until November de Aurora Rose Reynolds, mas afinal não.

3. Livro mais surpreendente (no bom ou no mau sentido)?
When the Tides Held the Moon de Venessa Vida Kelley. É uma história de amor improvável, até porque é entre um homem e um tritão, mas é de uma humanidade extraordinária.

4. Melhor série que começaste em 2025? Melhor sequela de 2025? Melhor último livro da série de 2025?
Começada - The Chessmen: Masters of Seduction de Lorraine Heath e Say You'll Remember Me de Abby Jimenez;
Sequela - The Little Flower Shop de Lori Foster e Hard Pressed de Kate Canterbary;
Último livro - Os Segredos de Sir Richard Kenworthy de Julia Quinn.

5. Novo autor favorito que descobriste em 2025?
Ali Hazelwood.

6. Melhor livro fora da tua zona de conforto ou num novo género para ti?
When the Tides Held the Moon de Venessa Vida Kelley. Acho que nunca tinha lido nada no género Romantasy, mas fiquei fã.

7. Livro com mais acção, mais excitante e impossível de largar?
Heat Rises de Richard Castle.

8. Capa preferida de um livro que leste em 2025?
Para variar, nunca consigo escolher só uma e estas foram as minhas favoritas:


9. Personagem mais memorável de 2025?
Scarlett Vandermeer e Lukas Blomqvist de Deep End de Ali Hazelwood, Anne Shirley de Anne of Green Gables de L.M. Montgomery e Benny e Río de When the Tides Held the Moon de Venessa Vida Kelley.

10. Livro mais bem escrito lido em 2025?
Deep End de Ali Hazelwood.

11. Livro que teve o maior impacto em ti em 2025?

The Cartographers de Peng Shepherd, porque tudo gira à volta de mapas!

12. Livro que nem consegues acreditar que esperaste ATÉ 2025 para finalmente o leres?
Anne of Green Gables de L.M. Montgomery. ADOREI!!!

13. Passagem/citação preferida de um livro lido em 2025?
Voltei a recorrer ao Goodreads...

De The Cartographers de Peng Shepherd:
“Maps were love letters written to times and places their makers had explored. They did not control the territory- they told its stories.”
De Deep End de Ali Hazelwood:
“Confidence is showing up, and trying, and not giving up because deep in your heart you know who you are and what you’re capable of.”
De Say You'll Remember Me de Abby Jimenez:
“There is nothing more beautiful than being a witness to someone's life. To know them inside and out and be with them through everything, share the same memories. Memories are everything, I want that.”
De Anne of Green Gables de L.M. Montgomery:
“Life is worth living as long as there's a laugh in it.”
De When the Tides Held the Moon de Venessa Vida Kelley:
“Salt water has healing properties. That is why our tears are made of it. Why should you hold them in?”

 

14. Livro mais pequeno e livro mais longo que leste em 2025? 


15. Livro que mais te chocou.
O Retrato de Rose Madder de Stephen King.

16. OTP (one true pairing - o verdadeiro emparelhamento) do ano. 
Benny e Río de When the Tides Held the Moon e Scarlett Vandermeer e Lukas Blomqvist de Deep End.

17. Relação não romântica preferida do ano.
A amizade entre o bando de inadaptados de Coney Island de When the Tides Held the Moon.

18. Livro preferido que leste em 2025 de um autor que já tinhas lido antes?  
The Ex-mas Breakup de Zoe York.

19. Melhor livro que leste em 2025 e que leste unicamente baseado na recomendação de alguém.
Não me lembro de nenhum que tenha sido recomendação...

20. Mais recente fraquinho literário de um livro que leste em 2025? 
Lukas Blomqvist de Deep End.

21. Melhor estreia de 2025 que leste?
Deep End de Ali Hazelwood, Say You'll Remember Me de Abby Jimenez, When the Tides Held the Moon de Venessa Vida Kelley e The Ex-mas Breakup de Zoe York.

22. Mundo/cenário mais vívido num livro que leste este ano?
O mundo de When the Tides Held the Moon.

23. Livro que foi mais divertido de ler?
Rebel Bride de Kate Meader.

24. Livro que te fez chorar ou quase chorar? 
Anne of Green Gables de L.M. Montgomery.

25. Tesouro escondido do ano?
Deep End de Ali Hazelwood.

26. Livro que te esmagou a alma?
Mais uma vez, tentei ler livros que me animassem e não que me esmagassem...

27. Livro mais único que leste em 2025?
Não consigo destacar nenhum.

28. Livro que te deixou mais louco (não significa necessariamente que não tenhas gostado)?
Não consigo destacar nenhum...




1. Um livro que não leste em 2025, mas que será a tua prioridade número um em 2026? 
A Criada de Freida McFadden.

2. Livros mais antecipados de 2026 (não estreias)? 
Shadow's Claim de Kresley Cole, To Tame a Countess de Annabel Joseph e Friday I'm in Love de Mari Carr.

3. Estreia de 2026 que mais antecipas? 
Afinal Father Material de Alexis Hall só vai sair em 2026. Mas também The Night We Met de Abby Jimenez.

4. Um último livro duma série ou uma sequela de 2025 que mais antecipas? 
Não me lembro de nenhum para destacar.

5. Uma coisa que esperas conseguir nas tuas leituras e actividade no blogue em 2026?
Volto a repetir a minha resposta: conseguir manter as opiniões em dia aqui no blogue. Em 2025 consegui publicar umas quantas, por isso, se conseguir igualar já fico contente...

6. Um lançamento de 2026 que já tenhas lido e recomendes a toda a gente.
Ainda não li nenhum.

sábado, 3 de janeiro de 2026

Os melhores de 2025


2025 foi um ano de excelentes leituras! Foram 14 os livros com classificação 5 que li no ano passado.


Estes foram os melhores livros que li em 2025 (pela ordem em que foram lidos): 

  1. The Counterfeit Scoundrel, de Lorraine Heath
  2. Red, White & Royal Blue, de Casey McQuiston
  3. The Cartographers, de Peng Shepherd
  4. Flawless, de Elsie Silver
  5. The Wedding Crasher, de Mia Sosa
  6. British Bedmate, de Penelope Ward e Vi Keeland
  7. Neverwhere - Na Terra do Nada, de Neil Gaiman
  8. Sugar Daddies, de Jade West
  9. Deep End, de Ali Hazelwood
  10. Say You'll Remember Me, de Abby Jimenez
  11. Anne of Green Gables, de L.M. Montgomery
  12. When the Tides Held the Moon, de Venessa Vida Kelley
  13. The Ex-mas Breakup, de Zoe York
  14. O Problema Final, de Arturo Pérez-Reverte



A maioria volta a ser feminina. Só dois livros são de autores masculinos e um é de autor não-binário. Volto a não ter nenhum autor português (até porque não li nenhum livro de autor português em 2025). Nenhum dos autores tem mais do que um livro na lista e não há repetentes do ano passado. Dez foram autores que nunca tinha lido.


E aqui fica o quadro do Pinterest dedicado aos livros que li em 2025:


sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Balanço das leituras de 2025


Este ano vou aproveitar o StoryGraph para me ajudar neste balanço. Em 2025 desafiei-me a ler 100 livros e acabei por ler 112. Correu mesmo muito bem, pelo que, em 2026 voltei a desafiar-me a ler 100 livros.



As publicações no blogue ganharam um bocadinho mais de ritmo, embora ainda me faltem publicar sete opiniões de livros lidos em 2022... Espero conseguir continuar a publicar opiniões, mesmo que seja devagarinho...



O desafio de ler mais livros de séries que já tenho começadas podia ter corrido melhor, mas não foi muito mau:
Séries terminadas - 3
Séries continuadas - 23
Séries começadas - 62

Voltei a começar muitas séries novas, mas, mais uma vez, não tenciono continuar a ler todas...


E agora, as estatísticas:
Número de livros lidos: 112
Número de releituras: 0
Número de desistências: 2
Total de páginas lidas: 19924
Média de páginas lidas por mês: 1660
Média de páginas lidas por dia: 55


Género do autor:
Masculino - 5
Feminino - 101
Não-binário - 1
Não conhecido - 5

Nacionalidade do autor:
Americana - 60
Canadiana - 12
Britânica - 5
Inglesa - 3
Irlandesa - 3
Australiana - 2
Nuyorican - 1
Não conhecida - 21

Autores mais lidos:
Fiona Davenport - 4 livros
Chloe Maine - 3 livros
Kaci Rose - 3 livros
Eve London - 3 livros
Kate Meader - 3 livros
Alyson Archer - 3 livros
Elle Kennedy, Kat Baxter, Kate Hunt, Kristin Lance e Hope Ford - 2 livros cada

Géneros lidos:
Romance - 101
Ficção - 3
Mistério - 2
Sobrenatural - 1
Erótica - 1
Policial - 1
Romantasy- 1
Fantasia - 1
Happy For Now - 1


Época da história:
Contemporâneo - 97
De época - 11
Futuro - 3
Sci-Fi - 1

Sensualidade da história:
Erótico - 51
Sensual - 47
Suave - 6
Doce - 2

Edição lida:
Original (inglês) - 106
Tradução (para português) - 6

Ano da edição:
2025 - 19
2024 - 19
2023 - 8
2022 - 17
2021 - 7
2020 - 6
2019 - 4
2018 - 8
2017 - 7
2016 - 6
2014 - 2
2013 - 2
2012 - 2
2011 - 1
2010 - 1
2008 - 1
2005 - 1

Século da edição original:
Séc. XIX - 0
Séc. XX - 3
Séc. XXI - 108

Editoras mais lidas:
Auto-publicado - 69
Read Me Romance - 14
Avon - 4
Asa - 2
Outras - 23

Origem dos livros:
Gratuito - 82
Comprei - 13
Recebido para review - 10
Biblioteca - 3

Formato:
Físico - 7
Ebook - 91
Audiobooks - 14


Catorze livros tiveram classificação 5 e setenta classificação 4. A média das classificações foi 3,8 e a moda, mais uma vez, foi 4. Quatro livros tiveram classificação 2.


Mais uma vez li mais livros que fazem parte de séries do que os que não fazem (92 para 20).


Li mais e-livros do que livros físicos (81% das minhas leituras foram e-livros), mas li menos audiolivros (13%).


Quanto ao número de livros da minha pilha TBR (To Be Read), foi 57, o que corresponde a 50% das minhas leituras.


51 autores lidos em 2025 foram estreias para mim.


Os enredos que mais li foram amigos a amantes, segunda hipótese, proximidade forçada, inimigos a amantes e amor à primeira vista.


No geral, 2025 foi um bom ano em termos de leituras, tanto em quantidade como em qualidade. E também foi um bom ano para o blogue, já que, comparando com os últimos anos, teve muito mais actividade...


quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

Balanço Mensal (Dezembro 2025)


Em Dezembro terminei dois livros, li treze e comecei dois que acabei por abandonar. Terminei Snow Help Me de Fiona Davenport e O Problema Final de Arturo Pérez-Reverte; li Her Christmas Soldier de Hope Ford, The Ex-mas Breakup de Zoe York (mais o epílogo bónus The Christmas Do Over), Saving Luke de Kaci Rose, Snowed Inn de Lucy Xane, Cabin Kisses de Hope Ford, The Mountain Man's Christmas Surprise de Lyssa J. Cole, Mistletoe Surprise de Kat Baxter, My Christmas Billionaire de Heidi Rice, Her Mountain Christmas de Alyson Archer, S.I.L.F. Santa I'd Like to F* de Lana Love e Milk de Alyson Archer; ouvi The One I Want for Christmas de Fiona Davenport e Piping Hot Cocoa de Laura John; e desisti de Snow Much Plowing de Alexa Riley e His Snow Angel de Tory Baker. 

O primeiro porque o suposto herói, ao encontrar a heroína pela primeira vez lhe propõe ajudá-la em troca de favores sexuais. Um verdadeiro príncipe... 

O segundo porque era tão aborrecido... Até as cenas de sexo eram aborrecidas...





Estas são as minhas estatísticas de leitura de Dezembro:



Em Dezembro comprei 8 livros:




E recebi este em troca duma opinião sincera:



Não publiquei tantas como gostaria, mas ainda assim publiquei 10 opiniões!









2025 Reading Challenge




Na verdade foram 112, mas o Goodreads não me deixa adicionar um... Ainda assim, superei o meu objectivo para este desafio!



E no último trimestre do ano houve novos desafios que davam direito a desbloquear novos marcadores de livros.

Mais uma vez desbloquei cinco marcadores, os três primeiros porque li 2, 3 e 5 livros e os dois últimos porque li livros que estavam nestas listas:


Desafio Serial Killer 2025





Li mais um livro do cartão, o que dá um total de 22 livros lidos.

  • Séries continuadas:
    • Stolen Warriors, de Ella Maven 
    • The Mountain Men of Fox Hollow, de Frankie Love e C.M. Seabrook 
    • Indiana Summers, de Lori Foster 
    • Talbott's Cove, de Kate Canterbary
    • SEAL of Protection: Legacy, de Susan Stoker 
    • Titans, de Sierra Cartwright 
    • Out of Uniform, de Elle Kennedy 
    • Ranchers Only, de Elle Christensen
    • Gridiron, de Jen Frederick
    • Temperance Falls: Experience Counts, de London Hale
    • Nikki Heat, de Richard Castle
    • Mac Reilly, de Elizabeth Adler 
    • Yeah Baby, de Fiona Davenport 
    • Indulgence, de Aleatha Romig 
    • Roadside Attraction, de Abby Knox 
    • The Greene Family, de Piper Rayne 
    • Broken & Ruthless e 50 Loving States, de Theodora Taylor 
    • The Seduction Series, de Daire St. Denis 
    • The Lowe Siblings, de Chloe Maine
    • Snowed Inn, de Fiona Davenport 
    • Oakside Military Heroes, de Kaci Rose
  • Séries terminadas:
    • Rookie Rebels, de Kate Meader 
    • Smythe-Smith Quartet, de Julia Quinn 
    • Sand Dollar Christmas, de Kat Baxter 


Goodreads recomenda 2025


Em Dezembro escolhi ler Cabin Kisses de Hope Ford porque era sugestão de três leituras diferentes. Foi uma boa aposta, é um bom romance natalício.



O balanço deste desafio é bastante positivo. Cumpri-o todos os meses e no mês respectivo. Seis foram leituras 5 estrelas, três foram 4 estrelas e três foram 3 estrelas. 

Estes foram os livros que li em 2025 para este desafio:





E estas são as minhas opções para Janeiro:




Bingo Profissão do Herói 2025



Não preenchi mais nenhuma casa, o que significa que fiquei com três casas por preencher...